ABASE celebra 50 anos de atividade impulsionando o setor supermercadista na Bahia

Leia em 3min

Associação Baiana de Supermercados completa cinco décadas atenta à sustentabilidade e de olho no futuro dos negócios

 

Os principais nomes do segmento de varejo de alimentos da Bahia estarão reunidos na próxima quinta-feira (7), no Solar Cunha Guedes Cerimonial, em Salvador, para celebrar os 50 anos de atividades da Associação Baiana de Supermercados (ABASE). O segmento celebra ainda, o fato de que, pela primeira vez na sua história, a Abase está sendo comandada por uma mulher, a empresária Amanda Vasconcelos, que vem se destacando na implementação de novas tecnologias no setor, apostando na sustentabilidade, inovação e, principalmente, no atendimento aos consumidores.

 

O setor supermercadista tem assumido um papel de destaque na economia baiana. É um dos setores que mais gera empregos, com milhares de postos, desde cargos operacionais até funções de gestão. Também é um dos setores que mais gera impostos e representa 7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Para a presidente da ABASE, Amanda Vasconcelos, ser a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Abase é uma conquista significativa e de muita representatividade. “Esta conquista não é apenas pessoal, mas representa um marco importante. É, ainda, uma clara demonstração de que as mulheres desempenham um papel vital e inovador nesse cenário, trazendo perspectivas diversas e habilidades valiosas para o crescimento sustentável do setor”, pontua.

 

Ao longo destes 50 anos, o setor supermercadista na Bahia vem trabalhando para a promoção de produtos locais e regionais, oportunizando o crescimento de pequenas e médias empresas e fortalecendo o cooperativismo agrícola. Ao estabelecer parcerias com produtores regionais, esses estabelecimentos não apenas enriquecem as prateleiras com produtos únicos, mas também injetam vitalidade nas economias da região. A rápida evolução tecnológica tem determinado novas maneiras de interação social e definido novos padrões comportamentais, com o uso de software com Inteligência Artificial (IA), por exemplo. A sustentabilidade também está no foco e as sacolas sustentáveis feitas de materiais de lixo industrial são uma tendência cada vez mais presente nos pequenos, médios e grandes negócios.

 

Na busca por aprimorar a qualidade da mão de obra no setor, diversas iniciativas de capacitação têm ganhado destaque. Programas de treinamento voltados para habilidades específicas, como atendimento ao cliente e gestão de estoque, têm sido implementados, a fim de elevar o padrão de serviço e oferecer oportunidades de crescimento profissional para os trabalhadores locais. Esta iniciativa reflete não apenas a busca pela eficiência operacional, mas também o comprometimento do setor em contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região.

 

Para o superintendente da ABASE, Mauro Rocha, a associação completar cinco décadas de atuação é um orgulho para todos e uma maneira de celebrar o presente, mas traçando novos planos rumo ao futuro. “Estamos comprometidos em inovar, adaptar e enfrentar os desafios que nos reservam os tempos atuais. Vamos fortalecer parcerias, investir em tecnologia e promover a sustentabilidade, assegurando que continuemos a ser líderes no fornecimento de produtos e serviços essenciais para toda a comunidade baiana”, garante Mauro.

 

A Abase foi presidida pelos maiores nomes do varejo local, que se tornaram grandes referências para o setor: o fundador Mamede Paes Mendonça (1973 – 1986), Aílton de Melo Messias (1986 – 1996), João Gualberto Vasconcelos (1996-1999 e 2003-2004), Luiz Fernando Mathias (1999 – 2002), José Humberto Souza (2005-2008 e 2021-2022), Teobaldo Luís da Costa (2009 – 2012), João Cláudio Andrade Nunes (2013 – 2016), Joel Feldman Junior (2017 – 2020) e agora, Amanda Vasconcelos.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

APRAS participa do Dia dos Supermercados com descontos e promoções especiais

Diversas redes associadas à APRAS irão oferecer descontos significativos em vários produtos, al&eac...

Veja mais
Inovação: ACATS (SC) premiará destaques do setor com base na eficiência operacional

  O Fundador e presidente do grupo R Dias, Alexandre Ribeiro conduziu um encontro no meio remoto (07.11) em que o ...

Veja mais
ACATS solicita prorrogação de prazos de pagamentos de ICMS para empresários atingidos pelas cheias

    A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) encaminhou ofício ao Governo do...

Veja mais
Está chegando a Superminas 2023, maior evento supermercadista de MG

Maior evento empresarial de Minas Gerais será realizado nos dias 17, 18 e 19 de outubro, trazendo muitas novidade...

Veja mais
SuperNorte 2023 movimenta o setor supermercadista em Belém

Maior evento do varejo alimentar do Norte trará uma série de novidades para o setor e reunirá cerca...

Veja mais
Consuper 2023: Nordeste se prepara para o maior encontro do varejo regional

Maior evento do varejo alimentar do Nordeste já tem data marcada e espera cerca de 8 mil participantes   A...

Veja mais
Superminas 2023 acontecerá em outubro, no Expominas (BH)

Maior evento do setor supermercadista de Minas Gerais vai ocupar, pela primeira vez, todos os pavilhões do Expomi...

Veja mais
ACAPS Trade Show pode gerar mais de R$ 600 milhões em negócios

Evento traz mais de 200 estandes e muitas novidades para o varejo capixaba; a vice-presidente da ABRAS, Maria de F&aacut...

Veja mais
Superminas 2023 acontecerá em outubro, no Expominas (BH)

Maior evento do setor supermercadista de Minas Gerais vai ocupar, pela primeira vez, todos os pavilhões do Expomi...

Veja mais