Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

20/03/2018 18:44 - Um supermercado para “cada cliente”

 

Wagner Hilário, Rio de Janeiro

 


  

Jessie Doel, durante sua palestra na Convenção Abras 2018

 

Com 90 anos de história no mercado norte-americano, mais precisamente no sudeste dos Estados Unidos, a Southeastern Grocers (SG), rede multibandeiras que hoje ocupa a 5ª colocação no ranking do país, mostrou, aos principais líderes supermercadistas brasileiros, o que tem feito para aumentar suas vendas.

 

A marketing partnership da SG, Jessie Doel, durante sua palestra na Convenção Abras 2018, disse que o mercado norte-americano enfrentou inúmeros contratempos, recentemente, como deflação alimentar e redução de 15% no número de beneficiários do programa de assistência alimentar, o que se refletiu em queda de 10% no número de lojas da região nos últimos dois anos.

 

Jessie contou que a empresa trabalhou fortemente a segmentação em suas diferentes bandeiras, definindo com clareza seus públicos e trabalhando em função deles.

 

“São quatro bandeiras, com posicionamentos diferentes. A Harvey, em regiões mais urbanas, atende, principalmente, famílias negras, que integram a base da pirâmide social. Em zonas rurais, atendem famílias brancas também com baixo poder aquisitivo. A Fresco y Más é dirigida ao público hispânico, inclusive com toda a comunicação feita em espanhol. A Bi-Lo é uma loja um pouco mais sofisticada, de vizinhança, com foco em experiência de compra. No entanto, o mais alto nível de sofisticação, com grande oferta de serviços, cafeteria, sushibar etc., está no Winn Dixie, bandeira voltada ao público com alto poder aquisitivo.”

 

Contudo, essas bandeiras têm em comum, segundo Jessie, e que contribui muito para os bons desempenhos alcançados pela rede em momentos desfavoráveis, a oferta de custo-benefício e, em muitos casos, de comidas frescas e in natura. É evidente que essas preocupações têm graus diferentes e isso é o que justifica a existência de diferentes bandeiras. Porém, esses interesses não necessariamente têm a ver com poder aquisitivo. “Os hispânicos querem preço e não abrem mão de uma boa oferta de produtos frescos, perecíveis. Aliás, frutas e hortaliças, no mercado norte-americano, apresentou crescimento de 2,7% em 2017.”

 

Para exemplificar o empobrecimento da população norte-americana na região sudeste dos EUA, Jessi disse que, se antes da crise de 2008, o desenho da “pirâmide” socioeconômica da população norte-americana se assemelhava a uma ampulheta, agora, parece-se mais com um decantador. Ou seja, há um grande número de pessoas na base, evoluindo para um intenso afilamento que vai, com pequena diferença de espessura, de ponto um pouco acima da base até o topo.

 

Jessie enfatiza que, nesse cenário, o trabalho do varejo fica ainda mais complicado, porque, com o afilamento do topo da “pirâmide” e o aumento da base, a maior parte dos consumidores precisa e quer custo-benefício, o que torna a concorrência bem mais difícil em todas as camadas de consumo.

 

De olho na nova geração, a empresa tem apostado em itens orgânicos entre os produtos frescos e, na medida do possível, uso o canal on-line. “A compra, em nossas lojas, pode ser feita pela internet, mas o próprio consumidor retira os produtos na loja. Ainda não encontramos uma maneira rentável de realizar as entregas. Mas estamos trabalhando.”

 

A comunicação digital, por e-mails e outras canais, também é explorada pela empresa e, segundo Jessie, considerada fundamental para o entendimento dos clientes. “Dessa forma, conseguimos personalizar nossas ações.”

 

 

 Wagner Hilário é editor da Revista SuperHiper, publicação da ABRAS.

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

21/06/2018 10:45 - Preço do leite quase dobra no Rio de Janeiro
19/06/2018 16:52 - Abertura oficial da Exposuper 2018 reúne empresários do setor em Joinville
19/06/2018 13:23 - APAS: preços em supermercados paulistas voltam a subir em maio, mas ainda têm baixa no ano
19/06/2018 13:22 - Supermercados: Preços voltam a subir após três meses
14/06/2018 16:21 - Exposuper acontece de 19 a 21 de junho em Joinville
12/06/2018 10:55 - Reunião discute logística reversa
11/06/2018 16:26 - Sead participa de evento para fortalecer a comercialização da agricultura familiar
07/06/2018 16:13 - ABRAS participa do ASSERJ Conecta na capital fluminense
07/06/2018 11:58 - Vendas de supermercados caem em abril, diz Abras
07/06/2018 11:57 - Vendas dos supermercados acumulam alta de 1,75%

Veja mais >>>