Procon-SP recebe 322 reclamações na Black Friday

Leia em 2min 20s

Em novo balanço divulgado às 18h de hoje (29), a Fundação Procon em São Paulo informa que desde às 20h de ontem (28) foram recebidas 322 reclamações referentes à Black Friday. Também houve 308 consultas [pedidos de esclarecimentos] de consumidores ao Procon por meio de seus canais nas redes sociais ou pelo telefone 151.

 

Entre as reclamações registradas pelo Procon, a mais frequente foi sobre a indisponibilidade do produto ou do serviço, motivo que levou a 88 queixas de consumidores. A segunda foi a maquiagem do desconto [quando o desconto oferecido sobre o preço do produto não é real], com 76 reclamações; seguida pela mudança de preço ao finalizar a compra, com 71 queixas.

Segundo o órgão, as empresas infratoras podem sofrer multas que variam de R$ 560 a R$ 10 milhões ou até podem ter sua atividade suspensa em casos extremos.

 

A empresa que recebeu mais reclamações até o momento é a B2W Companhia Digital (que administra os sites do Submarino, Shoptime e Americanas, por exemplo), com 34 reclamações; seguida pela rede McDonald’s, com 28; e pela Burger King, com 26. As duas últimas foram notificadas hoje pelo Procon por causa de problemas no aplicativo Mercado Pago, meio de pagamento por meio do qual os consumidores teriam acesso a promoções de lanches.

 

Segundo o Procon, a publicidade veiculada informava que o consumidor só teria direito a oferta caso a compra do lanche fosse realizada pelo aplicativo. “Porém as equipes de fiscalização [do Procon] verificaram que várias lojas das referidas lanchonetes estavam com o sistema inoperante. Assim, o consumidor não consegue adquirir o lanche pelo valor promocional ofertado”, diz o órgão. As empresas deverão responder a um processo administrativo e podem ser multadas.

 

Por meio de nota, o Burger King informou que “devido ao grande sucesso e alta procura pelas ofertas de Black Friday, as promoções oferecidas pela rede em parceria com o Mercado Pago apresentaram instabilidade no sistema de pagamento”.

 

“A rede reforça o seu compromisso em oferecer serviços de qualidade aos seus consumidores e vai manter as ofertas de seis sanduíches por R$15 e três sanduíches por R$5 para todos os meios de pagamento, em todos os restaurantes participantes”, diz a empresa.

 

Já o McDonald’s informou que “a Méqui Friday” foi preparada “usando o nosso app e também algumas ofertas em parceria com o Mercado Pago. Essas últimas, devido à instabilidade inesperada do sistema, gerada pela grande demanda, ficaram indisponíveis em alguns restaurantes. Lamentamos o ocorrido com nossos clientes e reforçamos que estamos colocando todos os nossos esforços junto ao parceiro pra mitigar o impacto na experiência do consumidor”.

 

Fonte: Agência Brasil


Veja também

Cartão de crédito concentra 94% das compras na Black Friday

A Black Friday deve girar R$ 150 milhões neste ano no Distrito Federal, segundo estimativa do Sindicato do Com&ea...

Veja mais
PNAD Contínua: taxa de desocupação estável fecha trimestre em 11,6%

A taxa de desocupação no país fechou o trimestre encerrado em outubro em 11,6%, segundo a Pesquisa ...

Veja mais
Teto de juros do cheque especial vai proteger consumidor, diz BC

Mesmo com aumento na taxa de juros do cheque especial, as pessoas com baixa escolaridade continuam usando essa modalidad...

Veja mais
Maior parte do abono salarial beneficia menos pobres, revela Tesouro

Criado para estimular a formalização no mercado de trabalho, o abono salarial está beneficiando pri...

Veja mais
Via Varejo diz que vendas na Black Friday este ano foram substancialmente superiores

A Via Varejo informou nesta segunda-feira que registrou volumes de vendas “substancialmente superiores” na B...

Veja mais
IPC-S passa a subir 0,49% em novembro com pressão de Alimentação e Habitação, diz FGV

Os preços de Alimentação e Habitação voltaram a subir e o Índice de Preç...

Veja mais
Crescimento da indústria do Brasil acelera em novembro com demanda mais forte, diz PMI

O crescimento da indústria brasileira engrenou em novembro e mostrou aceleração diante da demanda f...

Veja mais
Mercado de cerveja ganha uma nova marca criada pelo GPA

     Por conta da mudança de perfil do consumo brasileiro, incentivada p...

Veja mais
Black Friday: lojas físicas alcançam o patamar de vendas do e-commerce

Isso quer dizer que, pela primeira vez, o volume de vendas e ofertas será bem próximo ao das lojas online,...

Veja mais