(241)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
» Palavra do Presidente
Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

Uma grande festa

   

A Associação Brasileira de Supermercados completou, no dia 11 de novembro, 51 anos. Essa comemoração marca uma trajetória de sucesso conquistada com muita luta e perseverança dos empresários supermercadistas para transformar nosso setor em um dos mais respeitados e pujantes da economia brasileira. Desde o surgimento dos primeiros supermercados no Brasil, em 1953, temos buscado aprimorar nossas estruturas e trazer melhores experiências aos clientes. A fundação da Abras foi, sem dúvida, a principal responsável pela evolução e desenvolvimento do autosserviço brasileiro, que, por meio de suas 27 associações estaduais, qualifica, capacita e atualiza, anualmente, os supermercadistas com feiras, convenção, cursos e workshops.


Para chegar aonde chegamos tivemos que passar por muitos obstáculos: fortes recessões, inflações altíssimas, que nos faziam precificar todos os dias nossos produtos, tributações e burocracias desnecessárias que, muitas vezes, nos impediram de ampliarmos nossos empreendimentos. Sem falar nas mudanças demográficas e de comportamento de consumo que têm nos trazido grandes desafios na adequação dos nossos modelos de negócios.


Hoje, somos um grande time, com cerca de 90 mil lojas, com um faturamento de mais de R$ 356 bilhões e responsáveis por 90% de todo alimento comercializado no País. Estamos, praticamente, em todos os municípios brasileiros e nos tornamos um dos pilares econômicos, com a geração de quase 2 milhões de empregos diretos e 5 milhões indiretos. 


Podemos olhar para trás e dizer que vencemos. Sim, vencemos a luta para nos tornarmos um setor forte e representativo em todos os âmbitos: municipal, estadual e nacional. A maior prova disso foi o “suado” reconhecimento da atividade  supermercadista como essencial da economia, conquistada em agosto de 2017, por meio de decreto presidencial. Uma vitória esperada por 20 anos. Somos essenciais. Podemos e devemos festejar!


Nosso setor, assim como muitos outros, está passando pela maior revolução tecnológica dos últimos tempos. A era disruptiva chegou com tudo, e tem nos forçado a nos reinventarmos não apenas na estrutura dos negócios, mas também a nossa mentalidade. Que neste aniversário possamos analisar o que passou com sabedoria e sem apegos que nos impeçam de projetar o futuro e nos prepararmos para o novo.


Novembro também marca o Dia Nacional do Supermercado, comemorado no dia 12. Parabéns a todos os supermercadistas do Brasil, guerreiros e grandes geradores de oportunidades.


É mês de festa, uma grande festa! E o convidado especial é você e cada um que nos ajudou e nos ajuda a nos tornarmos melhores!


 

Atualizado em Novembro de 2019