Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

29/05/2019 15:27 - ABRAS e ABDI promovem desafio de inclusão de deficientes visuais nos supermercados


   

Presidente João Sanzovo Neto na abertura do desafio ABRAS/ABDI



Empresa JMM Tech recebendo a premiação de 1ª colocado


Empresas participantes e os jurados do desafio ABRAS/ABDI 

 

Representantes da ABRAS, ABDI e ProVa 

 

A Associação Brasileira de Supermercados e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial promoveram na noite de terça-feira (28), em São Paulo, a final do desafio ABRAS/ABDI, que escolheu uma startup, entre cinco participantes, com a melhor solução tecnológica para facilitar a experiência de compra dos deficientes visuais nas lojas supermercadistas.


O evento aconteceu no Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA), responsável pela coordenação do desafio, e contou com a presença do presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, do superintendente Marcio Milan, do editor da SuperHiper, Roberto Nunes, da gerente de Relacionamento com as Associações Estaduais, Silvana Souza, e a coordenadora de Comunicação, Natália Lima.


"O aspecto da inovação pela busca da melhor relação com o consumidor e solução de problemas através de tecnologias aproximou a ABDI e a ABRAS. Foi uma honra participar desse projeto que busca melhorar o atendimento e a acessibilidade dos nossos consumidores deficientes visuais", declara o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.


O especialista em projetos internacionais de inovação e coordenador de comércio e serviços da ABDI, Eduardo Rezende, participou do evento representando a entidade, e fez a entrega das premiações juntamente com o presidente da ABRAS. Na abertura, Rezende destacou a importância de buscar por meio de inovações tecnológicas, oferecer melhor qualidade aos deficientes visuais e na jornada de consumo.


Desafio


O desafio ABRAS/ABDI teve início em abril, com a abertura das inscrições das empresas de tecnologias, e incluiu também reunião com deficientes visuais para identificar as dificuldades encontradas na experiência de compra dentro dos supermercados, e seleção das cinco participantes finais.
Com um júri formado por representantes da ABRAS, da ABDI, do ProVa e deficientes visuais, foi realizada na noite de ontem (28), a apuração final para a escolha das startups.


De acordo com o IBGE, mais de 6,5 milhões de pessoas no Brasil apresentam alguma deficiência visual. E, segundo o presidente da ABDI, Luiz Augusto Ferreira, ampliar a acessibilidade no setor varejista, especialmente nos supermercados, que conta com 89 mil lojas em todo o país, é um grande desafio. "O percentual de deficientes visuais que sabem ler em braile é muito baixo e as novas tecnologias podem ser uma aliada importante na inclusão."


Ontem (28), foi um dia simbólico na luta pela inclusão dos pessoas com deficiência visual. Dorina Nowill faria 100 anos. Ela foi uma educadora brasileira, que ficou cega aos 17 anos, e se tornou referência no Brasil e no mundo por trabalhar intensamente para a criação e implantação de instituições, leis e campanhas em prol dos deficientes visuais. Idealizou uma fundação que leva seu nome, e que também estava presente no evento, com mais duas entidades, a Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara) e a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).


Parceria


A parceria da Associação Brasileira de Supermercados e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial foi formalizada dia 28 de março, em evento em Brasília. Na oportunidade, o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, e o presidente da ABDI, Luiz Augusto Ferreira, assinaram Acordo de Cooperação Técnica visando o desenvolvimento de ações em prol do setor, que inclui medidas que impulsionem o processo de inovação entre varejo e indústria.


Startups vencedoras


As três primeiras colocadas no desafio ABRAS/ABDI receberam uma premiação em dinheiro. A vencedora agora, irá buscar parcerias para tentar implementar o projeto no varejo.


1º - JMM Tech - Apresentou um sistema de reconhecimento de imagens, por voz, e mapeamento interno dos supermercados para guiar os deficientes visuais.

2º lugar - Inclue - Mostrou um aplicativo que funciona com três frentes: agendamento (horário para compras), treinamento dos funcionários de supermercados para atender melhor os deficientes visuais, e projetos de consultoria customizados.

3º lugar - Centésimo - Trouxe solução para mapeamento interno do supermercado, usando becons e gameficação para treinamento de funcionários.


Também participaram com seus projetos as startups: AED Tecnologia e Uniq Solutions.



Redação Portal ABRAS

Com informações da ABDI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

12/12/2019 13:30 - FCS celebra com almoço ano de conquistas e novos projetos para o Brasil
10/12/2019 17:29 - FCS encerra atividades do ano em almoço nesta quarta-feira
04/12/2019 16:09 - Setor supermercadista acumula alta de 3,48%
27/11/2019 20:38 - ABRAS apoia o Grupo BTR-Varese na NRF Retail´s Big Show 2020
27/11/2019 14:31 - ABRAS apoia redução de pena para crimes contra relações de consumo
27/11/2019 13:04 - CCJ aprova redução de pena para crimes contra relações de consumo
25/11/2019 17:31 - Nota ABRAS – Proteína Animal
20/11/2019 20:12 - Integrantes da UNECS reelegem George Pinheiro
19/11/2019 15:26 - Fundação Paulistana e Carrefour lançam curso de qualificação em varejo
18/11/2019 13:05 - Venda de medicamentos em supermercados será um avanço para o Brasil

Veja mais >>>