Confiança do consumidor recua ao menor nível desde outubro de 2018

Leia em 2min 20s

 

A confiança do consumidor recuou 5,1 pontos em março na comparação com fevereiro, passando de 96,1 para 91,0 pontos. Foi o menor patamar desde outubro de 2018, divulgou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (27).

 

Com a queda de março, o índice acumulou perda de 5,6 pontos nos dois últimos meses, o que corresponde a 42% da alta acumulada entre setembro de 2018 e janeiro de 2019.

 

“O resultado de março sugere haver desapontamento dos consumidores com o ritmo de recuperação da economia, após projetarem melhoras para a economia e para as finanças familiares nos meses anteriores. Além da velocidade da recuperação estar aquém do esperado, a demora no avanço das reformas tem contribuído para o aumento da incerteza econômica”, afirmou em nota Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor.

 

Situação atual

 

Em março, tanto as avaliações sobre o presente quanto às expectativas em relação aos próximos meses pioraram.

 

Após quatro meses seguidos de altas, o Índice de Situação Atual (ISA) recuou 1,5 ponto, para 76,6 pontos, retornando ao patamar próximo do resultado de janeiro. A maior contribuição para a queda, no entanto, veio do arrefecimento das expectativas: o Índice de Expectativas (IE) caiu 7,6 pontos, para 101,4 pontos, o menor valor desde outubro do ano passado (95,3).

 

Entre os indicadores que medem a satisfação dos consumidores sobre o momento atual, após quatro meses de resultados positivos, o indicador que mede a percepção da situação econômica caiu 1,9 ponto, para 83,5 pontos, e o que mede a percepção em relação às finanças familiares diminuiu 1,1 ponto, para 70,3 pontos.

 

O indicador que mede o grau de otimismo com a situação econômica futura foi o que mais contribuiu para a queda da confiança no mês ao cair 8,3 pontos, para 118,3 pontos, o menor desde outubro de 2018 (106,0).

 

O indicador que mede as perspectivas futuras quanto à situação financeira das famílias nos meses seguintes também piorou e caiu 5,0 pontos, para 100,9 pontos.

 

"Com a redução da satisfação sobre o momento atual e arrefecimento das expectativas, os consumidores voltam a adiar compras. O indicador que mede a intenção de compras nos próximos meses caiu 7,8 pontos, para 84,8 pontos, o menor valor desde dezembro de 2018 (84,4).

 

Faixas de renda

 

A queda foi vista em todas as faixas de renda. Para as famílias com renda até R$ 2.100,00, o índice acumulou nos últimos dois meses queda de 9,9 pontos influenciado por uma diminuição das perspectivas sobre a situação financeira da família.

 

Fonte: G1

 


Veja também

Prévia da inflação tem a maior variação desde 2015, aponta IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou a maior variação par...

Veja mais
Capacidade de expansão do PIB do País recua de 3,3% para 2,3% ao ano

A economia brasileira tem capacidade de crescer 2,3% ao ano atualmente. Porém, esse número já foi m...

Veja mais
Alimentos pesam e IPCA-15 acelera alta a 0,54% em março

Os preços de alimentos subiram com força e a prévia da inflação oficial registrou em ...

Veja mais
Em Brasília, governadores debatem reforma da Previdência com Guedes

Enquanto parlamentares se prepararam para iniciar na tarde de hoje (26) as discussões sobre a reforma da Previd&e...

Veja mais
Vendas do varejo recuaram 0,5% em fevereiro

O volume de vendas do comércio varejista recuou 0,5% em todo País em fevereiro, segundo o Indicador Movime...

Veja mais
Mercado financeiro reduz projeção de crescimento da economia

O mercado financeiro reduziu a projeção de crescimento da economia em 2019 e 2020.   A estimativa p...

Veja mais
Confiança da indústria recua 1,9 ponto, de acordo com prévia de março

  O Índice de Confiança da Indústria teve uma queda de 1,9 ponto na prévia de mar&cced...

Veja mais
Intenção de consumo das famílias cai 0,4% em março ante fevereiro, diz CNC

Os brasileiros ficaram menos propensos às compras em março, segundo a Confederação Nacional ...

Veja mais
Semana do cliente faz busca virtual saltar 19,3%

O dia do consumidor, que aconteceu no último dia 15, ajudou o e-commerce a fortalecer o fluxo de clientes em um p...

Veja mais