Temer diz que não cortará direito trabalhista

Leia em 2min 40s

O presidente Michel Temer afirmou que irá combater os críticos que acusam o seu governo de querer retirar direitos dos trabalhadores. Em um duro discurso, o peemedebista afirmou, ontem, que irá desmentir versões "que correm pelas ruas" e que é desagradável imaginar que "somos um governo cidadão tão estupidificado, tão idiota que chega ao poder para restringir os direitos dos trabalhadores, para acabar com saúde e para acabar com educação".
 
Temer pediu ainda que os deputados e senadores de sua base aliada usem as tribunas da Câmara e do Senado para rebater as acusações de que a proposta enviada ao Congresso para estabelecer um teto para os gastos públicos afetará o montante dos recursos destinados à saúde e à educação.
 
"E eu digo com isso, e peço licença para dizer que isso é inadmissível, porque, quando nós falamos em teto de gastos, estamos falando da totalidade dos gastos. Do teto de gastos públicos. É preciso que tenhamos consciência disso. Os deputados e senadores vão para a tribuna e contestem aqueles que possam eventualmente vilipendiar os fatos", afirmou.
O presidente subiu o tom quando falou sobre o imbróglio causado pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que afirmou, em reunião com sindicalistas, que os trabalhadores poderiam ter uma carga horária de até 12 horas. O presidente rebateu a tese e explicou que a carga horária seria apenas para as categorias que aceitassem em convenção e com dias de folgas estabelecidos.
 
O presidente ressaltou que as informações correm em velocidade muito maior hoje em dia por causa das redes sociais, que, para ele, "têm poder extraordinário". "Essas vozes todas desconhecem que a responsabilidade fiscal é pressuposto de qualquer sistema público, de saúde e educação. Desconhecem que a proposta do teto não obriga qualquer redução de gastos em saúde e educação. E que a volta do crescimento do País reverberá em financiamento mais abundante para os serviços públicos", disse após citar o programa de concessões lançado nesta terça.
 
No Congresso Nacional das Relações Empresas-Cliente, em São Paulo, o presidente da rede varejista Riachuelo, Flávio Rocha, disse que o Brasil precisa de propostas de flexibilização das leis trabalhistas. Para o executivo, seria possível gerar mais empregos no Brasil se a legislação permitisse novos tipos de contrato de trabalho, e defendeu que o atendimento nas lojas poderia ser melhor gerido com mudanças trabalhistas.
 
"O varejo como um todo lida com uma dificuldade grande, algo que está em pauta nesta semana, que é o fato de a legislação trabalhista ser feita sob a lógica industrial, e isso está revelando sua inadequação para o varejo e os serviços", comentou Rocha. Ele considerou que há picos ao longo de um dia no fluxo de clientes nas lojas do varejo, mas que a legislação atual obriga escalas de trabalho que não atendem a essas flutuações.
 
A mudança da legislação trabalhista é uma das bandeiras do grupo de grandes redes de varejo representadas pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Em outras ocasiões, a entidade já defendeu a implementação de modelos de contratação para jornadas de trabalho mais curtas e temporárias, que atendessem a períodos de demanda mais intensa.
 
Fonte: Jornal do Comercio de Porto Alegre


Veja também

Conab vende 79% do milho ofertado

 O leilão de 50 mil toneladas de milho de estoques públicos realizado pela Companhia Nacional de Abas...

Veja mais
PIB diminui, mas analistas mantêm otimismo

Apesar de leve queda em julho, especialistas indicam que a atividade deve voltar a crescer em 2017; para isso, seriam ne...

Veja mais
Importação brasileira de lácteos aumentou 81,0% em volume no acumulado do ano

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as importaç&o...

Veja mais
Doces de Cosme e Damião estão até 10% mais caros

Fonte: Jornal O Dia  ...

Veja mais
Vendas no varejo dos EUA registram em agosto primeira queda mensal desde março

As vendas no varejo dos EUA caíram 0,3% em agosto ante julho, ao valor sazonalmente ajustado de US$ 456,32 bilh&o...

Veja mais
Meirelles: ainda não há data para envio da reforma da Previdência ao Congresso

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou hoje (14) que a prioridade do governo no momento é a aprova&cc...

Veja mais
Previdência Privada: superávit da Previ atingiu R$ 2,5 bilhões em agosto

Florianópolis - O plano de benefício definido do fundo de pensão dos funcionários do Banco d...

Veja mais
Preço do milho cai 40% na conclusão da safrinha em Mato Grosso do Sul

Prestes a encerrar a colheita do milho segunda safra em Mato Grosso do Sul, média do preço pago ao produto...

Veja mais
Receita do comércio de MS cai 1,2%, aponta pesquisa da Fecomércio

De dez segmentos pesquisados, quatro registraram queda de receita.Mês também contabilizou uma retraç...

Veja mais