Conecta Varejo bate recorde de público com mais de 5 mil pessoas

Leia em 6min 50s

  

Fábio Queiróz e Flávio Bolsonaro


Na última quarta e quinta-feira, 4 e 5 de setembro, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) realizou mais uma edição do primeiro evento de tecnologia para o varejo no Rio de Janeiro: o Conecta Varejo 2019. O evento reuniu, no Vivo Rio, as principais tendências em tecnologia não só para o setor supermercadista, mas também para os segmentos de food service, farmácias, shoppings e moda, além de soluções elaboradas exclusivamente por startups.

 

Entre as inovações apresentadas se destacaram um robô humanoide, que realiza o primeiro atendimento aos clientes em um estabelecimento; uma impressora 3D de alimentos que permite imprimir diferentes tipos de comida em diversos formatos; além de canudos comestíveis biodegradáveis disponíveis em vários sabores.

 

Divididos em 3 palcos, palestrantes renomados deixaram sua marca na mente de cada visitante, como Simone Sancho, Digital Marketing & CRM Executive Latam da Sephora; Gustavo Coelho, especialista em Adwords para empresários; Edmour Saiani, mente visionária por trás da Ponto de Referência; Ruy Shiozawa, presidente do Great Place to Work; Carlos Camargo, CEO da Brasil Telemedicina; Pedro Salomão fundador & CEO da Radio Ibiza Sensorial; entre outros nomes.

 

O presidente da ASSERJ e idealizador do evento, Fábio Queiróz, faz um balanço do Conecta Varejo 2019: "Foi um sucesso de público e de conteúdo. Tivemos muito esse cuidado na hora da curadoria dos palestrantes para que o todo conteúdo agregasse ao negócio do visitante. Que os varejistas ficassem ansiosos para voltar às suas empresas a fim de executar o que vivenciaram aqui", comenta.

 

De acordo com ele, o varejo está em constante mudança, e é importante ter contato com a transformação digital primeiro e depois com as inovações. "É preciso desmistificar que a tecnologia é cara. Nesse evento colocamos o visitante em contato com tecnologias como aplicativos gratuitos, que antes não se podia imaginar que seria possível", afirma Queiróz.

 

O Conecta Varejo 2019 também ofereceu condições especiais de financiamento para a implementação das tecnologias, com a AgeRio (Agência Estadual de Fomento). "Colocamos no mesmo local e na mesma hora os compradores, que são os visitantes, os vendedores, que são os expositores, e o dinheiro, pois tivemos uma agência do Estado que faz o financiamento na hora", conta o presidente.

O senador Flávio Bolsonaro prestigiou do Conecta Varejo 2019.


Conteúdo

 

O jornalista e escritor Pedro Doria estreou no palco principal e falou sobre "O impacto da transformação digital", a partir de 10 insights diferentes sobre o futuro. Ele traçou um panorama histórico de como o surgimento de tecnologias transforma toda a sociedade, como ocorreu na Revolução Industrial. "Estamos no meio de uma revolução. Pesquisas apontam que as formas de trabalho e muitas profissões já deixaram de existir ou estão em extinção. Com o 5G e a Internet das Coisas (IoT), o mundo físico e o virtual estão totalmente integrados", disse o palestrante, que "não tem ideia" do que vai acontecer no futuro, mas garante que é preciso estar preparado. "O mundo vai mudar muito, e muito rápido, nos próximos 30 anos", enfatizou Pedro.

 

Edmour Saiani, é a mente visionária por trás da Ponto de Referência, única empresa brasileira especializada na construção da cultura de servir e implantar atendimento como estratégia de marca. Em sua palestra, ele ressalta a importância do evento para o Rio. "É o momento mais importante para fazer eventos que conversam sobre como construir o futuro. Em um momento onde o Brasil está ‘estático' é uma iniciativa muito boa da ASSERJ. O Rio de Janeiro precisa disso!"

 

Bruno Camargo é Head de Transformação Digital na XP Investimentos e trouxe, para o Conecta, insights sobre a agilidade nos negócios. "A transformação sempre existiu, a diferença é que ela acontece cada vez mais rápido", ressaltou. O especialista reforça que desde que o mundo é mundo passamos por transformações, e fez um panorama sobre a evolução do setor varejista, destacando os novos players do mercado, como os bancos digitais, com novas soluções para clientes e estruturas mais enxutas.

 

João Giaccomassi, gerente de Produto da Consinco, líder no fornecimento de sistemas de gestão corporativa para as maiores empresas de atacado e varejo alimentar no Brasil, debateu a jornada do consumidor versus a jornada do produto. "A discussão sobre a importância da jornada do consumidor e da jornada do produto é muito relevante. As empresas precisam ficar atentas para adotar práticas eficientes para sincronizá-las. As marcas investem em tecnologias para melhorar a experiência do consumidor, como oferecer ofertas personalizadas, mas pouco adianta se o cliente for na gôndola e não encontrar o produto", explica Giaccomassi.

 

Simone Sancho, Digital Marketing & CRM Executive Latam da Sephora, é responsável pela estratégia de negócios digitais e vendas de comércio eletrônico da Sephora. Ela trouxe para o Conecta novos conceitos sobre os micro e nano influenciadores digitais, o perfil do consumidor brasileiro e ferramentas para uma estratégia online eficaz. "Trabalhar o cliente consiste num raciocínio totalmente digital, em mídias de performance a expansão de investimento está ligada a demanda existente", afirma.

 

O CEO da HRM Logística Consultora & Treinamento, Hélio Meirim, abriu o palco do Fashion Stage, no segundo dia do Conecta, e falou sobre como a revolução tecnológica está transformando os modelos de negócios. Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, com MBA em Marketing, Logística, Análise de Sistemas e Docência Superior, ele disse que tem o propósito de disseminar a logística, e que vivemos um momento histórico com a quarta revolução: a tecnológica. "Não vivemos uma era de mudanças, mas uma mudança de era. Nos negócios precisamos ser únicos e com a ousadia de pensar em coisas reais e impossíveis. Esse pensamento é o que nos leva, realmente, para criar coisas e ideias inovadoras", explicou Hélio.

 

O Presidente e Fundador da Praxis Business, Adir Ribeiro, com 25 anos de mercado e especialista em Gestão Estratégica do Franchising, falou ao público sobre os desafios das franquias no Brasil no Fashion Stage, durante o segundo dia do Conecta. "Não são os startups que estão mudando a forma de consumo, mas sim os consumidores que mudaram a forma de venda. Nós vivemos na "geração microondas" que quer tudo para hoje e agora", falou.

 

Empresário Pedro Salomão fechou a programação da 2ª edição do Conecta 2019 falando sobre liderança, sucesso, felicidade e propósito. Segundo ele, no mundo de hoje todo mundo tem protagonismo na sua própria vida. "Hoje todos nós somos líderes e liderados o tempo inteiro e o primeiro passo para a liderança é a confiança", declara. Salomão emocionou os visitantes ao falar da importância de atitudes diárias e simples, como agradecer, conversar, admirar e humanizar as relações humanas: "Nós esquecemos que podemos mudar a vida de uma pessoa de forma proposital com um sorriso". O fundador & CEO da Radio Ibiza Sensorial define amor como a capacidade de fazer algo por alguém sem exigir algo em troca.

 

ASSERJ

 

Criada em 1969, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro tem como objetivo unir, servir e representar o segmento supermercadista nos cenários político, econômico e social, promovendo a interação entre os players e o desenvolvimento da qualidade da gestão. Hoje comandada pelo executivo Fabio Queiroz, eleito presidente em 2015, a ASSERJ representa os interesses de quase 400 grupos supermercadistas do Estado do Rio de Janeiro e oferece a seus associados diversos benefícios, como cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica. Mais informações em www.asserj.com.br 


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASSERJ

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais