Balanço favorável do Dia dos Pais cria ambiente melhor para venda no Natal

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São Paulo - O desempenho mais favorável do varejo no Dia dos Pais deste ano, em comparação com 2016, melhorou a percepção de especialistas em relação às próximas datas comemorativas: Dia das Crianças e Natal. A projeção, de modo geral, é que o setor inverta a curva de queda vista nos últimos anos.

 

O cenário foi retratado em duas pesquisas divulgadas ontem, uma realizada pela Serasa Experian e outra pela Boa Vista SCPC. Na primeira, as vendas do Dia dos Pais cresceram 2,5%, no intervalo de 7 a 13 de agosto, em comparação com o período equivalente do ano passado (8 a 14 de agosto). Foi o primeiro avanço no indicador desde 2014, já que em 2015 e 2016 as vendas tinham caído 5,1% e 8,8%, respectivamente.

 

Já no segundo levantamento, referente aos dias 6 a 13 deste mês, houve uma leve queda de 0,5%, em comparação com o intervalo equivalente de 2016. Apesar da retração na pesquisa, a queda foi consideravelmente menor do que a registrada no ano passado (-5,2%). A leitura do economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife, é de um desempenho positivo, sinalizando para uma perspectiva de crescimento para as próximas comemorações. "Foi um resultado bem melhor do que o de 2016 e para as próximas datas do ano (Dia das Crianças e Natal) esperámos que as vendas apresentem variações positivas, entre 1% a 2%", afirma.

 

De acordo com ele, os resultados (caso se comprovem) seguiriam a tendência do restante do ano, uma vez que todas as outras datas comemorativas até o momento (Dia das Mães, Dia dos Namorados e Páscoa), apresentaram pequenos avanços nas vendas, na comparação com 2016. "Acreditámos que a queda do Dia dos Pais é algo pontual, e que não deve alterar a tendência de melhora vista ao longo do ano", afirma.

 

Em linha com a percepção do economista, o vice-presidente de informações para o consumidor da Serasa Experian, Vander Nagata, comenta que o resultado da pesquisa da Serasa (alta de 2,5%) sinaliza para uma perspectiva melhor daqui para frente. "A tendência deve se refletir nas próximas datas. Ainda não temos nenhuma previsão para o Natal, mas a perspectiva é de um crescimento, frente 2016", diz.

 

De acordo com ele, a melhora no indicador deste ano se deu, principalmente, pela queda da inflação e dos juros, que já começaram a surtir efeito na confiança do consumidor. Outro aspecto que pode ter influenciado, na visão do executivo, é a liberação das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

 

O estudo da Serasa mostrou ainda que considerando apenas a cidade de São Paulo, as vendas do Dia dos Pais cresceram 1%, ante a mesma semana do ano passado. Apenas no fim de semana da celebração (11 a 13 de agosto), o avanço no município foi de 3,9%, frente período equivalente de 2016.

 

Vendas à prazo

 

Outro estudo divulgado ontem, da SPC Brasil em parceria com a CNDL, mostrou uma retração de 2,5% nas vendas à prazo da data, frente ao ano passado. Segundo a economista-chefe da SPC Brasil, Marcela Kawauti, no entanto, o desempenho mostra um sinal de melhora, já que a queda foi menor do que a vista em outros anos. Em 2016, por exemplo, o indicador retraiu 7,15%. Já em 2015 o recuo foi ainda maior, ultrapassando os 11%. "Ainda que tímida, o resultado indica uma tendência de melhora."

 

Com o movimento, a projeção da economista é que as vendas à prazo do Natal já tenham um leve crescimento este ano ou estabilidade. A previsão se sustenta, segundo ela, não só na melhora do Dia dos Pais, em relação a data do ano passado, mas em comparação com as outras celebrações deste ano. "Em relação ao Dia das Mães e Dia dos Namorados a queda também foi menor."

 

Para o Dia das Crianças, contudo, a economista prevê que o varejo ainda veja um recuo, na comparação com o desempenho registrado em 2016.

 

 

 

Fonte: DCI São Paulo


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