Mais brasileiros comprarão presente para as mães

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Neste ano, mais brasileiros comprarão presentes de Dias das Mães. Segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 51% dos consumidores têm intenção de presentear as mães, contra 47% na sondagem de 2017.

 

Os que não deverão comprar somaram 46%, ante 49% em 2017. Já dos entrevistados 4% não sabem ou não responderam (3% na pesquisa passada). “Mesmo que o frio não venha até o Dia das Mães, as áreas de vestuário e calçados serão as mais beneficiadas. São os produtos que lideram a lista de presentes na pesquisa”, diz o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.

 

O levantamento mostra que, do universo de brasileiros que presenteará as mães, 39% vão optar por roupa, sapato, bolsa ou acessórios, um aumento em relação a 2017 (34%). Com 22% da preferência, o setor de acessórios (como joia, bijuteria, perfume e cosmético) fica em segundo lugar no ranking de presentes; ano passado, eram 23%.

 

A parcela de indecisos aumentou de 26% na pesquisa do ano passado para 29% na sondagem de 2018. “Isso reforça a ideia de que é essencial que os lojistas façam liquidações, promoções e divulguem boas ofertas, para atrair a atenção desses consumidores que ainda não sabem o que vão comprar”, aconselha Burti.

 

Na terceira posição as flores e os eletrodomésticos ficaram empatados com 6% cada setor. O detalhe é que, enquanto as flores caíram em relação ao ano passado (9%), a segunda categoria cresceu em 2017, 4% dos ouvidos pretendiam adquirir eletrodoméstico.

 

Isso significa que a melhora da conjuntura econômica propiciou juros mais baixos e prazos mais longos, colocando os itens de maior valor de volta à cesta de compras dos brasileiros neste Dia das Mães.

 

Reforça essa tendência a queda dos “presentinhos”: chocolate e bombom, que era a predileção de 2% dos entrevistados em 2017, desta vez ficou em 0%. “O consumidor está propenso a gastar um pouco mais neste Dia das Mães”, conclui o presidente da ACSP. A pesquisa foi feita pelo Instituto Ipsos em todas as regiões do Brasil entre os dias 1º e 15 de abril.

 

Outra pesquisa, desta vez levantada pelo Ibope, aponta que as lojas de rua serão procuradas por 71% da população na hora de comprar esses presentes, sobretudo pelos moradores de cidades pequenas (até 50 mil habitantes). Os shoppings são mencionados por 21% e sobem para 34% quando considerados apenas os municípios com mais de 500 mil moradores. As compras pela internet serão uma escolha somente para 9% dos brasileiros.

 

Fonte: DCI


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