PR - Supermercados apostam em alta nas festas

Leia em 3min 20s

Os comerciantes de Curitiba, no Paraná, estão otimistas com as vendas para o Natal deste ano, que devem ter alta superior aos 6% registrados em 2018, segundo previsão da Associação Paranaense de Supermercados (Apras). De acordo com pesquisa realizada em novembro pelo Datacenso, parceiro da Associação, os varejistas da capital esperam alavancar as vendas em aproximadamente 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Este otimismo pode ser explicado por um conjunto de fatores, como a redução da inflação, a queda da taxa de desemprego, a liberação de saques do FGTS, e o recebimento do décimo terceiro salário, além da proximidade com as festas de fim de ano, que naturalmente aquecem as vendas no fim de ano.

 

Para o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, esses pontos demonstram que o setor supermercadista finalmente está recuperando a confiança para realizar investimentos. "As vendas neste final de ano já devem sinalizar o ano que teremos em 2020. Caso as nossas expectativas de crescimento sejam atingidas, iniciaremos o ano com mais otimismo e prontos para realizar novos investimentos, o que vai gerar mais emprego e renda, e ajudar o país a se recuperar economicamente", afirma.

 

A expectativa é tanta que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) do Paraná registrou o melhor resultado para o mês de outubro desde 2011, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). A variação mensal foi positiva em 0,8%, mas o destaque ocorre em relação a outubro do ano passado, com elevação de 17,5%.

Apesar da leve redução nas condições atuais do empresário do comércio (-0,3%) em relação a setembro, a avaliação do empresariado sobre a economia, setor comercial e situação atual da empresa é 37,3% superior à verificada em outubro de 2018.

 

Como pode se observar, os comerciantes entrevistados - de maneira geral - defendem que a economia em 2019 apresentou resultados melhores que no ano anterior, e acreditam que 2020 será ainda melhor, visto que os indicadores recentes da atividade econômica evidenciam, mesmo que de forma lenta, o início da recuperação da economia brasileira.

As expectativas do empresário do Comércio aumentaram 1,5% na variação mensal e 13,03% na variação anual. Já as intenções de Investimentos do empresários cresceram 0,7% de setembro para outubro e 10,1% em relação ao mesmo mês do ano passado.

 

"O Grupo Datacenso traz pesquisas que comprovam o ânimo por parte do empresariado, que está alinhado com o novo momento econômico do país para 2020, e que agora está mais disposto a investir no país. Novos investimentos em produtos, serviços, tecnologias de que a economia está melhorando e que as famílias estão mais entusias, inovações e ações que valorizem e promovam o ser humano será o desafio para o próximo ano. É necessário unir e cooperar para construir uma marca e negócios mais sustentáveis a partir de agora", destaca o CEO do Instituto Datacenso, Claudio Shimoyama.


E os consumidores?

 

De acordo com o estudo, os consumidores curitibanos também estão animados. Na hora de ir às compras, pretendem gastar em média R$ 107,00 por presente, ou seja, 15% a mais que em 2018.


Segundo a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do mês de novembro, os paranaenses estão retomando o ritmo de consumo, onde houve avanço de 2,6% em relação ao mês de outubro e cresceu 8,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior. "Esse foi o melhor mês de novembro dos últimos cinco anos e reforça a ideia de que a economia está melhorando e que as famílias estão mais entusiasmadas com as compras", afirma Shimoyama.

 

 

Fonte: SuperVarejo

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais