Kantar: Brasileiros diminuem consumo de açúcar refinado, carne vermelha e refrigerante

Leia em 2min 10s

Seguindo a tendência mundial por uma rotina mais saudável, o brasileiro está mudando seus hábitos alimentares dentro de casa. De acordo com dados levantados pela Kantar Worldpanel, 27% dos lares declaram ter feito mudanças na alimentação, aumentando o consumo de frutas, sucos naturais e diminuindo o consumo de carne vermelha, açúcar e refrigerante, por exemplo.

 

Em linha com essa tendência o estudo revela que 389 mil domicílios deixaram de comprar açúcar refinado no ano passado. Presente em 51,8% dos lares, o produto teve queda de 0,4% em volume e 19% em valor na comparação com 2017. Por outro lado, a versão demerara, menos refinada e sem aditivo químico, saltou de 6,9% para 10,6% de penetração no mesmo período, ou seja, ganhou mais de 2 milhões de domicílios compradores em 2018. Volume e valor também se destacaram positivamente, com alta de, respectivamente, 50,4% e 44,8%.

 

Ainda com forte presença no país, as carnes também foram impactadas pelos novos comportamentos dos consumidores. Todas – bovina, frango e suína – apresentaram queda de volume em 2018 na comparação com o ano anterior. No entanto, dos lares que declaram ter feito mudanças nos hábitos alimentares, 50% deles dizem ter diminuído o consumo das carnes vermelhas.

 

 

Entrando na casa de 97% da população, os refrigerantes também viram o número de compradores cair de 2017 para 2018: 222 mil domicílios deixaram de colocar a bebida na despensa. O mesmo ocorreu com o leite UHT, que perdeu 611 mil lares no período. Por outro lado, produtos zero lactose começam a ganhar força. De acordo com a pesquisa, 20% das famílias já compraram algum produto zero lactose. A categoria de leites sem lactose, por exemplo, cresceu 7,9% em volume e 12,6% em valor.

 

“Já faz algum tempo que a saudabilidade tem sido um fator importante na hora das compras não só no Brasil, mas em todo o mundo. Agora, o movimento ganha mais força. A entrada de produtos como o açúcar demerara e zero lactose na lista de compras revela um consumidor mais atento e alinhado
às preocupações globais com a saúde”, afirma Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar Worldpanel.

 

Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3,5 mil funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel

 

 


Veja também

Nielsen: mulheres são responsáveis pelas compras em 96% dos lares

Levantamento do painel de domicílios da Nielsen, empresa global de análise de consumo, explorou o comporta...

Veja mais
Venda de peixe e ovos de Páscoa aquecem comércio

  O Mercado do Peixe, no bairro Recanto das Palmeiras, registrou movimentação intensa de consumidore...

Veja mais
Diversificar consumo pode favorecer produção de feijão

As gôndolas dos supermercados e os índices de preços não deixam tirar outra conclusão:...

Veja mais
Importações de lácteos cresceram no primeiro bimestre de 2019

O ano começou com as importações em alta, acompanhando o movimento observado no segundo semestre de...

Veja mais
Diversificar consumo pode favorecer produção de feijão

As gôndolas dos supermercados e os índices de preços não deixam tirar outra conclusão:...

Veja mais
Feijão, tomate e batata encarecem a cesta básica de fevereiro

A cesta básica está 13,4% mais cara em fevereiro em comparação com o mês anterior. Fei...

Veja mais
Leite: Preço sobe mais de 10% em fev/19 e atinge recorde para o mês

O preço do leite ao produtor se elevou expressivos 10,2% de janeiro para fevereiro. Segundo pesquisas do Cepea (C...

Veja mais
Tereza Cristina diz que meta é destinar R$ 1 bilhão ao seguro-rural na safra 2019/2020

Em depoimento nesta quarta-feira (27) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, a ministra T...

Veja mais
Após retração, consumo de chocolate na Páscoa cresce entre os brasileiros

Após retração em 2017, a Páscoa do ano passado trouxe novas oportunidades ao mercado. O cons...

Veja mais