Mercados de vizinhança crescem em Porto Alegre

Leia em 2min 40s

Consolidar-se em segmentos dominados por grandes empresas pode não ser uma tarefa fácil. Quando se trata do setor supermercadista, então, o caminho é mais difícil. Pequenas e médias marcas locais de Porto Alegre, no entanto, encontraram caminhos percebendo a vizinhança. Na Zona Sul da Capital, por exemplo, a rede Anuar Pezzi focou seus esforços na comodidade para seus clientes ao investir no mix comercial de suas unidades.

 

Atentos às questões de deslocamento na região, a diretoria da rede optou por oferecer serviços como salão de beleza, farmácias de manipulação, lojas de roupas e academia em filiais. A opção pelo conceito store in store surgiu com o objetivo de disponibilizar experiência além do serviço tradicional dos autosserviços.

 

Esses serviços contribuem para que o cliente vá com mais frequência até nossas unidades e não apenas para fazer compras no supermercado. Acaba fidelizando o cliente", observa o proprietário do estabelecimento que dá nome para a marca, Anuar Pezzi. Com a estratégia, a empresa atingiu cinco lojas e 241 colaboradores.

 

Com 18 anos de atuação na área de expansão do setor, a coordenadora no Provar da Fundação Instituto de Administração (FIA), Renata Nieto, lembra que o modelo adotado é bastante difundido nos Estados Unidos e Europa. Conhecido como vizinhança em galeria, a configuração auxilia na permanência do cliente em loja. Aqui no Brasil, devido às condições de consumo impostas à população nos últimos 10 anos, o consumidor passou a optar cada vez mais por pequenas compras em detrimento do conhecido "rancho", o que impulsionou negócios como o de Anuar, localizado em áreas residenciais.

 

Do outro lado da cidade, na Zona Norte, a aposta da rede Supermago extrapolou o mundo físico ao criar um e-commerce (em versão site e aplicativo) que atende 43 bairros da Capital. Aqueles que preferirem não aguardar a entrega podem, inclusive, retirar as compras no drive thru localizado na avenida Ipiranga, próximo à Pucrs, em uma estratégia de cross channel. Esta é a única das cinco unidades da marca fora da Zona Norte.

 

"Por sermos menores temos menor poder de barganha em comparação com as grandes marcas junto ao fornecedor, mas temos vantagens como o conhecimento maior dos clientes e por isso investimentos em serviços", afirma a diretora da rede Patrícia Machado.

 

Patrícia observa que não é somente no mundo on-line que há pioneirismo na Supermago. A marca ficou conhecida na cidade por iniciativas como o dogparking na loja da avenida Ipiranga e Jardim Planalto, que permite tutores acomodarem animais em espaços com oferta de água, gancho para a guia e porta apropriada. Além disso, a marca investe em variação do mix de produtos, com aposta em queijos especiais.

 

O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antonio Cesa Longo, lembra que existe espaço para diferentes formatos de operação, mas, os mercados de vizinhança têm registrado crescimento acima da média, sobretudo por questões de conveniência. "O proprietário, muitas vezes, conhece o seu cliente, o chama pelo nome, dá, inclusive, uma sensação de pertencimento ao consumidor", conclui.

 

Fonte: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Grupo Pão de Açúcar usa software para padronizar cartazes

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), controlador de redes como Extra e Pão de Açúcar, ...

Veja mais
Extra Tem Descontos em Festival da Organização

 A rede de supermercados Extra realiza, até dia 13 de fevereiro, a Festa da Limpeza e Organizaç&atild...

Veja mais
Supermercados BH chega ao Sul de Minas

O Supermercados BH continua seu avanço no interior e agora alcança espaço no Sul de Minas. A empres...

Veja mais
Carrefour anuncia unidade de negócios online

O Carrefour Brasil anunciou na sexta-feira (01) a criação de uma nova unidade de negócios, o Carref...

Veja mais
Grupo Carrefour Brasil acelera transformação digital

O Grupo Carrefour Brasil divulga que, em movimento voltado a acelerar a transformação digital e alcan&cced...

Veja mais
Bretas reinaugura a loja de Pirapora unindo o preço do atacado à comodidade do varejo

  Moradores de Pirapora vão ganhar uma loja Bretas Atacarejo, mais moderna ...

Veja mais
Nas nuvens com supermercados, GPA mira recuperação da Via Varejo

O presidente do GPA (grupo que controla redes como Pão de Açúcar, Casas Bahia e Ponto Frio), Peter ...

Veja mais
Atacadão inaugura segunda unidade de autosserviço em maringá

O Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas e com abrangência nacional, inaugura...

Veja mais
Carrefour investe em potencial de supermercados regionais

O setor supermercadista brasileiro tem um modelo de loja protagonista em termos de crescimento. Os supermercados regiona...

Veja mais