70% dos lojistas acham que economia está pior

Leia em 3min

As decepções com a atual situação da economia brasileira, somada à incerteza trazida pelo período eleitoral, fizeram com que 7 em cada 10 varejistas sentissem que a economia piorou em julho.

 

Os dados fazem parte do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O indicador recuou para 103,9 pontos no mês de julho. Na comparação com junho, o indicador teve redução de 4,3%, na série com ajuste sazonal.

 

A decepção com as condições correntes da economia (-13,6%) foi decisiva para trazer o nível de confiança atual ao menor patamar desde agosto de 2017 (103,10 pontos). Para 69,4% dos empresários do comércio entrevistados, houve piora no cenário econômico. Na comparação com julho de 2017, houve aumento de 2,3%.

 

“Tanto a insatisfação com a situação atual quanto as expectativas para o crescimento da economia impactaram significativamente o indicador de confiança de julho”, comentou o chefe da Divisão Econômica da Confederação, Fabio Bentes.

 

O levantamento da entidade mostra que, embora a maior parte dos varejistas (73,2%) ainda acredite na melhora da economia nos próximos meses, o grau de otimismo reduziu-se ao menor patamar dos últimos dois anos. Apesar de seguir na zona positiva, com 143,4 pontos, o componente que mede as expectativas dos comerciantes registrou recuo de 2,2% na variação mensal e queda de 1% na comparação com julho de 2017 – a primeira queda anual desde o auge da crise em maio de 2016.

 

Sem investimentos

 

Diante do cenário corrente menos favorável ao consumo e das expectativas menos positivas para o setor, o subíndice relativo aos investimentos acusou a mesma tendência dos demais indicadores do Icec, recuando 1,8% ante a junho.

 

A redução na intenção de contratação nos próximos meses (-2,8%) puxou o subíndice para baixo. Embora esse indicador ainda revele tendência de expansão de emprego no setor em curto prazo, a criação de vagas deve se dar de forma menos intensa.

 

“A maior parte dos empresários (56,9%) pretende contratar trabalhadores nos próximos meses. Esse percentual, no entanto, já difere significativamente da proporção de varejistas dispostos a contratar em janeiro deste ano (61,1%)”, afirma Bentes.

 

Do ponto de vista dos estoques, prejudicados pela greve dos caminhoneiros em maio e ainda com reflexos em junho, o abastecimento se encontra normalizado, na medida em que a parcela de empresários com estoques abaixo do adequado no início de junho (15,2%) recuou para 14,7% – percentual praticamente igual ao verificado antes da crise de abastecimento.

 

Setores

 

Apesar de uma perspectiva negativa para o segmento varejista como um todo, alguns setores se colocam ainda mais frustrados que a média. Os condicionados ao crédito, como bens duráveis e semi duráveis, estão no topo do descontentamento com a atual situação do País. “Essa demora para que a queda da Selic chegue na ponta do consumo, ou falta de entendimento do consumidor que a inflação está baixa têm deixado os varejista de eletrônicos e eletrodomésticos muito frustrados”, contou a especialista em varejo, Renata Caramante Lins, citando que nem o apelo promocional dos varejistas têm surtido efeito. De acordo com estudo divulgado essa semana pela CNC, 64% dos brasileiros acham que o momento não é propício para compra de bens duráveis.

 

Fonte: DCI

 

 


Veja também

Crescimento do varejo virá, mas é preciso cautela

Diante de um base de comparação muito baixa, o varejo brasileiro deverá crescer 3,6% este ano, segu...

Veja mais
IPCA-15 sobe 0,64% em julho, diz IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflaç...

Veja mais
Consumo atual está pior em 52% dos lares

O nível de consumo atual está pior que ano passado para 52,7% dos brasileiros, segundo a pesquisa de Inten...

Veja mais
IGP-M desacelera alta a 0,53% na 2ª prévia de julho com queda de alimentação, diz FVG

São Paulo - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou a alta em meados de julho diante d...

Veja mais
Setor de serviços na capital paulista fatura R$ 27,6 bilhões

O setor de serviços da cidade de São Paulo registrou faturamento real de R$ 27,6 bilhões em abril, ...

Veja mais
Vendas no comércio registram crescimento de 0,9% em junho, indica Mastercard

O mercado varejista brasileiro manteve crescimento modesto no mês de junho. Segundo o SpendingPulse, Indicador de ...

Veja mais
CNDL/SPC: Brasil fecha primeiro semestre com 63,6 milhões de inadimplentes

A lenta recuperação econômica não tem colaborado para a queda da inadimplência no pa&ia...

Veja mais
Consumo: Necessidade básica será responsável pelo crescimento do varejo neste ano

Ainda que o começo do ano tenha trazido ao varejo a esperança da retomada, o cenário para a soma de...

Veja mais
Mandioca: Com oferta limitada, preços sobem 3% na semana

  A oferta de mandioca seguiu limitada na semana passada em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Esse ...

Veja mais