Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

19/03/2018 14:46 - Nielsen divulga dinâmica das promoções no varejo na Convenção ABRAS

 
 
Em 2017, o aumento das vendas por meio da redução temporária de preço ocorreu em todos os mercados auditados pela Nielsen. Entretanto, o consumidor tem a percepção dessa realidade em menor proporção, ou seja, compraria o produto mesmo não sendo subsidiado, de acordo com estudo apresentado hoje (19)  pela consultora de Tendências de Varejo da Nielsen, Ana Szasz, em coletiva de imprensa, na Convenção ABRAS, no Rio de Janeiro.

 

 

 

Dentre as categorias que aumentaram importância de redução de preço no ano passado, estão:

 

Commodities – 100%

Perecíveis – 100%

Mercearia – 78,6%

Bebidas – 71,4%

Higiene e beleza – 80,4%

Limpeza – 75,8%

 

Das categorias pesquisadas pela Nielsen, 72,1% das que tiveram desconto de preço geraram vendas incrementais. E 36% das categorias que tiveram desconto de preço teriam quedas nas vendas se não fosse pela ações promocionais. Diante deste cenário, tanto a indústria quanto o varejo devem considerar alguns pontos importantes para uma boa execução, de acordo com a Nielsen, aplicando a promoção na medida certa:

 

Duração: períodos muito longos de desconto do item podem efetivamente perder o efeito para o shopper.

 

Espaçamento: frequência em que o shopper encontra o item com desconto gera o efeito surpresa. Descontos não podem ficar “batidos”.

 

Profundidade: a profundidade ou tamanho do desconto do item está ligada à margem de contribuição e pode atrair os shoppers. 

 

O estudo da Nielsen também verificou os períodos sazonais como oportunidades para impulsionar as vendas promocionadas em algumas categorias chave. A semana black friday correspondeu a 2,8% das vendas de 2017, as categorias que mais impulsionaram vendas na data foram:

 

Autosserviço: cervejas, celulares, televisores, refrigerantes e leite asséptico.

 

Acarejo: cervejas, refrigerantes, bolachas, óleo e arroz.

 

Convenção ABRAS

A 52ª edição da Convenção ABRAS acontece de 19 a 21 de março, no Riocentro, Rio de Janeiro. O evento, considerado um dos maiores encontros de líderes supermercadistas do Brasil, traz o tema "ABRAS Essencial", e debaterá a essencialidade do setor supermercadista no País. A programação inclui palestras nacionais e internacionais, Bloco do Conhecimento, além da ABRASTECH - Feira e Exposição de Tecnologia, com tendências e soluções para o autosserviço.

Este ano, a Convenção ABRAS será realizada em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), durante a 30ª edição da Super Rio Expofood.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Nielsen/ABRAS

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

11/10/2019 11:21 - Rastreabilidade: produção e consumo responsável de alimentos
10/10/2019 19:25 - 13 empresas conquistam o Prêmio AFRAC de Excelência 2019
10/10/2019 14:58 - Governo destaca potencial do setor supermercadista na SuperNorte 2019
10/10/2019 11:19 - Integrantes da UNECS participam de reunião na capital paulista
10/10/2019 11:13 - Presidente da CNA participa de debate no congresso das mulheres do agro
08/10/2019 16:13 - Inscrições abertas para o prêmio Dove e Abras - Mulheres que Inspiram no Varejo
08/10/2019 12:51 - Representantes da UNECS se reúnem com secretário especial da Previdência Social
08/10/2019 12:24 - Programa de qualificação profissional gratuito é oferecido em SP
07/10/2019 14:47 - SuperNorte terá início nesta quarta-feira em Belém
04/10/2019 17:47 - Supermercadista, participe da tradicional Pesquisa de Natal da ABRAS

Veja mais >>>