Sial 2012 aponta novos conceitos para o mundo alimentar

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*Por Marlucy Lukianocenko

  De Paris, França



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O evento Sial 2012 - Salão Internacional da Alimetção-, em Paris, Franca, que teve início ontem (21/10) e acontece até 25 de outubro, tem como principal característica apresentar as tendências de consumo no segmento alimentar. Neste ano, a área de inovação, que destaca o comportamento dos consumidores ditando as regras para o futuro, mostra um consumidor ainda mais consciente, consigo e com o mundo.


O primeiro conceito verificado é o hedonismo, a busca por pequenos prazeres diários, com ênfase para as refeições, seguido da questão holística, na qual as pessoas buscam equilíbrio entre o que é bom para si e o que é bom para todos e por fim, a responsabilidade - onde os consumidores estão preocupados com a saúde pública, com as questões de obesidade, entre muitas outras.


Dentro deste contexto, a confiabilidade que sempre esteve presente, hoje torna-se mais do que necessária nas exigências desse novo consumidor, ele busca cada vez mais entendimento sobre a origem dos produtos, quer dados de rastreabilidade e de processos de manufaturas. O que tem sido denominado no Sial de fenômeno Confiança 100%.




Reação a crise


Das últimas duas edições do Sial Paris, que acontece a cada dois anos, esta tem sido uma das mais positivas. Desde ontem (21/10) quando abriu suas portas, os corredores estão lotados e a diretora-geral, Valerie Lobry, considera que esta e uma reação do setor alimentar mundial a crise.


Neste ano, são esperados até 25 de outubro, cerca de 140 mil pessoas de 100 países, para visitar os 5,9 mil expositores. Do Brasil, estão participando 82 empresas coordenadas pela Agência Nacional de promoção a exportação Apex-Brasil. Como todos os anos, elas estão distribuídas pelos pavilhões e destacam-se os segmentos de carne, cereais, guloseimas, condimentos, etc., que ocupam área de 1,6 mil metros quadrados. A Apex tem ressaltado durante o Sial 2012, os investimentos que a indústria brasileira fez no ano passado em torno de 6 bilhões de euros para ampliar sua competitividade no mercado externo.



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*Marlucy Lukianocenko é editora da revista SuperHiper, publicação da Abras.

 


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