MG: Vendas dos supermercados sobem 3,82%

Leia em 2min 20s

Os supermercados mineiros registraram em março um crescimento de 3,82% nas vendas frente a fevereiro. A alta ocorreu mesmo sem o incremento da Páscoa - considerada a segunda melhor data para o segmento -, que, neste ano, ocorreu em abril.

A grande surpresa para o setor, no entanto, acabou sendo o resultado do balanço trimestral. De acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), nos três primeiros meses de 2017 as vendas no Estado subiram 0,19% em relação a igual período do ano passado.

 

O superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala explica que o crescimento é considerável, principalmente por ter ocorrido sobre uma base forte de comparação que foi a de 2016. De janeiro a março do ano passado, a comercialização de produtos pelo setor chegou a avançar 3,97% sobre o mesmo período de 2015.

 

"O número traz para nós a expectativa de um ano melhor do que o ano passado. Crescemos 0,19% sobre uma base bem alta. Estamos começando 2017 com otimismo em relação à virada da economia em curto e médio prazos", avalia Claret. Para o superintendente da Amis, o percentual obtido no primeiro trimestre é ainda um bom indicador de que os supermercadistas estão no caminho certo para atingir a meta de crescimento de 1,7% estipulada para este ano.

 

No confronto com março de 2016, as vendas dos supermercados mineiros caíram 1,15% no último mês. O fato de a comemoração da Páscoa ter ocorrido em abril acabou interferindo no consumo do período.

Na análise por regiões do Estado, os supermercados do Vale do Rio Doce/Mucuri/Jequitinhonha foram os que apresentaram o maior avanço nas vendas na passagem de fevereiro para março: 4,96%. Em seguida, vieram Triângulo/Alto Paranaíba (4,79%), Sul (4,10%), Central (4,03%), Zona da Mata (4,02%), Norte/Noroeste (3,50%) e Centro-Oeste (2,47%).

 

Novas lojas

De acordo com Claret, a expectativa do setor é de que a aguardada retomada da economia aconteça ainda em 2017. Segundo o superintendente da Amis, os supermercadistas têm feito a sua parte. "A gente espera que a economia dê uma aquecida neste ano, que a gente comece a colher os frutos de mais crédito no País e que o emprego volte a crescer. E estamos trabalhando para isso. Em 2017, projetamos a abertura de 56 lojas, com uma estimativa de geração de 5.600 empregos", afirma.

 

Para abril, a Amis projeta um cenário também de crescimento nas vendas. O percentual, mesmo com a contribuição da Páscoa, não deve ser tão alto. A ocorrência dos feriados prolongados da Sexta-Feira Santa e do Dia de Tiradentes deve afetar o desempenho dos estabelecimentos neste mês.

 


Fonte: Diário do Comércio de Minas

 


Veja também

Após aprovar reforma Trabalhista, governo se mobiliza para ampliar a base

O dia seguinte à vitória do governo na votação da reforma Trabalhista na Câmara dos De...

Veja mais
Vendas de supermercados no acumulado do ano

As vendas do setor supermercadista em valores reais caíram 1,4% de janeiro a março deste ano, na compara&c...

Veja mais
Vendas de supermercados caem no acumulado do ano

As vendas do setor supermercadista em valores reais caíram 1,4% de janeiro a março deste ano, na compara&c...

Veja mais
Vendas de supermercados caem no acumulado do ano

As vendas do setor supermercadista em valores reais caíram 1,4% de janeiro a março deste ano, na compara&c...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados têm alta de 4,49%, aponta pesquisa

São Paulo - As vendas do setor supermercadista em valores reais apresentaram alta de 4,49% na comparaç&ati...

Veja mais
Vendas de supermercados caem no acumulado do ano

As vendas do setor supermercadista em valores reais caíram 1,4% de janeiro a março deste ano, na compara&c...

Veja mais
Vendas de supermercados caem no acumulado do ano

As vendas do setor supermercadista em valores reais caíram 1,4% de janeiro a março deste ano, na compara&c...

Veja mais
Vendas de supermercados caem no acumulado do ano

Em março, as vendas - deflacionadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)/Insti...

Veja mais
Vendas de supermercados caem no acumulado do ano

As vendas do setor supermercadista em valores reais caíram 1,4% de janeiro a março deste ano, na compara&c...

Veja mais