Confiança do consumidor avança em janeiro

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A confiança do consumidor do Brasil subiu pelo segundo mês consecutivo e fechou janeiro no maior patamar em quase três anos, com a forte melhora na percepção das condições atuais, de acordo com o indicador da Thomson Reuters/Ipsos.

 

O Índice Primário de Sentimento do Consumidor (PCSI, nasigla em inglês) avançou 4,5 pontos percentuais na comparação com dezembro e foi a 45,6 pontos. Trata-se do maior nível desde fevereiro de 2015, quando ficou em 45,8 pontos.

 

Com aumento de 8,2 pontos, o subíndice que mede as condições atuais, que mensura as finanças pessoais dos brasileiros, chegou a 39,4 pontos em janeiro na comparação com o mês anterior. Com alta de 7,3 pontos, a 48,6 pontos, o subíndice de percepção sobre o ambiente de investimentos teve o segundo maior crescimento no período.

 

Já o subíndice de confiança relacionado ao mercado de trabalho, que avalia segurança no emprego atual e perspectivas para o futuro, subiu 3,3 pontos percentuais, marcando 36 pontos em janeiro.

 

Expectativas

 

De acordo com o levantamento, o subíndice de expectativas foi o único a ficar estável, em 63,5 pontos, neste mês. A inflação e os juros menores, junto com a lenta recuperação do mercado de trabalho no País, tem ajudado a melhorar a confiança dos consumidores.

 

Fonte: DCI e Reuters

 

 


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