ABRAS e associações estaduais apoiam população gaúcha atingida pelas enchentes

Leia em 2min 30s

Ação solidária mobilizada pelo setor, com duração prevista de 60 dias, doará emergencialmente 20 mil kits com material de limpeza e 20 mil kits com alimentos para famílias necessitadas

  A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), unida às 27 associações estaduais, em especial à Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), vai apoiar a população gaúcha atingida pelas fortes chuvas e enchentes. Os supermercadistas de todo o país expressam sua solidariedade diante da calamidade pública que assola o Rio Grande do Sul desde o dia 30 de abril.

  Em reunião com as associações estaduais de supermercados de todo o país nesta segunda-feira (6), a ABRAS definiu várias frentes de ação. Uma ação solidária mobilizada pelo setor, com duração prevista de 60 dias, doará materiais de limpeza e alimentos para os gaúchos. Nesse primeiro momento emergencial, a ABRAS e a AGAS disponibilizarão 20 mil kits de limpeza com água sanitária, sabão em pó, vassoura e sacos de lixo, e 20 mil kits de alimentos essenciais para as famílias gaúchas necessitadas.

  Os recursos para a doação serão custeados pela ABRAS, pelas associações estaduais e pelas redes supermercadistas de todo o Brasil. A ação solidária também prevê a distribuição de outros itens essenciais como água e cobertores, a arrecadação de doações financeiras de estabelecimentos e da sociedade em geral, e o apoio conjunto de outros setores para amenizar os impactos financeiros dos empreendedores prejudicados. Além disso, os supermercados arrecadarão alimentos da população solidária que serão encaminhados para a Defesa Civil.

   “ Neste momento, as pessoas precisam ter dignidade. O setor supermercadista estará operando em todo Brasil, junto a sua comunidade, para levar ajuda ao Rio Grande do Sul neste momento crítico em que o estado se encontra”, afirma o presidente da ABRAS, João Galassi.

 

AJUDA SUL

 

  Em parceria com a Associação Gaúcha de Atacadistas e Distribuidores (AGAD), a AGAS e a ABRAS lançam o aplicativo AJUDA SUL. A iniciativa busca entender o cenário atual no setor, centralizando todas as informações dos estabelecimentos supermercadistas que foram atingidos nesses últimos dias pelas enchentes. Por meio do aplicativo AJUDA SUL, um banco de informações será formado e disponibilizado a todos os fornecedores interessados em apoiar a reconstrução e reestruturação do setor. O aplicativo também auxiliará as indústrias de alimentos gaúchas.

  Intuitivo, seguro e criado com a urgência que a situação exige, o aplicativo permitirá que os supermercados no Rio Grande do Sul respondam a um breve questionário informando se foram atingidos pela tragédia, de forma total ou parcial, e quantos funcionários empregam. O objetivo é fazer um levantamento de quanto o setor foi atingido, coletando imagens e dados da real situação dos estabelecimentos, dimensionando o cenário do setor no estado para que a ajuda seja precisa e alinhada às necessidades dos supermercados de todo o estado do Rio Grande do Sul.

 

 

Fonte: Revista SuperHiper – 07/05/2024


Veja também

Sistemas judiciais e administrativos do TRF1 ficarão indisponíveis de 29 de maio a 3 de junho

  No período de 29 de maio a 3 de junho, a Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) e a ...

Veja mais
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias

  Por conta da situação de calamidade pública, a Procuradoria Geral do Banco Central decidiu s...

Veja mais
TRT 1ª Região – Alteração da nomenclatura dos gabinetes no PJe

A mudança decorre da redução do número de gabinetes determinada por provimento da Corregedor...

Veja mais
Fazenda suspende cobrança de dívidas com a União em cidades gaúchas

Medida excepcional vale, por 90 dias, para pessoas físicas, jurídicas e municípios que tenham parce...

Veja mais
Receita prorroga prazo de entrega da declaração do imposto de renda e pagamento de tributos para 336 municípios atingidos por chuvas intensas no RS

A medida inclui também parcelamentos e cumprimento de todas as obrigações acessórias.  ...

Veja mais
CNJ suspende prazos de processos com origem no Rio Grande do Sul ou que tenham advogados inscritos na OAB do estado

  O Conselho Nacional de Justiça determinou, neste sábado (4), a suspensão da contagem dos pra...

Veja mais
CARF suspende prazos processuais em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul

  O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) anunciou hoje a suspensão de atos processuais no &aci...

Veja mais
TRT 2ª REGIÃO – PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO FICA INDISPONÍVEL NESTE SÁBADO (11/5)

  Das 8h às 18h do dia 11/5, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e os serviços relacionados fi...

Veja mais
Cobrança de contribuição assistencial exige possibilidade de oposição

  No último ano, o Supremo Tribunal Federal validou a cobrança da contribuiçã...

Veja mais