Economia
28/11/2019 12:18 - Black Friday: como as empresas definem os produtos que vão ter desconto?
As empresas levam em conta uma série de fatores para decidir quais produtos vão ter descontos durante a Black Friday – que este ano acontece nesta sexta-feira, 29 de novembro. De forma geral, as varejistas optam por reduzir o preço de itens mais estocados, que tenham elevada margem de ganho e que “dialoguem” entre si para que possam gerar novas intenções de consumo – como televisores e home theater.
"Os produtos que vão para a promoção são aqueles que precisam que a empresa tenha uma margem grande", afirma o professor de de e-commerce e omnichannel da ESPM, Alexandre Marquesi.
Veja algumas características dos produtos em promoção:
· Produtos com elevada margem ;
· Produtos com nível alto de estoque;
· Produtos complementares, como computador e monitor, por exemplo;
· Produtos que incentivem as empresas a entrar na briga por descontos.
"A estratégia mais comum de colocar um produto em promoção é se ele está parado no estoque", diz Marquesi.
No ano passado, os produtos de maior desconto na Black Friday nem sempre foram os mais desejados pelos consumidores. Um levantamento do Zoom – site e aplicativo comparador de preços – mostrou que o item com maior redução de preço percentual foi um aparador de pelos na edição de 2018. A queda foi de 42%.
Veja os produtos com mais descontos em 2018:
· Aparador de pelos Trimmer (desconto de 42%)
· Jogo Sniper Elite III (desconto de 40%)
· Central Multimídia (desconto de 37%)
· Jogo Shadow of The Tomb Raider (desconto de 36%)
· Smartphone Multilaser MS50X (desconto de 35%)
· Cafeteira Expresso Arno Dolce Gusto (desconto de 34%)
· Mouse Óptico Notebook sem Fio MO251 - Multilaser Melody 3 (desconto de 34%)
· Smart TV TV LED 58" Samsung 4K (desconto de 30%)
· Smartphone Multilaser MS80 (desconto de 29%)
· Jogo Assassin's Creed IV (desconto de 25%)
"Não há uma regra definida para colocar um produto em promoção, cada empresa tem uma estratégia", afirma o CEO do Zoom, Thiago Flores. "Mas dificilmente um produto recém-lançado vai tem alguma redução de preço."
Nos últimos anos, a Black Friday tem tido mais importância para o varejo, contribuindo para dados melhores do comércio nos meses de novembro.
Fonte: G1 - Economia

Veja mais >>>
09/12/2019 18:14 - Média de juro do cheque especial fecha 2019 menor que no início do ano09/12/2019 17:41 - Cade Aprova Compra da Marba pela Seara
09/12/2019 17:38 - Fim de semana da Black Friday cresceu vendas em 9,9%
09/12/2019 17:21 - Mercado aumenta estimativa de inflação e de crescimento da economia em 2019
06/12/2019 17:34 - Feijão sobe mais do que carne em um ano, mas impacto na inflação é menor
06/12/2019 17:26 - Inflação de serviços passa de 0,19% em outubro para 0,20% no IPCA de novembro
06/12/2019 17:18 - Caixa libera saque do FGTS para não correntistas nascidos em setembro e outubro
06/12/2019 13:17 - Inflação alta em novembro gera dúvida sobre redução de juro pelo Copom
06/12/2019 13:09 - Com Selic menor, Brasil vai economizar R$ 96 bilhões em juros da dívida pública em 2020
06/12/2019 12:54 - Puxada pelo preço da carne, inflação oficial acelera para 0,51% em novembro