(411)
Associações Estaduais
Apresentação
Contatos
» Notícias
 
Você está em:

Abras

Panetone produzido em supermercado pode custar 4 vezes menos que marcas industrializadas 14/11/2019 às 18h

Não importa a preferência, o panetone e o chocotone estão presentes em mais de 50% das casas durante as festas de fim de ano. O consumidor irá se deparar com mais lançamentos e as estimativas de venda são de aumento de 5%.  Diante da oferta ampliada a cada ano, o consumidor nota a diferença nos valores entre os produtos disponíveis. A APAS realizou um levantamento para comparar o valor das principais marcas comercializadas nos supermercados em relação à produção de panificadora própria e a diferença chegou a 75%.

 

Nos supermercados, os produtos líderes possuem o apelo de uma marca forte, embalagem diferenciada e promoção de vendas por meio de uso de prateleiras mais atraentes. Assim, os preços para panetones de 500g ficam, em média, R$28, podendo chegar a R$35.

 

Quando analisadas as marcas secundárias, o preço de um mesmo produto de 500 gramas custa cerca de R$17. Já na produção própria dos supermercados (ou terceirizados), os mesmos panetones e chocotones têm preços bem mais competitivos: entre R$7 e R$9.

 

Esses preços dos panetones e chocotones sofreram aumento quando comparados com o ano passado. Segundo pesquisa mensal da APAS, a projeção é que o produto fique até 5% mais caro quando comparado com 2018. “O principal motivo é a farinha de trigo, que é importada. Com o dólar estabilizado em R$ 4 desde agosto, o impacto será percebido nas gôndolas até as festas de fim de ano”, explica o economista da APAS, Thiago Berka.

 

Presente nas lojas desde o final de setembro, os preços dos panetones e chocotones podem subir até 13% em comparação a outubro.  O principal motivo do aumento de preço é justamente a alta procura nas duas últimas semanas do ano, período de maior demanda pelo produto. Curiosamente, a queda dos preços após as festas de final de ano faz o preço cair entre 30% e 40% para evitar o encalhe nas lojas. As vendas deste ano devem aumentar 5% nominalmente no varejo alimentar.

 

Comparação com lojas especializadas

Esses índices refletem a variedade de preços dentro dos supermercados, porém, se analisarmos lojas especializadas em chocolates e produções artesanais, a diferença é ainda maior. Nesses estabelecimentos, os preços ficam, em média, R$41, mas, algumas categorias podem atingir o valor de até R$112 reais.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apas 



 

Últimas

» Panetone produzido em supermercado pode custar 4 vezes menos que marcas industrializadas 14 de Novembro 2019, às 18h
» APAS recebe vice-cônsul da República Dominicana 12 de Novembro 2019, às 13h
» ASSERJ promove curso de Excelência em Atendimento baseado na Disney 11 de Novembro 2019, às 17h
» Novo Cupom Fiscal - Lei determina que comércio do Rio de Janeiro divulgue valores de descontos de forma individual 11 de Novembro 2019, às 17h
» Agas: Supermercados gaúchos projetam aumento de 9,5% nas vendas de Natal e Ano-Novo 06 de Novembro 2019, às 16h
» Número de empregos no setor de supermercados tem alta de 24% no Espírito Santo 06 de Novembro 2019, às 12h
» Supermercados devem contratar mais de 8 mil temporários para o fim do ano 04 de Novembro 2019, às 13h
» Supermercados: alimentos e bebidas devem ser os principais produtos da Black Friday 31 de Outubro 2019, às 12h
» Inova ACATS 2019 é nesta terça-feira, no Centrosul da Capital 28 de Outubro 2019, às 18h
» Supermercados do Rio reduzem em cerca de 42% a distribuição de sacolas plásticas 28 de Outubro 2019, às 15h

Ver mais »