Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

09/11/2016 16:38 - “Bloco” mostra quem são os novos gestores e alguns de seus desafios

O primeiro “bloco do conhecimento” da Convenção Abras 2016 tratou do tema “A nova geração de gestores”


Por Wagner Hilário


  
A terceira atração do evento, no dia 9 de novembro, trouxe ao palco dois jovens gestores do segmento supermercadista, para falar de suas experiências, além de um executivo da Ambev, que tratou da nova geração de consumidores, e da GfK, que traçou, com base em pesquisa feita pela empresa e publicada em SuperHiper na edição de junho, os perfis predominantes dos gestores do segmento hoje em dia.

 

O diretor de varejo da GfK, Marco Aurélio Lima, foi o primeiro a falar e mostrou que atualmente há quatro perfis de gestores: o “lápis na orelha”, empreendedores mais experientes, com bom feeling para o negócio, mas pouco profissionalismo; as “mulheres do varejo”, o “promissor solitário” e o “varejista profissional”, geralmente gestores mais jovens.

 

O palestrante se concentrou no primeiro e, principalmente, no último perfil, destacando que o último apresenta melhores resultados. Entre as razões para a diferença, Lima enfatizou o maior nível de escolaridade dos gestores profissionais e forte trabalho que realizam na área de prevenção de perdas.

Depois de Lima, foi a vez do atual presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase) e sócio da Rede Mix, João Cláudio Nunes, cuja associação de negócios supermercadista a que pertence, hoje, tem 21 lojas. “Fundamos a rede em 2006, quando tínhamos 10 lojas. Nesse período, mais do que dobramos nosso tamanho.”

 

Nunes atribui o sucesso da rede à união de empresários do segmento. “Eu cresci como filho de pequenos varejistas. Criei-me em supermercado e sempre trabalhei no ramo. Eu queria que a empresa da minha família crescesse e encontrei no associativismo o caminho para dar vazão a meu sonho. Hoje, temos um negócio de médio porte, graças ao associativismo.”

 

O vice-presidente de Autosserviço da Ambev, Osman Brando, mostrou as características marcantes da nova geração de consumidores, que justificam, por exemplo, ações como a retomada das embalagens retornáveis por parte da Ambev em sua linha de cervejas. Causas, como questões ambientais, têm cada vez mais importância aos olhos do consciente consumidor contemporâneo.

 

“Porém, qualquer ação precisa levar em consideração facilidade e praticidade ao consumidor”, diz. Assim, entender a demanda do consumidor no momento, o que, no caso da cerveja, inclui produtos de maior valor agregado, mesmo num período crítico para economia, é essencial. “Por isso é que se aposta cada vez mais em embalagens econômicas. Nessa época, consomem-se produtos de qualidade, mas em menor quantidade e por um preço acessível.”

 

Para finalizar, Thúlio Martins, acionista da rede mineira Supermercados ABC, que tem 34 lojas, destacou a importância de, independentemente da geração, a gestão de uma empresa de supermercado ser sempre simples. “Nosso negócio é simples e nasceu simples e é por isso que faz sucesso. Tem de continuar assim.”

 

Martins enfatizou que os supermercados são feitos por pessoas (profissionais) e falou da necessidade de capacitá-las permanentemente para que se tenha o melhor desempenho e resultado sempre. Falou, ainda, da importância de formar lideranças capazes de engajar pelo exemplo que dão e de enxergar as tendências, para que a empresa não fique para trás no curso evolutivo do segmento.

 

 

* Wagner Hilário, especial para revista SuperHiper

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/08/2017 19:02 - ABRAS participa de abertura do 29º Congresso Nacional Abrasel
16/08/2017 17:34 - Supermercados são reconhecidos como atividade essencial da economia
16/08/2017 11:35 - Presidente Temer assina decreto que reconhece atividade supermercadista como essencial
15/08/2017 15:51 - ABRAS debate prevenção de perdas em workshop
15/08/2017 15:01 - ABRAS sedia Workshop da Lenum Ambiental
15/08/2017 08:27 - ABRAS divulga balanço semestral do Programa RAMA no dia 24/8
14/08/2017 16:07 - ABRAS e ASSURN promovem workshop sobre perdas e ganhos nesta terça-feira 14/08/2017
10/08/2017 14:41 - Planejamento prevê impacto de 0,6 ponto percentual no PIB com FGTS
10/08/2017 14:40 - Planejamento prevê impacto de 0,6 ponto percentual no PIB com FGTS
10/08/2017 14:39 - Saque das contas inativas do FGTS terá impacto de 0,61 ponto percentual no PIB de 2017

Veja mais >>>