Queda da inflação impacta recuperação do consumo

Leia em 2min 10s

Após um longo período de estagnação, a economia brasileira, aos poucos, apresenta sinais de recuperação, notadamente por causa da queda da inflação. O consumo de produtos de rápido consumo (FMCG), que tem se reaquecido, registrou aumento de volume em toneladas de 2,2% nos meses de setembro, outubro e novembro de 2017 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Quando analisado o ano móvel de dezembro a novembro de 2017 X 2016, houve crescimento de 1,4%. Os dados foram apurados pelo Consumer Thermometer, estudo elaborado pela Kantar Worldpanel.

 

A análise relevou ainda que o valor gasto pelos brasileiros no curto prazo caiu, principalmente em relação aos produtos perecíveis – queda de 5,9%. No total da cesta, o índice ficou em - 0,5%. Higiene e beleza também apresentam números negativos, com – 1,1%.

Os dados relatam que no período analisado as bebidas saudáveis, como água de coco e chá líquido, ganharam força dentro dos domicílios brasileiros, principalmente entre novos compradores de todos os níveis sócio-econômicos. Já o leite surge puxando a retração em valor.

 

Quando analisados os canais de venda, supermercado de vizinhança e farmácias se destacaram a longo prazo – varejo tradicional foi o que mais registrou queda, já o porta a porta registrou o pior desempenho no curto prazo.

 

A pesquisa aponta ainda que as marcas acessíveis fizeram sucesso entre os brasileiros no período estudado, crescendo 3 pontos percentuais em valor acima da cesta no país – a maior parte do aumento pode ser creditada principalmente às marcas locais. Mesmo assim ainda há espaço para as marcas premium, que conseguiram crescer 40% em valor,via promoção.

  

Kantar Worldpanel

 

A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a KantarWorldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais. Com mais de 60 anos de experiência, conta com um time de 3,5 mil funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros.

 

Sobre Kantar

 

A Kantar é uma das maiores empresas do mundo em informação e consultoria. Trabalhando em conjunto e em todo espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, suas marcas especializadas empregam 30 mil colaboradores, promovendo insights inspiradores e estratégias de negócios para clientes em mais de 100 países.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da  Kantar Worldpanel


Veja também

Produção industrial no Brasil sobe 2,8% em dezembro, diz IBGE

A produção industrial brasileira registrou alta de 2,8 por cento em dezembro na comparação c...

Veja mais
Endividamento das famílias diminui em janeiro, aponta CNC

O porcentual de brasileiros endividados diminuiu na passagem do ano, segundo a Confederação Nacional do Co...

Veja mais
Confiança de serviços do Brasil sobe em janeiro para o nível mais alto em 3 anos e meio, diz FGV

São Paulo (Reuters) - A confiança de serviços do Brasil subiu em janeiro pelo segundo mês seg...

Veja mais
Brasil tem desemprego de 11,8% no tri até dezembro, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,8 por cento nos três meses até dezembro, informou o Instituto Br...

Veja mais
CNI: confiança sobe 2,4% mas segue inferior à média histórica

O Índice Nacional da Expectativa do Consumidor (INEC) alcançou 102,9 pontos em janeiro. O indicador aument...

Veja mais
Nível de satisfação fecha 2017 em 54%

Medido pela ESPM, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) fechou 2017 no mesmo patamar...

Veja mais
PIB pode aumentar 2,66% em 2018

O mercado financeiro revisou para baixo a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. O...

Veja mais
Empresários mostram maior otimismo com os negócios

Os empresários estão otimistas em relação ao aumento do faturamento e também dos inve...

Veja mais
Produção industrial cresceu 2,5% em 2017, diz Ipea

A produção industrial brasileira voltou a registrar crescimento no último mês do ano passado,...

Veja mais