Convenção ABRAS 2017 debate toque feminino na gestão dos supermercados

Leia em 2min

Por Marcelo Xavier

 

Bloco abordou temas importantes para os supermercados, que podem contribuir para o crescimento de uma empresa 

 

A penúltima atração do dia (13)  da 51ª Convenção ABRAS foi o Bloco do Conhecimento "Supermercado 2.0 – Quebrando Paradigmas do Setor", que abordou temas importantes para as empresas supermercadistas e que podem contribuir para o crescimento de uma empresa mesmo num cenário econômico adverso.


A Country Manager da Kantar Worldpanel no Brasil, Patricia Beber, abordou o tema da participação das mulheres no mercado de trabalho e o poder decisório de compras em supermercado. Em 1980, as mulheres representavam 16% dos chefes de família. Hoje, esse número é de 40%, o que deixa o cenário de compras mais amplo e cria muitas oportunidades.

 

Com dados importantes para o setor, Patricia mostrou que as mulheres, quando vão às compras sozinhas, gastam mais do que quando vão acompanhadas pelos maridos e/ou filhos, pois, sozinhas, elas tendem a gastar menos com commodities e investir mais em produtos sofisticados. O pensamento "eu mereço" faz com que elas gastem 89% a mais nos produtos pessoais quando estão sós do que o fazem acompanhadas.


A gerente de RH e Áreas Parceiras de Negócios da Prezunic, Ana Bahrens, falou sobre a importância de ter práticas corporativas alinhadas aos valores da empresa e sobre como uma liderança próxima, o trabalho em equipe e as oportunidades de carreira contribuem para o crescimento do negócio. Ela ainda destacou a relevância de a liderança ser inspiradora, do respeito à diversidade de gênero, da comunicação transparente e outros atributos da liderança que pressupõem a valorização da equipe.


A sócia-fundadora do Grupo Carvalho, Van Fernandes, contou a história de criação do grupo, sua participação na construção da empresa e os desafios que teve nessa trajetória de mais de 30 anos. A persistência e a preparação foram fundamentais para que, hoje, o Carvalho tenha 47 lojas no Piauí e Maranhão e fature R$ 1,75 bilhão. Van comentou que sua experiência a ensinou que um dos segredos para as mulheres obterem sucesso em cargos de liderança é o cultivo à coragem e ao destemor frente aos desafios.

 

 


Veja também

GS1 Brasil detalha nível de automação do comércio brasileiro na Convenção ABRAS

*Roberto Nunes      Gerente da área de Educação da GS1, Fl&aac...

Veja mais
Responsabilidade Social é debatida na Convenção ABRAS 2017

Por Giseli Cabrini          Além de fomentar uma nova soc...

Veja mais
Otimismo marca a abertura da Convenção ABRAS 2017

A abertura oficial da Convenção ABRAS 2017 reuniu mais 700 líderes do setor supermercadista na noit...

Veja mais
Painel da 51ª Convenção ABRAS traz impactos da modernização trabalhista no setor

Por Giseli Cabrini        Liberdade com proteção. Essa...

Veja mais
Bruno Marsillac destaca sintonia entre varejo e indústria para satisfazer o freguês

Por Marcelo Xavier   O vice-presidente de Autosserviço da Ambev, Bruno Marsillac, foi uma das estrelas do ...

Veja mais
Engajamento e eficiência como cultura corporativa

Por Marcelo Xavier   Head de cafeterias do Sonae, rede varejista portuguesa, Nuno Almeida mostrou como lidou com ...

Veja mais
Abertura da 51ª Convenção ABRAS reúne lideranças políticas e empresariais em Atibaia

Cerimônia de abertura da 51ª Convenção ABRAS    Presidente da ABR...

Veja mais
Brasileiro está mais preocupado com meio ambiente e bem-estar

   Felipe Mendes, da GfK   A primeira palestra realizada na Convenção ...

Veja mais
Da estrutura organizacional à estratégia de promoção: as possibilidades de prevenção

Os palestrantes trouxeram exemplos de ações de preveção de perdas que vão desde a ela...

Veja mais