Supermercados têm recorde de produtos em falta

Leia em 1min 20s

Os primeiros meses do ano não foram animadores para o varejo supermercadista. Além da queda nas vendas em fevereiro e março, registrada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a ruptura - indicador que mede a falta de produtos nas gôndolas - teve aumento recorde em 2017 e chegou a 13,93% em abril. O índice é o maior registrado desde que o indicador de ruptura começou a ser divulgado pela NeoGrid/Nielsen, em 2015.

 

O aumento do indicador está relacionado a ações tomadas pelas empresas do setor para driblar o período de instabilidade econômica do país. Entre elas, a redução da oferta de itens pelos supermercados. Por alguns produtos e marcas terem a mesma função para o consumidor, os supermercadistas decidiram realizar uma redução do mix e suspenderam as compras de certos itens, ocasionando esse desalinhamento.

 

A diminuição de estoques no varejo também causou esse efeito, já que alguns varejistas não aceitaram os ajustes de preços colocados pelos fornecedores e compraram menos. A crise também ocasionou outra mudança: as empresas de manufatura reduziram a produção de alguns produtos, o que afetou o prazo de entrega ao varejo e resultou na falta de determinados itens.

 

Já o consumidor, diante da crise e do desemprego, procurou mais produtos em oferta, dificultando as previsões para manter os produtos na gôndola, e trocou os produtos normalmente consumidos por itens mais baratos, que não tinham demanda prevista pelo varejo e acabaram faltando, segundo a Neogrid.

 

 

Fonte: Mundo do Marketing

 

 


Veja também

Vendas reais dos supermercados registram alta de 6,27% em abril

As vendas dos supermercados cresceram 6,27% em termos reais em abril na comparação com o mesmo mês d...

Veja mais
Vendas dos supermercados têm alta real de 4,06% em abril ante março, aponta Abras

As vendas do setor supermercadista apresentaram alta de 4,06% em valores reais no mês de abril deste ano, na compa...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados crescem 6,27% em abril, diz Abras

As vendas dos supermercados brasileiros cresceram 6,27% em termos reais em abril deste ano na comparação c...

Veja mais
Varejistas estudam saídas em caso de boicote a produtos do grupo J&F

Preocupados com eventual boicote do consumidor a produtos das marcas da J&F, grandes varejistas começam a son...

Veja mais
Supermercados acumulam alta de 0,5% no ano

São Paulo - As vendas do setor supermercadista cresceram 6,27% em abril, em termos reais, na comparaç&atil...

Veja mais
Vendas reais de supermercados do Brasil sobem 6,27% em abril sobre um ano antes, diz Abras

São Paulo - As vendas reais dos supermercados do Brasil subiram 6,27 por cento em abril sobre o mesmo perí...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados crescem 6,27% em abril, diz Abras

São Paulo - As vendas dos supermercados brasileiros cresceram 6,27% em termos reais em abril deste ano na compara...

Veja mais
Vendas reais de supermercados do Brasil sobem 6,27% em abril sobre um ano antes, diz Abras

São Paulo - As vendas reais dos supermercados do Brasil subiram 6,27 por cento em abril sobre o mesmo perí...

Veja mais
Vendas reais de supermercados do Brasil sobem 6,27% em abril sobre um ano antes, diz Abras

São Paulo - As vendas reais dos supermercados do Brasil subiram 6,27 por cento em abril sobre o mesmo perí...

Veja mais