APAS: Vendas nos supermercados voltam a crescer e têm forte alta em outubro

Leia em 2min 20s

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de mesmas lojas - que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses - apresentou aumento de 2,59% em outubro, comparado ao mesmo mês de 2017. Este resultado fez o acumulado do ano chegar a 2,38% de crescimento em relação ao ano passado.

 

"Em outubro foi definido o cenário eleitoral, o que elevou os índices de confiança dos consumidores e supermercadistas. Além disso, teve início o ciclo de contratações temporárias em diversos setores e um princípio de queda do desemprego. Todos esses fatores somados fizeram com que as vendas respondessem após resultados desfavoráveis desde junho", explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

 

 

O cenário para novembro e dezembro é de melhoria nas vendas, que serão alavancadas pelas compras de Natal; porém, como a base de comparação com o mesmo período de 2017 é bastante elevada, pode dificultar qualquer resultado mais surpreendente até o final de 2018.

 

"Por conta desta base alta de comparação para o fim do ano, o valor de 2,8% nas vendas para o ano de 2018, mínimo previsto pela APAS, deverá ser mais difícil de ser atingido", comentou Berka. Em 2017, as vendas encerraram o ano com alta de 2,08%.


Desempenho por Região

Por três meses consecutivos a região de Campinas está com evolução nas vendas e pela primeira vez em dois anos tem um desempenho melhor que o resto do Interior de SP. "A força econômica da região coloca qualquer melhoria no cenário macro do país com efeitos exponenciais no Estado", explicou o economista da APAS.

 

 

Informações Adicionais - Outros Deflatores e Faturamento Nominal

 

 

Nota Metodológica

O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo.

 

Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais