Carrefour foi a rede varejista que melhor rastreou alimentos no brasil em 2018

Leia em 3min

Pelo quarto ano consecutivo, o Carrefour recebeu da Associação Brasileira de Supermercados o Prêmio Rama na categoria Varejo, durante a apresentação do balanço anual do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama). Signatário desde outubro de 2014, o Carrefour recebeu o reconhecimento pelo amplo monitoramento de fornecedores e pela transparência adotada na comunicação da iniciativa aos seus clientes.

 

Em 2018, o Carrefour rastreou 100% dos itens da sua marca própria, que inclui também os produtos que recebem o selo Sabor & Qualidade. Em relação aos demais produtos comercializados pela rede, que não incluem a marca Carrefour, a adesão dos fornecedores chegou a 84%. Porém, ao considerar todo o quadro de fornecedores da rede, 95% aderiram ao programa.

 

Desenvolvido pela Abras em 2011, em parceria com a empresa Paripassu, o programa Rama promove o rastreamento e monitoramento de defensivos agrícolas em frutas, legumes e verduras, garantindo que a aplicação dos mesmos não esteja acima do nível permitido por lei. Com 56 redes varejistas participantes e 745 fornecedores, o programa possui dois pilares de atuação: rastreabilidade de todos os fornecedores cadastrados pelas empresas participantes e o monitoramento do nível de agrotóxico nos produtos.

 

No ano passado, de acordo com a Abras, foram analisadas 612 amostras de 92 produtos e o índice geral de conformidade do programa atingiu 82% Os resultados são obtidos por meio de análises técnicas da quantidade de resíduos em amostras coletadas e os dados são disponibilizados por meio de um portal para que produtores/fornecedores e supermercadistas monitorem os produtos continuamente. Além disso, o consumidor pode rastrear os alimentos por meio do QR Code presente nas embalagens ou mesmo do portal do Rama.

 

Desde que passou a integrar o programa, a área de Segurança Alimentar do Carrefour coletou amostras de diversos fornecedores pelo país. Atualmente, todos aqueles que integram a marca própria da rede ou que recebem o selo Sabor & Qualidade já seguem as diretrizes do Rama. A adesão ao programa e demais práticas da companhia estão alinhadas ao plano Carrefour 2022, divulgado em janeiro de 2018 pelo Grupo Carrefour, que tem como uma de suas principais ambições para os próximos cinco anos ampliar a oferta de alimentos de qualidade, confiáveis, acessíveis e a um preço justo.

 

“Cada vez mais as pessoas desejam consumir de forma mais saudável e mais sustentável, tanto para o bem de sua saúde, como para a preservação do planeta. Para atender essa crescente demanda por informações e padrões de qualidade impecáveis sobre os produtos, o Grupo Carrefour vai liderar esse movimento global, permitindo que os nossos clientes consumam melhor todos os dias”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. “Diante desse objetivo, a adesão ao Rama possibilitou, há alguns anos, fortalecer ainda mais os processos de controle e rastreabilidade no Carrefour, a partir do estímulo e  capacitação dos nossos fornecedores sobre as melhores práticas de produção”, destaca o executivo.

 

Além do Rama, o Carrefour conta com outras ações de controle de qualidade dos alimentos que comercializa. O programa Sabor & Qualidade, implantado no Brasil há 16 anos, atesta o compromisso da companhia em acompanhar e oferecer a possibilidade do cliente saber a trajetória do alimento desde a sua produção. Além disso, todos os itens da marca Carrefour passam por rígidos padrões de segurança alimentar, testes laboratoriais e auditoria social, o que garante a alta qualidade e procedência dos produtos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour


Veja também

Páscoa: Prezunic espera vender 70 toneladas de chocolate em 2019

     Entre os principais lançamentos da temporada destacam-se os produto...

Veja mais
O Coelho Quer Crescer

A Coop - Cooperativa de Consumo, que espera um crescimento de 11% em vendas de ovos de Páscoa, como revelado com ...

Veja mais
Carrefour acelera transformação digital e apresenta Carina, sua nova assistente virtual

O Grupo Carrefour Brasil está em contínuo movimento para acelerar a transformação digital e ...

Veja mais
Mais Kits em Mais Lojas

O supermercadista também aumenta a comercialização dos kits Cheftime para mais lojas do Estado de S...

Veja mais
Solução Digital

O Walmart e o Google fecharam uma parceria para oferecer um serviço de compras por comando de voz, através...

Veja mais
Carrefour apoia nova exposição do Museu do Amanhã que discute o futuro da alimentação

Com o desafio de levar o público a refletir sobre possíveis soluções para alimentar 10 bilh&...

Veja mais
Alta de Dois Dígitos

Em virtude da crescente demanda para a Páscoa, as redes Extra e Pão de Açúcar esperam increm...

Veja mais
Para Aquecer as Vendas

A rede carioca Supermercados Mundial, com 19 lojas, aposta na pré-pascoa para aquecer as vendas. De acordo com a ...

Veja mais
Destaque para Itens Sazonais

A rede Extra instalou lojas de Páscoa, com o formato pitstop, em dez hipermercados localizados na Grande Sã...

Veja mais