Faturamento do comércio eletrônico paulista avança 10,5% no primeiro semestre

Leia em 3min

As vendas do comércio eletrônico no Estado de são paulo registraram alta de 11,1% no segundo trimestre de 2019 – em relação ao mesmo período de 2018 –, com um faturamento real de R$ 4,67 bilhões. Nos seis primeiros meses do ano, o avanço foi de 10,5%, de acordo com a   Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE), elaborada pela Entidade em parceria com a Ebit/Nielsen.

 

De acordo com a assessoria econômica da FercomercioSP, o desempenho do varejo online tem sido melhor do que o do varejo físico. Contudo, a Instituição acredita que seja necessário aprimorar a infraestrutura para que os marketplaces funcionem melhor. O controle para redução de fraudes no sistema, principalmente em relação aos meios de pagamentos, é uma das sugestões para os empresários.

 

No segundo trimestre de 2019, os bens duráveis seguiram na liderança do faturamento do setor, concentrando 64,3% das receitas e com um tíquete médio de R$ 605,76. O comércio de bens semiduráveis representou 20,3% das vendas, com um valor médio de R$ 197,82. Já os não duráveis tiveram uma parcela de 15,4% do faturamento, com tíquete médio de R$ 211,75. Os pedidos das vendas online atingiram 13 milhões no mesmo período. A participação das vendas no varejo paulista ficou em 2,6%, praticamente estável ante os 2,7% % do primeiro trimestre, com tíquete médio de R$ 355,15.

 

Os resultados revelam boas expectativas para o fechamento do ano. Em 2018, houve um avanço de 4,2% no acumulado do ano e já chegou a 10,5% no primeiro semestre.

 

Capital

 

O faturamento real do comércio eletrônico na capital avançou 14,9% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo R$ 1,8 bilhões. Em relação ao trimestre anterior, a alta foi de 6,5%. O número de pedidos superou 5,4 milhões, com tíquete médio de R$ 336,21. A participação da capital no e-commerce em relação ao faturamento total do varejo foi de 3,3%. Quanto ao acumulado do ano, houve alta de 12,4%.

 

Nota metodológica

 

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE) é realizada trimestralmente pela fecomerciosp a partir de informações fornecidas pela Ebit|Nielsen. Além dos dados de faturamento real, número de pedidos, tíquete médio, a pesquisa permite mensurar a participação do comércio eletrônico nas vendas totais do varejo paulista. As informações são segmentadas em 16 regiões que englobam todos os 645 municípios paulistas e abrangem todas as atividades varejistas constantes do código CNAE 2.0.

 

Em 2018, a PCCE passou a trazer também informações sobre as vendas de três categorias de bens de consumo: duráveis, semiduráveis e não duráveis. Entre os bens duráveis estão automóveis e veículos, Blu-ray, brinquedos, casa e decoração, CDs, colecionáveis, construção e ferramentas, discos de vinil, DVDs, eletrodomésticos, eletrônicos, fotografia, games, informática, instrumentos musicais, joias e relógios, telefonia e celulares. Os semiduráveis são compostos por itens de arte e antiguidade, artigos religiosos, bebês e cia, eSPorte e lazer, indústria, comércio e negócios, livros, moda e acessórios, natal, papelaria e escritório. Já entre os não duráveis estão: alimentos e bebidas, assinaturas e revistas, perfumaria e cosméticos, petshop, saúde, serviços, sexshop e tabacaria.

 

Sobre a fecomerciosp

 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de são paulo (fecomerciosp) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 136 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Fonte: Jornal Contábil


Veja também

Black Friday ‘b’ impulsiona e-commerce

Ao longo do primeiro semestre de 2019, o mês de março (com 18,2% do share) surpreendeu e encostou nas venda...

Veja mais
Idosos estão cada dia mais conectados, diz pesquisa

Os idosos brasileiros estão usando cada vez mais a internet para pesquisar preços, mandar mensagens, fazer...

Veja mais
Black Friday: você já está preparado?

Temos aproximadamente três meses para a Black Friday. Você já começou a se preparar? A data, q...

Veja mais
92% dos clientes voltam a comprar quando passam por uma boa experiência de troca

A Ebit, que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores, realizou um levant...

Veja mais
97% dos consumidores pesquisam no e-commerce antes de visitar lojas físicas

A crescente integração entre os meios online e off-line tem acabado com as diferenciações ma...

Veja mais
Seis em cada dez internautas fizeram compras em aplicativos de loja

Os brasileiros vêm se rendendo, cada vez mais, às compras de produtos e serviços por meio de smartph...

Veja mais
Uma vitrine para o e-commerce

O Brasil tem hoje quase 90 mil lojas virtuais, que devem encerrar 2019 com um faturamento somado de R$ 80 bilhões...

Veja mais
Mais de 80% dos varejistas pretendem usar apps e QR Codes como meios de pagamento

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) estima que mais de 80% dos varejistas pretendem adotar aplicativos e Q...

Veja mais
Entrega em 24 horas é a nova cereja do bolo

Em busca do equilíbrio entre o tempo de distribuição do pedido e o preço final da mercadoria...

Veja mais