(241)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
» Palavra do Presidente
Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

A prevenção é a melhor opção!


Durante todo o ano, os empresários de supermercados buscam soluções para melhorar o desempenho dos seus negócios. E evitar as perdas é um dos principais objetivos para quem almeja maior lucratividade, mas é também um grande desafio devido à complexidade que envolve a área. A Abras, com o trabalho do Comitê de Prevenção Perdas e Desperdício de Alimentos, procura, mensalmente, por meio do compartilhamento de experiências práticas, reunir o maior número de informações possíveis na tentativa de elaborar estratégias eficazes de prevenção. 


Além disso, o Comitê atua na disseminação da importância da cultura de prevenção de perdas na empresa. Nosso trabalho tem dado certo. No ano passado, o índice de perdas no autosserviço chegou a 1,82%, uma redução de 0,28 ponto percentual na comparação com o ano anterior, que registrou 2,10%. Em números absolutos as perdas somaram R$ 6,4 bilhões ante R$ 7,1 bilhões registrados em 2017, de acordo com a 18ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, que estará nas páginas desta edição de SuperHiper.


A avaliação, realizada pelo nosso Departamento de Economia e Pesquisa, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (Fia/Provar), mostrou, também, que o número de participantes que adotaram a área de prevenção de perdas em 2017 cresceu 8% na comparação com o ano anterior. Um resultado que nos alegra muito, e mostra que, apesar de ainda termos inúmeros desafios pela frente, já estamos no caminho certo.


Independentemente da concorrência entre as redes, os problemas são os mesmos, e as reuniões do nosso Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos vão além de simples discussões, nos possibilitam uma solução conjunta para um problema que prejudica tanto a competitividade do setor.


A área de prevenção de perdas precisa estar engajada com todos os departamentos da empresa. Só assim, será mais fácil identificar o problema, e conhecer as vulnerabilidades das redes supermercadistas. O empreendedor que considera a prevenção de perdas como um departamento estratégico terá melhores resultados e maiores ganhos em sua empresa.


Não há evolução sem conhecimento. E é para isso que nós da Abras trabalhamos constantemente. Queremos proporcionar aos empresários de supermercados informações precisas, que os ajudem na reestruturação de suas operações e na melhor rentabilidade de seus negócios.

  

 

Atualizado em Setembro de 2018