ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraíba apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo

Leia em 5min 10s

Evento, idealizado pela ABRAS em parceria com a ASPB, apresentou conteúdo voltado para supermercadistas, com diversos insights para estimular o crescimento do setor na região

 

Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), realizou no dia 21 de março o ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraíba, que aconteceu em João Pessoa, no Intermares Hall, Cabedelo. Com o tema “Colaboração entre varejo e indústria”, o setor pôde conferir palestras e novidades que visam o crescimento do setor supermercadistas.

 

O encontro reuniu os maiores supermercadistas da região, sendo uma oportunidade de networking, troca de conhecimento e experiência. O encontro foi aberto pelo presidente ASPB, Cícero Bernardo, e o vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, que logo depois convidou ao palco o presidente da ABRAS, João Galassi, para compartilharem as pautas e agenda da atuação da entidade.

 

O presidente da ABRAS, João Galassi, em seu discurso comentou sua trajetória no setor supermercadista e as pautas que a ABRAS está trabalhando, como a pauta da Cesta Básica Nacional de Alimentos, comentando a proposta que foi levada ao governo para o GT-13. “Um dos únicos grupos atendidos pelo governo foi o nosso, com a proposta da ABRAS, pela qualidade apresentada e pelo trabalho que vem sendo feito pelo Comitê da Reforma Tributária da ABRAS, que envolve diversos profissionais renomados do setor e da sociedade”, comentou Galassi. “Esta proposta está servindo como base para a Frente Parlamentar do Agro e para a Frente Parlamentar do Empreendedorismo”.

 

A importância desta cesta básica é que ela irá aumentar o poder de compra do consumidor, e este fator impacta diretamente no setor supermercadista. Acompanhe a SuperHiper e as mídias sociais da ABRAS para acompanhar este movimento.

 

Em seguida, subiu ao palco o vice-presidente de Vendas e Marketing, Celso Furtado, que apresentou os 5 grandes momentos da ABRAS e os próximos eventos do ABRAS em Ação nas Estaduais. Furtado comentou também da importância da ABRAS para o setor, pois “representa todos os canais, seja o supermercado convencional, o hipermercado, o atacarejo, loja de vizinhança, onde está o varejo alimentar, a ABRAS está presente, defendendo, regulamentando e fazendo este trabalho institucional”.

 

O primeiro conteúdo importante para a colaboração entre a indústria e o varejo foi apresentado pelo vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, que comentou sobre a mudança de nomenclatura de Prevenção de Perdas para Eficiência Operacional. Pode parecer apenas uma nomenclatura, mas o novo nome mostra o quão eficiente o setor que é 98,21% eficiente pelo trabalho que faz em suas lojas e unidades. “Mudando o conceito que, para muitos, parece simples, mas ele traz uma abordagem e de uma certa forma uma blindagem para o setor supermercadista”, comentou Milan.

 

Continuando o tema de eficiência operacional na integração entre o varejo e a indústria, o diretor executivo de Supply Chain e Operations da EY, Bruno Calábria subiu ao palco. Calábria estava muito feliz em participar do ABRAS em Ação nas Estaduais, “é um evento gratificante, este é o terceiro evento que participo, e eu acredito muito neste tipo de formato, porque cria um ambiente de muito colaboração entre os supermercadistas, os palestrantes e os parceiros, e traz um ecossistema muito mais forte para todo este setor”, comentou.

 

Sobre seu tema, Bruno relacionou com as questões locais e com as outras palestras, “trouxemos os conceitos de eficiência operacional e JBP, acabou sendo abordado durante o dia todo, e para mim é fundamental o conceito da colaboração seja ele da indústria com o varejo, ou seja, da colaboração interna, que foi um pouco da mensagem que eu quis passar. Antes de pensarmos numa colaboração com a indústria, precisamos olhar um pouco para a nossa casa e ver como é que está entre todas as áreas”, explicou o diretor da EY.

 

CEO da R-Dias, Alexandre Ribeiro, comentou um pouco de sua palestra que abordou um tema de muita relevância no momento: “O trade marketing é praticado há muitos anos, e é um assunto muito adequado neste momento, principalmente porque todos estão muito curiosos para saber disso. E falei muito da colaboração entre a indústria e o varejo, com aspectos técnicos para que o varejo consiga fazer a entrega de valor para a indústria. Trade é fazer venda com bom resultado”.

 

palestra da Advantage Group realizada pela diretora comercial da empresa, Rosana Carvalho, trouxe a colaboração é muito relevante para fomentar este relacionamento indústria-varejo, e este trabalho conjunto pode trazer melhores resultados para ambos os lados.

 

Na palestra ministrada pelo gerente de Atendimento do Varejo da NielsenIQ, Wagner Picolli, apresentou as informações sobre a tendência de canais e quais que estão em maior destaque e crescimento. Mas o ponto central de sua palestra foi a colaboração varejo e indústria, que focou na importância da análise conjunta do JBP e o desenvolvimento das categorias, e como fazer crescer dentro do negócio.

 

Além disso, contamos com a participação de grandes nomes da indústria que compartilharam seu conhecimento, como: Alexandre Stockler – Gerente Nacional de Vendas da Bom Todo, Alline Tiberio – Key Account da Bluesoft, Daniel Carioni – Gestor de Marketing e Vendas da Toledo Brasil, Danilo Carneiro – Consultor de Vendas da Trebeschi, Emerson Larizza – Diretor de Marketing e Novos Negócios Grupo Luminae, Lúcio Roberto – Gerente Comercial da Minalba, Marcelo de Sousa – Diretor geral da Qualiseg, Ronaldo Silva – Gerente de Novos Negócios de Energia – varejo da Green Yellow, Samuel Honorato – Diretor de Produtos da TNS Latam, Solayne Azevedo – Coordenadora de Trade Marketing da Minalba e Walber Santos – Diretor comercial da São Braz.

 

Em breve, confira a cobertura completa no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira às 20h na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS, e também na edição impressa da revista SuperHiper de abril/2024.


Veja também

Smart Market ABRAS 2024 promove a alta performance supermercadista

Em constante evolução, evento chega a sua 3ªedição e vem possibilitado cada vez mais pr...

Veja mais
Contagem Regressiva! ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraíba acontece nesta quinta, 21 de março

Não perca esta oportunidade única de se atualizar com as tendências do setor varejista e expandir su...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2024: vote no Prêmio Profissionais do Ano

Homenagem consagrará os melhores especialistas em alta performance do varejo alimentar brasileiro   Como p...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2024 acontece dia 9 de abril

Evento terá vários encontros conectados pelo desempenho, busca da excelência, eficiência, supe...

Veja mais
ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraíba: colaboração entre o varejo e a indústria

Conteúdo voltado para supermercadistas e líderes do varejo alimentar promete oferecer insights prát...

Veja mais
Ranking ABRAS 2024: estudo retrata o desempenho dos supermercadistas brasileiros

Nova radiografia do varejo alimentar será apresentada durante o Smart Market 2024 em abril   Principal can...

Veja mais
REFORMA TRIBUTÁRIA - ABRAS apresenta proposta de cesta básica para Ministério da Fazenda

Para entidade, a antecipação dos efeitos do artigo 8º da PEC 132 pode reduzir os preços dos al...

Veja mais
Últimos dias! Participe do Ranking ABRAS 2024

Prazo para preenchimento do questionário termina na próxima sexta-feira, 15   Faltam poucos dias pa...

Veja mais
Não perca tempo! Participe do Ranking ABRAS 2024

Prazo para preenchimento do questionário termina na próxima sexta-feira, 15   Faltam poucos dias pa...

Veja mais