Mercado de cervejarias artesanais promete dobrar de tamanho em 5 anos

Leia em 3min 20s

Premiada mundo afora, a cerveja brasileira está conquistando cada vez mais os consumidores. Com este mercado em ebulição, diversas franquias e unidades de marcas próprias de cervejarias artesanais estão surgindo e apresentando ganhos.

 

Criado em 2004 com o intuito de fornecer informações sobre as especificidades das cervejas, o portal Mestre-Cervejeiro.com cresceu e resolveu abrir seu primeiro ponto de venda fixo em 2009. A aposta foi certeira, e desde 2012 a empresa segue um plano de expansão agressivo pelo modelo de franquias. Atualmente, a marca detém 60 operações espalhadas por mais de 40 cidades no País.

 

"Hoje, o Brasil é o terceiro [maior] mercado de cerveja no mundo. O segmento artesanal no Brasil representa 1,5%. [Mas] a estimativa é que chegue a 3% em cinco anos. A mesma coisa vale para as cervejarias. O crescimento está muito acelerado. Hoje, nós temos 400 lojas de cervejarias no País, e a expectativa é que em cinco anos esse número dobre, chegando a 800 unidades", afirma o diretor do Mestre-Cervejeiro.com, Daniel Wolff.

 

Com objetivo de terminar 2017 com 100 operações no Brasil, a rede já apresenta ganhos significativos. No último ano, o Mestre-Cervejeiro.com alcançou um faturamento de R$ 18 milhões, alta de 206% em comparação com 2015. A projeção para este ano é seguir o ritmo e elevar o faturamento para R$ 41 milhões, alcançando um novo avanço de 127%.

 

Para promover uma experiência única ao cliente, as cervejarias apostam em opções exclusivas para se diferenciar em um mercado competitivo. "Hoje, nós temos três cervejas próprias e a nossa intenção é lançar um novo rótulo a cada três meses", diz Wolff.

 

Novo conceito

 

Medalha de ouro na principal competição entre cervejarias do mundo em 2014, a World Beer Cup, a Wäls lançou recentemente um barrel room para atrair os aficionados da marca. O Ateliê Wäls, inaugurado no início deste mês em Belo Horizonte, funciona como uma loja conceito que, além das bebidas típicas da marca, oferece produtos exclusivos como chaveiros, bonés e camisetas.

 

"A ideia por ora é presentear Belo Horizonte por ser a nossa cidade raiz. Não temos planos em curto prazo. Queremos curtir o ateliê, que tem sido um grande sucesso desde o primeiro dia", explica o sócio fundador da Cervejaria Wäls, José Felipe Carneiro.

 

Após destacar-se nesse mercado, a Wäls foi adquirida pela Ambev em 2015. A negociação, inclusive, já impactou significativamente os ganhos da cervejaria mineira. Em 2016, a Wäls apresentou um faturamento 70% superior em relação ao ano anterior. Hoje, ao lado das cervejarias Bohemia e Colorado, a aquisição da Wäls é uma tentativa da Ambev de aumentar a fatia da divisão de cervejas especiais dentro do faturamento do grupo.

 

Entrantes

 

A partir do próximo dia 24 de junho, São Paulo receberá um novo boteco especializado em cervejas artesanais: o Soul Botequim. Fundado pelo sommelier Humberto Ribeiro, em um investimento estimado em R$ 500 mil, a casa nasce com o propósito de oferecer qualidade aliada a um preço justo. Até o final do próximo ano, a ideia é chegar a cinco unidades - todas localizadas em São Paulo.

 

"O Soul é uma loja que quer preço justo. É um botequim bem brasileiro. Um lugar de acolhimento, e para confraternização. Espero que a gente consiga obter sucesso com esta primeira operação e, a partir dela, pretendemos projetar uma escala de crescimento", afirma o fundador do Soul Botequim, Humberto Ribeiro.

 

Com intuito de promover uma experiência diferente ao consumidor, o Soul Botequim já firmou algumas parcerias com food trucks da região. Além disso, o estabelecimento contará com 10 torneiras de chopes de rótulos distintos, e um cardápio com opções em linha com outros bares.

  

Fonte: DCI 


Veja também

Custo da produção de leite vai diminuir no ano

A atividade será beneficiada pela redução dos gastos com suplementação do animais, de...

Veja mais
Indústria brasileira de vinho vê espaço para ampliar vendas

São Paulo - A indústria brasileira de vinhos quer ganhar espaço no mercado interno, apesar da fraqu...

Veja mais
Krug Bier completa 20 anos de mercado

Com um volume de produção que beira 200 mil litros por mês, a fábrica de cervejas artesanais ...

Veja mais
Preço do café robusta sobe com colheita lenta

Os preços de café robusta estão em alta no País apesar de a colheita já estar em anda...

Veja mais
Empresa de sucos Natural One quer crescer 100% em 2017

Com apenas três anos de vida, a empresa de sucos, Natural One projeta um crescimento de 100% este ano, afirma Clau...

Veja mais
Com grande safra, estoque de suco saltará após mínima histórica

Os estoques globais de suco de laranja do Brasil, maior exportador mundial, devem terminar a temporada 2017/18 (julho/ju...

Veja mais
Estoques de suco de laranja do Brasil devem crescer ao menos 185% na nova safra

São Paulo - Os estoques globais de suco de laranja do Brasil devem terminar a temporada 2017/18 (julho/junho) com...

Veja mais
Grapette de volta às prateleiras em Belo Horizonte

Presente na memória de muitos brasileiros, o refrigerante Grapette, que ficou conhecido pelo slogan "Quem bebe Gr...

Veja mais
Fabricante de bebidas Pouso Alto projeta expansão de 35%

São Paulo - A fabricante de bebidas Pouso Alto espera ampliar em 35% o faturamento neste ano, depois de investir ...

Veja mais