Consinco busca startups inovadoras para projeto de expansão

Leia em 4min 40s

O Grupo Consinco, líder no fornecimento de sistemas de gestão para o atacado e o varejo alimentar do Brasil, criou um programa de inovação corporativa, batizado de Consinco Retail Lab, para atrair e selecionar startups inovadoras e empresas em estágio mais avançado de maturidade. O projeto será operado pelo Sevna, aceleradora de startups do interior de São Paulo, e tem como objetivo mapear iniciativas que possam agregar mais valor às soluções da marca Consinco e aos produtos e serviços oferecidos aos clientes. As inscrições para a seleção de empresas que participarão do programa podem ser feitas no período entre 18 de junho e 15 de agosto. As candidaturas devem ser submetidas por meio do formulário disponível no site https://retaillab.consinco.com.br/.

 

O objetivo do Consinco Retail Lab é selecionar empresas e startups de todo o País e também do exterior com projetos e soluções desenvolvidos para o atacado de autosserviço e para o varejo supermercadista. Iniciativas para o varejo farmacêutico e de higiene pessoal e beleza, onde a Consinco tem presença, serão também avaliadas. Embora o processo de seleção receba inscrições de empresas em todos os estágios de maturidade, a Consinco ressalta que o programa deve priorizar, nessa primeira edição, empresas com modelos de negócio já validados e que possuam carteira de clientes em operação.


A iniciativa do Grupo Consinco visa permitir a sua base de clientes acessar novas tecnologias que tragam soluções imediatas às necessidades do varejo. "Vamos escolher as melhores empresas, com o objetivo de levar alto grau de inovação ao mercado, dispostas a enfrentar os desafios do setor supermercadista, cada vez mais pressionado pelos clientes para oferecer facilidade, comodidade e segurança na experiência de compra", explica João Giacomassi, gerente de Produtos da Consinco e responsável pelo programa de inovação.


Programa


Com a expectativa de receber cerca de 200 inscrições de negócios, a Consinco e o Sevna devem selecionar até seis empresas para participar da primeira edição do programa de inovação corporativa, que será conduzido em cinco fases a serem concluídas até novembro. Após a etapa de inscrição, as empresas passarão pelo processo de pré-seleção e serão avaliadas com base em três critérios: time de empreendedores, solução inovadora e capacidade de desenvolvimento.


As melhores qualificadas seguirão para a terceira fase e serão avaliadas por uma equipe formada por executivos da Consinco e profissionais do varejo. Os empreendedores vão apresentar suas inovações durante um pitch de negócios. As iniciativas aprovadas na primeira edição do Consinco Retail Lab serão anunciadas na quarta fase, no dia 2 de setembro. A última etapa envolve a implementação das iniciativas selecionadas em clientes Consinco.


Segundo Giacomassi, ao final do processo, as empresas mais bem estruturadas, com soluções validadas em operação, poderão se tornar parceiros comerciais e explorar o canal de vendas do Grupo. A Consinco também não descarta a possibilidade de negociar a incorporação de empresas ou a compra das soluções dependendo da inovação selecionada. Desde 2016, o Grupo Consinco investe na aquisição de startups.


Uma das iniciativas foi a aquisição de um projeto de e-commerce especializado no varejo alimentar em operação em vários clientes Consinco. O projeto mais recente é o investimento na Mobne, startup de sistemas de gestão em nuvem voltada para o pequeno varejista e lojas de vizinhança, que nasceu dentro da Consinco e fez um spin off em 2018.


As startups do programa ainda podem ter a chance de participar do programa de aceleração do Sevna Startups. Desde sua criação, em 2015, 26 empresas de base tecnológica de todo o Brasil, com atuação nos segmentos de varejo, saúde, agronegócio e educação, já passaram pelos seus programas de aceleração. No total, o Sevna também investiu R$ 2,6 milhões nas empresas aceleradas. "Além de encontrar sinergia estratégica, a iniciativa visa buscar soluções aderentes aos desafios enfrentados pelos clientes da Consinco, apoiando empreendedores que buscam crescimento acelerado", destaca João Paulo Geroldo, CEO do Sevna.

 

Grupo Consinco


O Grupo Consinco é líder no fornecimento de sistemas de gestão corporativa para as maiores empresas de atacado e varejo alimentar no Brasil. A companhia tem participação societária na empresa Mobne, que atua no varejo de vizinhança, e investe em startups voltadas ao desenvolvimento de soluções para o varejo, além de ser cofundadora do Sevna. Com 28 anos de mercado, os sistemas da Consinco rodam em 2,7 mil pontos de venda, operados por mais de 70 mil usuários. A empresa utiliza modernos conceitos de inteligência empresarial e oferece soluções inovadoras para o aumento da eficiência e performance. A tecnologia Consinco está presente em 37% dos maiores supermercadistas e em 56% dos maiores atacadistas de autosserviço do País,
conforme os rankings da Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS) e da Revista SA Varejo.


Sevna Startups


O Sevna Startups nasceu do Instituto Sevna, um instituto sem fins lucrativos fundado em 2011 por empreendedores de 10 empresas da área de tecnologia da informação, como a própria Consinco. O Sevna Startups é um agente de inovação que possui diversos programas de aceleração de startups. Com sede no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto (SP), é a primeira aceleradora do Brasil a fazer parte da GAN (Global Accelerator Network). A aceleradora iniciou sua operação em 2015 e já promoveu seis ciclos de aceleração completos. O Sevna Startups reúne atualmente um portfólio de 26 startups, cujo valor está estimado em R$ 88 milhões.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Consinco


Veja também

Pais Impulsionam o Online

O comércio eletrônico deverá faturar R$ 2,4 bilhões no Dia dos Pais, celebrado em 11 de agost...

Veja mais
Aplicativos e meios de pagamentos digitais impulsionaram o e-commerce no 1º semestre

O e-commerce brasileiro fechou o primeiro semestre de 2019 arrecadando R$ 36,4 bilhões, segundo dados da E-Consul...

Veja mais
Por que mulheres e jovens farão o e-commerce crescer no Brasil

Encontrar quem tenha feito mais de duas compras pela internet neste ano ainda é raro no Brasil, mas um pouco mais...

Veja mais
Problema em transação é motivo para 71% da geração Z abandonar carrinho

A pesquisa Retail Reimagined da plataforma de pagamentos Adyen analisou os hábitos de consumo da geraç&ati...

Veja mais
Comércio eletrônico espera faturar R$ 2,55 bilhões

O comércio eletrônico deve movimentar R$ 2,55 no Dia dos Pais, de acordo com previsão da Associa&cce...

Veja mais
92% dos consumidores sentem-se seguros ao comprar no e-commerce brasileiro

Os consumidores sentem-se seguros ao comprar online e as empresas estão investindo cada vez mais na seguran&ccedi...

Veja mais
"Nova Black Friday" em setembro deve aproveitar FGTS e chacoalhar o varejo

O plano do governo brasileiro de criar uma “Black Friday” nacional de uma semana, apelidada de “Semana...

Veja mais
Metade dos jovens brasileiros prefere comprar na loja física, mostra pesquisa

  Uma pesquisa da Ayden, plataforma de pagamentos, feita com jovens de 12 países mostrou que os brasileiros...

Veja mais
Inteligência Artificial automatiza gestão de supermercados

Os supermercados brasileiros estão cada vez mais conectados e a Inteligência Artificial pode ser usada como...

Veja mais