Educação é a principal ferramenta contra perdas e desperdício de alimentos na cadeia de abastecimento

Leia em 2min 50s

Participantes do painel de abertura do Workshop SuperHiper destacam papel dos supermercados como agentes de conscientização e combate a um problema que gera impactos sociais, econômicos e ambientais  

 

Por Giseli Cabrini

 

 

Da esquerda para a direita: Biasi (FAO), Ana Paula (GS1), Pianez (Carrefour) e Tejon (ESPM)

 

O Workshop SuperHiper "Perdas e Ganhos" deu início à programação da 51ª edição da Convenção ABRAS 2017, na manhã desta terça-feira,12 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). Durante o evento foram apresentados dados globais sobre o impacto das perdas e do desperdício de alimentos para os supermercados, a cadeia de abastecimento e o mundo. Boas práticas e possíveis soluções para prevenir e combater o problema, que traz prejuízos sociais, econômicos e ambientais, também foram tratados.

 

"Esse é um assunto árduo, mas o que dói no coração e no bolso precisa ser tratado, pesquisado e trabalhado", disse o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, ao iniciar os trabalhos do painel "Combate ao Desperdício".

 

Embora o workshop tenha abordado diversas facetas das perdas e do desperdício de alimentos, a conclusão é que o problema só será contornado a partir de ações que promovam a educação e o conhecimento sobre o tema dentro da sociedade e não apenas no âmbito dos agentes varejistas e seus parceiros.

 

"O desperdício é uma cultura tenebrosa originada da ignorância. Para mudar isso é preciso educação. Mas educar não é uma missão exclusiva da escola e da academia. Isso é papel de toda a sociedade civil organizada, incluindo o setor supermercadista", afirmou o moderador do painel e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), José Luiz Tejon.

 

Segundo dados apresentados pelo oficial de programas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Carlos Biasi, infelizmente, o Brasil é um dos dez países que mais descartam alimentos em todo o mundo. Ainda que 50% do desperdício aconteça nas etapas de manuseio e transporte, 10% concentram-se nos mercados e nas casas. Daí a importância do setor supermercadista em atuar como um disseminador de ações educativas voltadas, principalmente, ao consumidor.

 

A gerente de engajamento e projetos setoriais da GS1 Brasil, Ana Paula Maniero, falou sobre a importância que a adoção de padrões abertos e globais traz para a cadeia de abastecimento, no sentido de prevenir e combater perdas ao promover a identificação e a codificação dos produtos. Além disso, esses padrões permitem aprimorar a comunicação entre os agentes da cadeia de abastecimento, facilitando a solução dos gargalos existentes e funcionando como ferramenta de disseminação do conhecimento.

 

Por sua vez, o diretor de sustentabilidade e responsabilidade social do grupo Carrefour, Paulo Pianez, detalhou, sob o ponto de vista operacional, como funciona a plataforma de gestão integrada de combate ao desperdício que a rede adotou no Brasil há quatro anos. Um dos principais pilares dessa plataforma é o canal ‘Consumo Consciente', que tem o objetivo de incentivar e orientar os consumidores sobre como aproveitar, ao máximo, os alimentos, evitando o desperdício dentro de casa.

 

 


Veja também

Perdas nos supermercados brasileiros equivalem a “empresa” que ocuparia o 5º lugar no Ranking Abras

Índice de perdas verificado em 2016 foi de 2,28% em relação ao faturamento bruto, ou seja, cerca de...

Veja mais
Tecnologia, educação e parcerias são estratégias para virar o jogo das perdas

Bloco do Conhecimento, que encerrou manhã de debates do Workshop SuperHiper, propôs soluções ...

Veja mais
Supermercados registram R$ 7 bilhões em perdas em 2016

Coletiva de imprensa na Convenção ABRAS 2017   Presidente da ABRAS João Sa...

Veja mais
Cenário econômico impulsiona novas expectativas de consumidores e empresários

   Coletiva de imprensa na Convenção ABRAS 2017   O cenário eco...

Veja mais
Convenção ABRAS 2017 começa amanhã em Atibaia

  Começa amanhã (12) a 51ª edição da Convenção ABRAS no Bourbon Con...

Veja mais
ABRAS divulga perdas nos supermercados e Índice de Confiança do Supermercadista

      Na próxima terça-feira, 12 de setembro, às 11h30, a Associaçã...

Veja mais
51ª Convenção ABRAS traz Workshop SuperHiper - Perdas e Ganhos

   No primeiro dia da 51ª Convenção ABRAS, 12/9, das 9h às 18h, ser...

Veja mais
51ªConvenção ABRAS começa na próxima terça-feira em Atibaia

        De 12 a 14 de setembro, líderes supermercadistas de todo o Brasil estarã...

Veja mais
Convenção 2017 trará palestrantes internacionais da Sonae e Spar

  A 51ª Convenção ABRAS, que acontece de 12 a 14 de setembro, em Atibaia (SP), ...

Veja mais