Autoatendimento: um caminho sem volta

Leia em 2min 20s

A tecnologia é uma grande aliada das pessoas ao trazer praticidade. Ações cotidianas como ir ao supermercado, utilizar o transporte público ou até mesmo pagar o estacionamento têm se tornado mais ágeis e seguras por meio de um sistema que ganha mais adeptos: o autoatendimento. Consultorias apontam que mais de 60% dos brasileiros pretendem utilizar este recurso nos próximos anos. Trata-se de um hábito conveniente e eficaz que agiliza a rotina de diversos setores.

 

Empresas do segmento devem manter-se atentas ao cenário atual para criar soluções inovadoras que respondam às demandas desta transformação digital. Organizações como o Grupo Digicon, formado pelas companhias gaúchas Perto e Digicon, ganham destaque ao apresentar tecnologias que integram diferentes funções em plataformas inteligentes e sustentáveis.

 

São várias as demandas presentes no cotidiano, a exemplo do pagamento de estacionamentos, que requer praticidade e segurança. Através de pesquisas, a Digicon desenvolveu um equipamento voltado à questão, incorporando outros serviços, como recarga de telefone e de cartões de transporte público. Além de aceitar moedas e cartões de crédito ou débito, o Terminal de Autoatendimento para Mobilidade Urbana agrega funções e preserva o meio ambiente, pois funciona com energia solar.

 

Nota-se que o setor dos transportes é um dos principais beneficiados pelo conceito do autoatendimento. No Metrô, acostumamos a ver terminais que recebem pagamentos em diferentes espécies e que, agora, facilitam o troco. Equipamentos como o PayStation, da Perto, contribuem nesta função e integram diferentes sistemas modais, como fluviário e rodoviário, ao emitir e recarregar cartões-bilhetes de transporte.

 

Nos aeroportos, as filas de check-in foram reduzidas a partir do autoatendimento. A solução PertoKiosk, por exemplo, permite a consulta, leitura de cartão, pagamento, impressão, entre outros recursos. As tecnologias também contribuem na segurança no tráfego de usuários.

 

O sistema dFlow, criado pela Digicon, traz o moderno conceito de SBG (Self Boarding Gate), no qual o próprio passageiro passa o seu cartão de embarque para ser validado e poder acessar a área restrita do terminal.

 

Até dentro dos supermercados, a espera nos caixas estão com os dias contados. Alguns estabelecimentos já adotam alternativas para diminuir filas, principalmente de usuários que compram poucos produtos.

 

Nesta linha, a Perto desenvolveu um caixa Self-Chekout (autoatendimento, em inglês), onde o próprio cliente confere preços dos produtos, os registra e realiza o pagamento.

 

Eis alguns exemplos de como esse tipo de solução pode trazer praticidade e como companhias, a exemplo do Grupo Digicon, têm olhado para o futuro. A população já se mostra acostumada com essas novas tecnologias que vieram a fim de melhorar os serviços a usuários e empresas no país.

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 


Veja também

Com comércio de eletrônicos, Amazon finca os pés no Brasil

São Paulo - O setor de marketplaces, que vem crescendo 25% ao ano, ganha hoje mais um player de peso. A Amazon, q...

Veja mais
Magazine Luiza começa a vender produtos de limpeza, higiene e beleza na Internet

Saõ Paulo - O Magazine Luiza vai começar a vender produtos de limpeza, higiene pessoal e beleza, entre out...

Veja mais
Comércio eletrônico paulista fatura R$3,76 bi no 2º tri, diz FecomercioSP

São Paulo - O comércio eletrônico paulista teve seu maior faturamento para um segundo trimestre desd...

Veja mais
Johnson Controls lançou solução que reduz consumo de energia na Convenção ABRAS

A Johnson Controls, líder global em múltiplas indústrias e diversificadas tecnologias, apresentou s...

Veja mais
Preço em loja virtual recua 5% em um ano

Os preços do comércio eletrônico caíram 5,55% em agosto, sobre um ano antes, maior queda desd...

Veja mais
Convenção ABRAS: OKI Brasil traz tecnologias para conveniência do consumidor e empresa

Para lidar com um consumidor antenado, cada vez mais exigente, que quer rapidez e serviço de alto nível, o...

Veja mais
Visual Mix marca presença na 7º Exposição e Feira de Tecnologia da Convenção ABRAS

Um dos principais nomes em tecnologia para o varejo no Brasil, a Visual Mix estará presente na 7º ediç...

Veja mais
Seal Sistemas aposta na mobilidade, gestão, e produtividade na Convenção ABRAS 2017

A Seal Sistemas, integradora de soluções especializada em computação móvel e captura ...

Veja mais
Varejo on-line perde R$ 11 bi com compra cancelada por frete alto

São Paulo - O alto custo do frete no comércio eletrônico tem gerado perdas significativas aos lojist...

Veja mais