Campanha da ASBRA e MPDFT reforça direito do idoso a atendimento preferencial imediato

Leia em 2min

 
Você sabia que os idosos têm direito a atendimento imediato em todos caixas de estabelecimentos comerciais? Essa garantia está no Estatuto do Idoso, mas nem sempre é respeitada. Pensando nisso, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em parceria com a Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA) e o Sindicato dos Supermercados do DF (Sindsuper), desenvolveu a campanha educativa "Ceda a vez para a gentileza".

 

Segundo o presidente da ASBRA, Antonio Tadeu Peron, o objetivo é resgatar valores que foram deixados para trás. "Queremos retomar esse bom costume para que o idoso se sinta mais valorizado por meio de um atendimento rápido e efetivo em qualquer caixa", destacou.


A promotora de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa, Sandra Julião, ressaltou que a campanha visa diminuir o tempo de espera dos idosos e a conscientizar toda a sociedade para o cumprimento da lei. "Para sermos um país desenvolvido, temos que tratar muito bem os idosos", disse.


Direito assegurado

A campanha surgiu a partir de reclamações recebidas na Promotoria Justiça da Pessoa Idosa (Projid) sobre a demora no atendimento nos caixas de atendimento preferencial nos supermercados. A ASBRA foi chamada ao MPDFT e o resultado foi um acordo para a produção da campanha educativa. A agência de publicidade foi contratada pela associação.


Para Aldemita de Oliveira, de 86 anos, a campanha é de extrema importância. "Quanto mais divulgação dos nossos direitos, melhor. Infelizmente, as pessoas ainda têm muito preconceito com o idoso", disse. Maria Gassne, de 62 anos, acredita que a sociedade precisa desse tipo de iniciativa para ceder a vez aos idosos. "É questão de educação. Primeiro os mais velhos, depois os mais novos", ressaltou.


Peron afirma que os supermercados vão continuar oferecendo um caixa para o atendimento especializado, mas toda a sociedade tem de ter a sensibilidade de ceder a vez para os mais velhos. Além disso, os estabelecimentos associados disponibilizarão equipes para orientar a população.


A promotora de Justiça explica que o caixa especializado tem funcionários capacitados para o atendimento preferencial. "Apesar disso, os idosos podem, por direito, ser atendidos preferencialmente em qualquer caixa do estabelecimento", reforçou Sandra Julião.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASBRA/MPDFT


Veja também

SuperNorte começa hoje em Belém

  A 20ª edição da SuperNorte - Convenção de Supermercados e Forne...

Veja mais
ABRAS promove Jantar do Dia Nacional do Supermercado no dia 8/11

       A ABRAS realiza no dia 8 de novembro, às 19h, jantar para celebra...

Veja mais
Vendas em supermercados crescem 0,25% em agosto, diz Abras

Os supermercados brasileiros registraram crescimento real de 0,25% nas vendas em agosto na comparação com ...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados caem 1,91% em agosto, diz Abras

São Paulo – As vendas reais do setor supermercadista brasileiro subiram 0,25 por cento em agosto ante mesmo...

Veja mais
Vendas em supermercados crescem 0,25% em agosto, diz Abras

Os supermercados brasileiros registraram crescimento real de 0,25% nas vendas em agosto na comparação com ...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados sobem 0,25% em agosto ante mesmo período do ano passado, diz Abras

As vendas reais do setor supermercadista brasileiro subiram 0,25 por cento em agosto ante mesmo mês de 2016, mas c...

Veja mais
Vendas em supermercados crescem 0,25% em agosto, diz Abras

São Paulo - Os supermercados brasileiros registraram crescimento real de 0,25% nas vendas em agosto na compara&cc...

Veja mais
Vendas em supermercados crescem 0,25% em agosto, diz Abras

São Paulo - Os supermercados brasileiros registraram crescimento real de 0,25% nas vendas em agosto na compara&cc...

Veja mais
Vendas em supermercados crescem 0,25% em agosto, diz Abras

Os supermercados brasileiros registraram crescimento real de 0,25% nas vendas em agosto na comparação com ...

Veja mais