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Inflação nos supermercados sobe em dezembro e o acumulado 2018 fica acima da projeção da APAS 24/01/2019 às 10h

 

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista dos Supermercados (APAS) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), subiu 0,53% em dezembro, valor considerado dentro dos padrões históricos para o período. Porém, com este resultado, o acumulado do ano encerrou 2018 com inflação de 4,33%, ou seja, 0,33% acima das projeções da APAS, que eram de alta nos preços entre 3% e 4%.

 

“Os preços seriam bem mais comportados no ano, podendo ficar até próximo do piso projetado se não fossem três fatores que, pela intensidade ocorrida, prejudicaram uma série de produtos de peso no orçamento do consumidor paulista. Os fatores foram a greve dos caminhoneiros, os custos de energia elétrica e a alta do dólar”, explicou Thiago Berka, economista da APAS.

 

A greve dos caminhoneiros influenciou nos preços das aves (principalmente o frango), categoria esta que estava mantendo o índice geral no início do ano em um nível mais baixo. Já os custos de energia elétrica sofreram forte influência das bandeiras tarifárias, mais caras em vários momentos do ano, que encareceram os custos de produção da indústria.

 

Por último, a disparada do dólar, que saiu de R$ 3,30 para um pico de R$ 4,20, teve influência direta em produtos importados e nos que têm matéria-prima cotada em dólar, como categorias de higiene e beleza, produtos de limpeza, entre outras.


“A demanda por produtos, fator natural de inflação, não foi observada neste ano, pois, com os níveis de desemprego e de inadimplência ainda muito altos, e um PIB que será praticamente o mesmo de 2017 e que não recupera nem metade do que tínhamos em 2014, podemos confirmar que os consumidores compraram menos”, observou Berka.

   

Índice de Preços dos Supermercados (IPS/APAS)

Fonte: APAS/FIPE

 

Em dezembro, das 27 categorias analisadas 11 tiveram aumentos no preço. No mês anterior, os aumentos foram registrados em apenas nove categorias e que não tinham tanto impacto no dia a dia das famílias.

 

 

Fonte: APAS/FIPE 

 

Destaques de Dezembro

 

Para o mês, os preços de alguns produtos típicos das festas de final de ano surpreenderam, como o do bacalhau, que subiu apenas 0,09%; as frutas de época caíram 0,73%; o macarrão teve queda de 1,73%; a cerveja teve redução de 0,95%; e o espumante caiu 0,32%. “Podemos explicar estas quedas pela maior concorrência da indústria e pelo uso de promoções competitivas por parte dos supermercados”, avaliou Berka.

 

Já o peru, que vinha apresentando desempenho negativo no ano, teve alta de 10,68% no mês, e quem deixou para última hora e não aproveitou as promoções antecipadas dos supermercados acabou pagando mais caro.


 

 


Fonte: APAS/FIPE

  

Destaques de 2018

 

Dos fatores citados como causa da inflação acima da projetada, o dólar influenciou muito em diversos produtos de toda a cadeia. Um exemplo foi o trigo, que é importado e impactou nas massas e farinhas, que fecharam o ano com alta de 9,2%; biscoitos tiveram aumento de 4% e os panificados subiram 5%. Outro exemplo da influência do dólar são nos artigos de limpeza que, devido a conterem componentes químicos importados como matéria-prima, encerraram 2018 com inflação de 4,4%.

 

Outro fator que causou aumento nos preços foi a greve dos caminhoneiros, responsável pela morte de quase 70 milhões de aves por falta de insumos, o que fez a cadeia de abastamento da categoria ser prejudicada. O frango, que era opção no prato do brasileiro até maio, sofreu forte alta a partir de junho e encerrou o ano com alta de 9,33%.

 

O mesmo pode-se dizer do leite, ainda que este, além da greve, sofreu influência do dólar e do clima. Cerca de 600 milhões de litros de leite foram perdidos durante a greve. Aliado a isso, os insumos mais caros nos pastos e o clima atrasando a safra fizeram com que o leite subisse para uma inflação de 55% no meio do ano, o que resultou em alta de 8,97% nos preços ao final de 2018.

 

Os hortifrútis também impactaram no bolso do consumidor em 2018 e apresentaram inflação de 14,11%. Dentre os itens analisados nesta categoria, os legumes foram os recordistas de aumento com 30,5%; os tubérculos cresceram 20,93% e as frutas subiram 10,37%. Na contramão destes números estão os ovos, que fecharam o ano em queda de 3,52%. Com esse cenário ficou difícil para o consumidor não ter a percepção de preços maiores que no ano passado.

 

No caso dos legumes, o maior vilão do ano foi o tomate, que fechou com inflação recorde de 82%. “Para explicar os preços altos dois fatores foram cruciais: um grande problema na colheita de São Paulo devido às chuvas fortes e pouco espaçadas que atrasaram a maturação, além de pragas”, avaliou Berka.


 

 

Fonte: APAS/FIPE

 

Em relação às frutas, os maiores aumentos de produtos relevantes na composição orçamentária foram maçã (30%) e laranja (26%). No caso da maçã, a produção catarinense, maior do país, foi prejudicada com granizos na safra. Já a laranja foi afetada pelos problemas de produção na Flórida (EUA) e o dólar alto.

 

 

Os 10 produtos que apresentaram as maiores variações negativas

Fonte: APAS/FIPE

 

 

Os 10 produtos que apresentaram as maiores variações positivas

Fonte: APAS/FIPE

 

Nota Metodológica

O Índice de Preços dos Supermercados tem como objetivo acompanhar as variações relativas de preços praticados no setor supermercadista ao longo do tempo. O Índice de Preços dos Supermercados é composto por 225 itens pesquisados mensalmente em 6 categorias: i) Semielaborados (Carnes Bovinas, Carnes Suínas, Aves, Pescados, Leite, Cereais); ii) Industrializados (Derivados do Leite, Derivados da Carne, Panificados, Café, Achocolatado em Pó e Chás, Adoçantes, Doces, Biscoitos e Salgadinhos, Óleos, Massas, Farinha e Féculas, Condimentos e Sopa, Enlatados e Conservas, Alimentos prontos,); iii) Produto In Natura (Frutas, Legumes, Tubérculos, Ovos, Verduras); iv) Bebidas (Bebidas Alcoólicas, Bebidas Não Alcoólicas); v) Artigos de Limpeza; vi) Artigos de Higiene e Beleza. Assim, o IPS se apresenta como instrumento útil aos empresários do setor na tomada de decisões com relação a preços e custos dos mais diversos produtos. No que diz respeito à indústria, de maneira análoga, possibilita a tomada de decisão com relação a preços e custos dos produtos destinados aos supermercados. Ao mercado e aos consumidores é útil para a análise da variação de preços ao longo do tempo possibilitando o acompanhamento da evolução dos custos ao consumidor do setor supermercadista.

 

 

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.508 associados, que somam 3.363 lojas.

 

Fonte: Assessroia de Comunicação da APAS 

 

 

 

 



 

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