Segundo pesquisa, 51,2% das pessoas pretendem comprar presentes do Dia dos Namorados

Leia em 3min 30s

 

O mês de junho é marcado com muitas flores, chocolates, jantares românticos e viagens. Tudo isso em comemoração ao Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 desse mês. Mas saiba que não são só os apaixonados que comemoram essa data. As comemorações também são por parte dos varejistas e, principalmente, dos e-commerces. Só nesse período em 2018, as lojas virtuais chegaram a faturar R$ 1,77 bilhões, com crescimento de 4% comparado ao ano de 2017.

 

Uma pesquisa foi realizada pela Social Miner juntamente com a Opinion Box com o objetivo de preparar o mercado para a demanda desse período. A resposta obtida revelou que 51,2% das pessoas que responderam à pesquisa pretendem comprar presentes para a data, e 16,7% ainda não se decidiram sobre ir às compras.

 

As preferências para essa data

 

Das pessoas que buscam por presentes para essa data, 40,3% estão atrás de ofertas, 36,5% dos consumidores ainda não iniciaram as buscas, estão deixando para 15 dias antes do evento, e 20,8% pretendem buscar uma semana antes.

 

Os sites com maior número de pesquisas sobre o assunto é o Google e o Bing, representando 70% dos consumidores que participaram da pesquisa. As redes sociais também entraram na pesquisa pelos comparadores de preço, assim como a pesquisa direto nos e-commerces, correspondendo a 55,1%, 53,5% e 51,4% dos consumidores, nessa ordem. A soma chega a ultrapassar os 100%, levando em consideração que o público consegue optar por mais de um canal de pesquisa.

 

A pesquisa também apresentou as categorias de produtos mais procuradas para o Dia dos Namorados, sendo elas Moda e Acessórios (50%), Chocolates (36,8%), Beleza e Saúde (30,5%). A soma também ultrapassou os 100%, devido à chance que o consumidor tem de optar por mais de um único segmento.

 

O planejamento dos consumidores para o Dia dos Namorados

 

O estudo também mostrou numericamente como está o planejamento dos consumidores para o evento. Dos que responderam ao estudo, 69,7% planejaram comprar um presente, 36,2% pretendem investir entre R$ 50 a R$ 100, e os outros 24,3%, de R$ 100 até R$ 500.

 

As formas de pagamento correspondem a 53,2% em dinheiro, e o cartão de crédito foi a escolha de 48,1% dos consumidores. Do total de pessoas que farão a compra no cartão de crédito, 63,5% delas relataram que pretendem parcelar as compras e 30,1% devem parcelar o valor em 3 vezes.

 

Expectativa para compras online

 

O Google também realizou uma pesquisa sobre o comportamento dos consumidores perante o Dia dos Namorados. Mostrando que 34% dos entrevistados pela pesquisa pretendem comprar pela internet, entre as pessoas casadas a interação chega a 37%.

 

A diferença entre as porcentagens dos casados e namorados está no que motiva a compra pela internet. Os casados tendem a levar em consideração a experiência do site, já os namorados estão à procura de boas condições comerciais.

 

Fatores que chamam a atenção para as compras nos e-commerces são o frete grátis e o prazo de entrega, assim como facilidade para trocas, proporcionando maior flexibilidade para o consumidor.

 

Esse momento também é uma oportunidade de fidelizar os consumidores, pois, de acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas não sabia se compraria nas mesmas lojas que nos anos anteriores (60%), e apenas 14,3% se mostraram interessados em comprar as mesmas marcas e nos estabelecimentos que já haviam comprado antes.

 

Contrate uma consultoria de SEO para o seu e-commerce

 

A Consultoria Digital é uma agência de marketing digital que oferece aos seus clientes consultoria de marketing digital para prover a otimização de sites que um e-commerce precisa para se consolidar no mercado.

 

A agência ainda conta com projetos de consultoria de marketing digital para pequenas empresas e ferramentas de SEO para tornar o site mais relevante no ranking de pesquisas realizadas em páginas de buscas como o Google.

 

Fonte: Terra

 


Veja também

Estados terão de cortar gastos e aumentar receitas para receber ajuda

As unidades da Federação (UF) que aderirem ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fi...

Veja mais
Vendas do Dia dos Namorados não devem crescer mais do que 2%

As expectativas para o crescimento nas vendas no Dia dos Namorados são pouco otimistas. A área de Indicado...

Veja mais
Analistas reduzem expectativa de expansão para este ano

A expectativa para o crescimento econômico do Brasil foi reduzida mais uma vez na pesquisa Focus do Banco Central ...

Veja mais
IPC-Fipe cai 0,02% em maio com deflação de alimentos

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo passou a registrar leve queda em maio de 0,02%,...

Veja mais
IPC-S recua nas sete capitais pesquisadas pela FGV em maio

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) recuou nas sete capitais pesquisadas pela Fundaç&a...

Veja mais
Atividade industrial cresce 1,1% em abril, informa CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta segunda-feira (3), com base em ...

Veja mais
Produção industrial cresce 0,3% de março para abril

A produção industrial brasileira teve alta de 0,3% na passagem de março para abril deste ano. O cre...

Veja mais
Comércio baiano projeta queda de 4% nas vendas neste mês de junho

As projeções da Fecomércio-BA apontam para queda de 4% nas vendas no comércio varejista da B...

Veja mais
Varejo é o segundo mercado que mais emprega no Brasil

Presidente do IBEVAR avalia que crescimento nas vendas para 2019 deve impactar positivamente em novas vagas no setor &n...

Veja mais