Brasileiro se mostra menos cauteloso e venda a prazo sobe 2,6%

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Ainda cauteloso com a economia, mas mais motivado que em 2017, o consumidor brasileiro começou a retomar os planos de compras a prazo neste Natal. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nos 21 dias que antecederam a data, houve um salto de 2,66% nas compras realizadas via crédito.

 

Os dados, levantados em parceria com a Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontam o resgate da confiança do consumidor e a expectativa de retomada da economia no País, com o segundo ano consecutivo de alta após três anos de resultados negativos.

 

Em 2014 as vendas a prazo caíram 8,3%, em 2015 4,16%, em 2016 2,29% e, apenas em 2017, este número passou a ser positivo (2,13%).

 

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os números refletem o clima de otimismo quanto aos rumos do país. “Após um período de retração da economia, observa-se uma perspectiva positiva do cenário pós-eleições, que estimulou muitos consumidores a irem às comprarem neste Natal”, explica.

 

Ainda em relação ao cenário pós-eleições, para o ano que vem, a especialista avalia que bens duráveis devem ter melhor desempenho por estarem ligados ao crédito: "Ainda temos muitos empregados no campo da informalidade. Para o ano que vem, com as taxas de formalidade crescendo gradualmente, há expectativa de maior estímulo na concessão de crédito para o consumo de bens duráveis como eletrodomésticos e eletroeletrônicos", comenta.

 

Segundo o último relatório publicado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), novembro deste ano teve a maior criação de postos de trabalho (59 mil) desde o mesmo mês em 2013 (47 mil). Marcela acredita que, com a retomada dos empregos, o décimo terceiro salário deva fazer maior diferença nas compras de fim de ano: “O décimo terceiro esse ano ainda teve pouco impacto por conta da informalidade.”

 

Varejo

 

Além das vendas a prazo, o comércio varejista em todo país cresceu 3,8% na semana que antecede o Natal (entre os dias 13 e 20), em comparação com o mesmo período do ao anterior. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base em dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

 

Considerando todo o mês de dezembro, o faturamento deve atingir R$ 185 bilhões, aumento de R$ 7,7 bilhões, 4,3% a mais em relação a dezembro do ano anterior, confirmando as boas projeções tanto para o Natal quanto para o ano de 2019, segundo a Boa Vista SCPC. A Entidade destaca que diante das variáveis como inflação controlada, juros nos menores níveis históricos e com uma ligeira recuperação no mercado de trabalho, a intenção de consumo das famílias subiu quase 10% na média do último bimestre.

 

Fonte: DCI


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