(411)
Associações Estaduais
Apresentação
Contatos
» Notícias
 
Você está em:

Abras

Consumidor anseia por novos serviços nos supermercados, diz pesquisa 14/06/2019 às 11h

Os supermercados de São Paulo precisam entender que hoje vivemos em um mundo onde o hábito de consumo precisa estar acompanhado de experiências positivas no ponto de venda. Este é o resultado da pesquisa “Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019”, feita pela APAS (Associação Paulista de Supermercado) em parceria com o Ibope Inteligência.

 

Isto significa que o período onde o preço era determinante para o sucesso da operação ficou para trás. De acordo com a pesquisa, hoje, a qualidade e o sortimento de itens de uma loja representam 69% dos principais pontos explorados pelo consumidor. Além disso, a localização dos supermercados é outro fator determinante para a escolha da loja na hora da compra.

 

Por outro lado, para 50% dos entrevistados os supermercados de vizinhança ainda continuam sendo os principais canais para as compras emergenciais, contra supermercados e hipermercados, que ficaram com 36%. Já para os consumidores que fazem compras do mês, 58% preferem os supermercados.

 

Desse total, 78% consideram preço, 76% optam por causa da qualidade e variedade de produtos e 52% disseram que preferem os supermercados para fazer compras de mês por conta da sua localização.

 

E-commerce supermercadista

 

Segundo o estudo da APAS, os supermercados já perceberam a importância das vendas pela internet e hoje percebe a expansão desse mercado com a procura cada vez maior dos consumidores pelas plataformas digitais das empresas do varejo. De acordo com a pesquisa, 15% dos brasileiros já fazem compras em sites de supermercados, principalmente pessoas da classe A, que chega a 19%.

 

Os itens mais comercializados pelas plataformas de e-commerce são produtos de higiene pessoal e beleza, com 57%, seguido por objetos de decoração e utilidades, com 50%. Na sequência aparece também materiais de limpeza como outro item comum nas cestas e carrinhos de compras virtuais, presente em 46% deles.

 

Além de usar os sites das redes para fazer compras, os consumidores que responderam a pesquisa também disseram usar a internet para comparar os preços dos produtos (57%), enquanto 49% sempre encontra o que procura nas plataformas online. Em contrapartida, 57% dos participantes não compram pela internet porque preferem ver e escolher os produtos pessoalmente.

 

Outro fator que desestimula 51% dos entrevistados a comprar pela internet é o valor cobrado pelo frete. Outros 45% disseram que a desconfiança é outro fator decisivo para não fazerem compras online.

 

Futuro do PDV

 

A pesquisa da APAS ainda revela que 39% dos consumidores preferem o serviço de autoatendimento nas lojas e 21% querem pagar suas compras com o celular ou outros meios. Para 18%, outra opção levada em consideração é a opção de comprar pela internet e retirar na loja.

 

Das inovações implementadas nos supermercados, 35% dos supermercadistas optaram por novos sistemas de caixas e estoques, além de redes sociais, vendas online, autoatendimento e aplicativos de celular, este último adotado por 7% dos entrevistados.

 

Fonte: Paraíba Total



 

Últimas

» Super Feira Acaps Panshow acontece de 17 a 19/9 no Espírito Santo 17 de Setembro 2019, às 10h
» Feira traz oportunidade de crédito para supermercados 16 de Setembro 2019, às 15h
» SuperAgos será realizada no Centro de Convenções de Goiânia 16 de Setembro 2019, às 15h
» Associação de Supermercados do Estado Rio oferece cursos de qualificação para profissionais do mercado 13 de Setembro 2019, às 15h
» Abertura da Superamas recebe empresários e políticos no MS 12 de Setembro 2019, às 11h
» Superagos foi lançada nesta terça-feira em Goiânia 10 de Setembro 2019, às 16h
» Conecta Varejo bate recorde de público com mais de 5 mil pessoas 10 de Setembro 2019, às 15h
» 29ª edição da SUPERAMAS começa amanhã em Campo Grande 10 de Setembro 2019, às 09h
» SuperAgos 2019 espera movimentar R$ 50 milhões em negócios 09 de Setembro 2019, às 11h
» Varejo Alimentar paulista lidera contratações do segmento em julho 06 de Setembro 2019, às 12h

Ver mais »