Aos 200 dias, governo lança medidas para animar economia e popularidade de Bolsonaro

Leia em 2min 30s

O governo do presidente Jair Bolsonaro decidiu marcar os seus 200 dias com um novo pacote de medidas para tentar acelerar a economia e melhorar a aprovação do presidente, ao virar a curva de meio ano no poder sem ter conseguido ainda a aprovação da reforma da Previdência.

 

Até esta quarta, a equipe econômica corria para tentar fechar para a comemoração dos 200 dias as medidas que prevêem a nova liberação de parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A medida, que foi confirmada para “esta semana”, pelo presidente, ainda não estaria pronta, mas era apontada por fontes do Planalto como uma das que podem ser apresentadas nesta quinta.

 

Fontes da equipe econômica ainda não tem certeza se conseguirão anunciar a medida esta semana. De acordo com uma delas, mesmo a operacionalização da operação ainda não estava acertada. Fontes da equipe econômica disseram à Reuters que duas possibilidades serão apresentadas ao presidente ainda na noite desta quinta para que ele tome uma decisão, que pode ocorrer só na quinta-feira.

 

A medida é o foco mais direto para tentar revigorar a economia até o final deste ano e escapar de um crescimento praticamente nulo no primeiro ano de governo Bolsonaro. Na Argentina, o presidente disse que se trata de “uma pequena injeção na economia”.

 

Na semana passada, o governo cortou a previsão de alta do PIB deste ano de 1,6% para 0,81%. O mesmo número saiu no último boletim Focus, na segunda-feira, com as estimativas de mercado.

 

O pacote de 200 dias inclui ainda mais um “revogaço”, uma lista de revogações de decretos considerados ultrapassados ou sem função. No primeiro deles, foram revogadas mais de 200 medidas.

 

ARTESANAIS

 

Uma das medidas de efeito prático mais imediato que serão anunciadas nesta quinta no Planalto é a regulamentação da lei que libera o transporte e a venda de produtos artesanais, como por exemplo, queijos da Serra da Canastra, para outros Estados com menor burocracia.

 

Desde que tenham o chamado Selo Arte, os produtos, que hoje têm sua comercialização praticamente restrita ao município ou Estado onde são fabricados, poderão ser vendidos em todo país. A estimativa do Ministério da Agricultura é que 70 mil produtores de queijos artesanais se beneficiem da medida.

 

Também deverão ser apresentadas medidas na área social, como a criação de um programa para acolhimento e atendimento de idosos, tocado pelo Ministério da Cidadania.

 

O governo ainda prepara um pacote de medidas econômicas para aquecer a economia que vão além do FGTS. De acordo com fontes ouvidas pela Reuters, no entanto, o pacote —que inicialmente iria ser anunciado apenas depois da reforma da Previdência, mas deve ser antecipado, já que a reforma deve ser finalizada apenas em setembro— ainda não foi fechado.

 

Fonte: Reuters


Veja também

Volatilidade de câmbio e juros bate mínimas com "entressafra"

A desaceleração no ritmo de negociações no exterior e o adiamento da conclusão da vot...

Veja mais
Saques do FGTS podem impactar construtoras, mas ajudam shoppings, vê Credit Suisse

A eventual liberação de saque dos recursos de contas ativas do FGTS pode afetar os planos de crescimentos ...

Veja mais
Ibovespa tem leve alta com ajuda de varejistas, por otimismo com FGTS

O principal índice da bolsa paulista encerrou esta quarta-feira com leve alta, após quatro dias no vermelh...

Veja mais
IGP-M desacelera alta a 0,53% na 2ª prévia de julho, diz FGV

O IGP-M desacelerou a alta a 0,53% na segunda prévia de julho sobre 0,75% no mesmo período do mês an...

Veja mais
Varejo brasileiro cresce 2% em junho na comparação com 2018

As vendas no varejo brasileiro cresceram 2% em junho, descontada a inflação, em comparação c...

Veja mais
Previdência: reforma é melhor do que se esperava

Passada a votação dos destaques para ajustar pontos do texto aprovado em primeiro turno semana passada na ...

Veja mais
Reforma da Previdência, aumenta busca de informações sobre aposentadoria

A aprovação em primeiro turno da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, na semana pas...

Veja mais
Empresários propõem criação de imposto único

O Instituto Brasil 200, formado por empresários nacionais de diversos setores, lançou ontem um manifesto d...

Veja mais
Novo ciclo de queda da taxa de juros deve começar entre julho e setembro

O ciclo de queda da taxa básica de juros (Selic) do País deve começar entre as reuniões de j...

Veja mais