Supermercados Paranaenses possuem o menor índice de perdas do Brasil

Leia em 2min 40s

Durante reunião do Comitê de Prevenção de Perdas da Apras (Associação Paranaense de Supermercados), realizada no dia 23 de maio em parceria com a Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), o superintendente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Marcio Milan, fez uma apresentação sobre uma pesquisa que detectou que os supermercados do Paraná são os que têm o menor índice de perdas no Brasil. Com apenas 1,18% de perdas, os supermercadistas paranaenses continuam trabalhando para reduzir ainda mais este dado.

 

“Frequentemente, o nosso comitê reúne supermercadistas e varejistas de todo o estado para pensar em soluções que diminuam as perdas das nossas lojas e já avançamos bastante. Nesta reunião, tivemos recorde de participantes, com mais de 40 pessoas, e também queremos levar esta consciência da prevenção de perdas para outros segmentos, como postos de gasolina, farmácias, entre outros”, disse o coordenador do comitê, Éder Motin.

 

Para o superintendente da Abras, Marcio Milan, mais do que gerar economia e lucro para as empresas, a prevenção de perdas também deve ter um olhar voltado para a questão do desperdício. “É desperdiçado cerca de 28% pelos supermercados e isso traz um impacto social muito grande, pois poderia estar sendo utilizado para alimentar a população carente”.

 

Neste contexto e com esta necessidade de dar uma destinação correta aos alimentos, a diretora de segurança alimentar da Secretaria de Agricultura, Marcia Stolarski, destacou sobre a importância de desenvolver políticas que reduzam as perdas. “Fomos beneficiados com um recurso do Governo Federal para o desenvolvimento de um grande projeto que vai envolver todos os elos da cadeia do estado do Paraná. Queremos que todos se conscientizem e temos como meta reduzir em 50% o desperdício que temos hoje até 2030”.

 

Uma das soluções disponíveis, segundo ela, é criar uma rede de solidariedade ao destinar parte das perdas dos supermercados aos bancos de alimentos. “Assim, iremos beneficiar o meio ambiente por gerarmos menos lixo e as pessoas em estado de carência que receberão os alimentos”, afirma Marcia.

 

Muitos produtos sem valor comercial possuem valor nutricional, como é o caso das frutas e hortaliças que deixam de ser compradas por estarem levemente amassadas.

 

Além de falar sobre a importância do repasse aos Bancos de Alimentos, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de Curitiba, Luiz Damaso Gusi, falou sobre a necessidade de conscientizar a população sobre o consumo diário ideal de frutas e hortaliças, que deveria ser de 400g, segundo a Organização Mundial da Saúde. “Hoje, o consumo diário gira entre 140 e 170g e o que perdemos no país em frutas e hortaliças poderia alimentar 2,8 milhões de pessoas. Se conseguirmos criar uma estratégia, vamos melhorar a saúde do consumidor, diminuir o uso de recursos públicos e privados e conseguiremos diminuir esta vergonha de jogar no lixo um terço do que é produzido”.

 

Motin destaca que outro ponto fundamental é que diminuindo os custos com as perdas, os empresários poderão repassar a economia gerada em melhores preços e novas contratações.

 

Fonte: Bem Paraná

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais