Sorvete ganha 2 milhões de novos lares nos últimos 12 meses no Brasil

Leia em 2min 40s

O sorvete é uma das sobremesas mais populares do mundo e, por isso, tem até seu próprio dia. A data de 23 de setembro foi eleita como Dia do Sorvete e, no Brasil, há motivo para comemorar já que o doce tem crescido na preferência dos consumidores. Entre agosto de 2018 e o mesmo mês deste ano, o sorvete conquistou 4,2 pontos de penetração, o que significa que a categoria ganhou espaço no freezer de 2 milhões de novos lares no País, aponta levantamento da multinacional de painéis de consumo Kantar. No mesmo período, o consumo dentro dos lares registrou 12,9% de aumento em volume e 7% de crescimento em valor.

 

Com tantas opções de sabores e formatos, a embalagem de 1,5L é a que mais se destaca e teve uma performance ainda mais positiva do que a média: ganhou penetração em 3,8 milhões de novas famílias no período. Entre os sabores, o brasileiro é um consumidor tradicional e o napolitano é o preferido. A combinação de chocolate, creme e morango é a escolha de 27,9% dos lares. Em seguida, o ranking fica completo com flocos, creme e chocolate, nesta ordem.

 

Entre os shoppers nacionais, a sobremesa tem espaço em 53% das famílias com mais de 3 pessoas, é comprada por 40% dos consumidores com mais de 50 anos e está presente no carrinho de 87% das classes ABC. A região Grande Rio de Janeiro é que mais compra sorvete para consumo dentro do lar (63,6% de penetração), seguida pela Grande São Paulo (62,1%) e região Sul (54,8%). Na hora de encher o carrinho, os supermercados de rede e atacarejos foram os canais de destaques e registraram crescimento positivo no período.

 

Como era de se esperar, dezembro e janeiro, meses de férias e verão, são as épocas de maior consumo. E, mesmo nestes períodos, 2019 teve destaque favorável em relação aos anos anteriores.
De acordo com o levantamento da Kantar, o sorvete foi eleito principalmente para consumo no jantar e após o jantar entre os paulistanos, que consomem sorvete semanalmente e, em média, 2 vezes por semana.

 

Quanto ao valor, o ticket médio gasto pelos brasileiros com o doce para consumo doméstico é de R$ 8,35. Enquanto o preço médio gasto com sorvete fora de casa é de R$ 21,17.

"Sorvete é uma categoria que se destaca por entregar praticidade e indulgência para o consumidor, duas tendências que vem se destacando nos nossos últimos estudos. Prazer, sabor e conveniência são os principais atributos que o consumidor enxerga na categoria". analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

 

Considerando a performance fora do lar, os brasileiros consumiram sorvete, em média, cinco vezes nos últimos 12 meses. Destaque para o picolé, que foi eleito em três oportunidades no mesmo período. A classe C é que a mais consome nestas ocasiões, com mulheres representando 60% do consumo. São Paulo é a região que mais compra o doce fora do lar, mas o Nordeste se destaca com o maior crescimento em 2019.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar

 


Veja também

Anvisa propõe novo modelo para rótulos de alimentos

Os rótulos dos produtos nem sempre deixam claro àquilo que está dentro da embalagem. Pensando nisso...

Veja mais
Capacitação é importante para apoiar os produtores de hortifrúti

O setor de hortifrúti está passando por uma profunda transformação que vai mudar a rotina do...

Veja mais
Novo comportamento do consumidor e seu impacto nos negócios, segundo Eduardo Schuler

Você já deve ter ouvido falar que o comportamento do consumidor moderno mudou. Com esse novo hábito ...

Veja mais
Produto orgânico é preferido por 45% dos clientes

A crescente demanda por produtor naturais e orgânicos começa a refletir também nas gôndolas do...

Veja mais
Anvisa aprova novo alerta sobre sódio e açúcar em rótulos de produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) aprovou nesta quinta texto com novas normas que...

Veja mais
1 em cada 5 brasileiros consome algum produto orgânico, segundo pesquisa

O Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) lança Pesquisa Cons...

Veja mais
Brasileiros preferem adquirir produtos naturais e orgânicos

Segundo o levantamento da Kantar “Who Cares, Who Does”, o consumidor tem se preocupado com seu bem-estar. Ao...

Veja mais
Kantar: Metade dos e-shoppers brasileiros nunca fez compras de supermercado online

Apesar do crescimento do comércio eletrônico no Brasil, muitos consumidores ainda não se sentem conf...

Veja mais
1 em cada 5 brasileiros já comprou um produto orgânico, diz estudo

A produção e o mercado de produtos orgânicos já ultrapassaram as fronteiras das plantaç...

Veja mais