Empresa dá dicas para reduzir perdas nos supermercados

Leia em 3min 10s

Saber lidar com os recursos de maneira eficiente é um dos segredos mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. No caso dos supermercados, no entanto, essa é uma área em que ainda há muito o que aprender - mas a boa notícia é que isso significa oportunidades bilionárias para o setor.

 

Estudo conduzido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) sobre as perdas nas operações chama atenção para o impacto negativo de 2,26% no faturamento dos supermercados em 2015. Esse porcentual representa o montante de R$ 7,1 bilhões, se considerarmos a receita bruta de R$ 315,8 bilhões divulgada em pesquisa elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em parceria com a Nielsen em 2016.

 

Esse índice de perdas no Brasil é elevado se compararmos com a média mundial de 1,36%, e também fica acima dos 1,6% em mercados na América Latina. Validade vencida, furtos externos e internos, erros administrativos, armazenagem malfeita e má disposição dos produtos nas prateleiras estão entre os principais motivos que levam a esse número alto de perdas.

 

Soluções em diferentes áreas, no entanto, podem ajudar a diminuir esses valores. A TOTVS, empresa de tecnologia especializada em soluções de negócios para empresas de todos os portes, destaca que há, de modo geral, três frentes nas quais as redes de supermercados podem atuar para conter as perdas: processos, tecnologia e pessoas.

 

A criação de regras eficientes, o monitoramento contínuo, a adoção de metas e premiações por bons resultados são itens importantes quando o assunto são processos, enquanto o investimento em marketing interno é a melhor ferramenta para engajar as pessoas e motivar as equipes a serem mais proativas. Campanhas atreladas a premiações, por exemplo, geram resultados rápidos e eficientes, mas o desenvolvimento de uma cultura de prevenção às perdas deve ser tratado como prioridade.

 

Quando se trata de tecnologia, o foco é na automação para a coleta e a disponibilidade de dados, assim como na integração entre as áreas. Um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, pode unir setores diferentes como fiscal, comercial e logística, e oferecer informações gerenciais estratégicas que podem fazer a diferença na tomada de decisão.

 

Além dessas soluções, a TOTVS elaborou outras cinco dicas básicas que as redes de supermercados podem começar a colocar em prática para reduzir as perdas e aumentar o faturamento. Alcançar a perda zero é impossível, mas esses passos podem ajudar a diminuir os valores para patamares mais aceitáveis. Confira:

 

1) Estude a região: antes mesmo de inaugurar uma unidade, conheça bem a localização do estabelecimento e a taxa de criminalidade. Essa é uma informação importante para evitar roubos e furtos.

 

2) Layout da loja: o modo como os produtos são distribuídos tem influência direta nas vendas. Por isso, evite móveis muito altos, que dificultam o alcance e a visualização.

 

3) Sistemas de monitoramento: câmeras e circuitos fechados de televisão (CFTV), assim como equipar produtos com etiquetas ligadas a alarmes, podem fazer a diferença na redução das perdas e furtos.

 

4) Cuidado com produtos de alto risco: itens de elevado valor agregado, como celulares, perfumaria, carnes, cigarros e eletroeletrônicos devem ter uma estratégia diferenciada de armazenagem e manuseio, para evitar a perda desnecessária desses produtos.

 

5) Recebimento das mercadorias: essa é uma das fases mais críticas na prevenção de perdas. O recebimento deve ser feito em local separado do armazenamento e apenas pessoas autorizadas devem acompanhar o processo.

 


Fonte: Info Money

 


Veja também

Indústria de alimentos da Bahia se preparar para o maior evento do setor

Um evento onde a indústria de alimentos da Bahia se reúne para mostrar a diversidade e a qualidade de sua ...

Veja mais
Produto vencido nas prateleiras de supermercados dá direito a outro de graça no RS

Os supermercados filiados à Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) firmaram um protocolo ...

Veja mais
Abertas as inscrições para o 29º Congresso Nacional Abrasel

Com objetivo de conectar ações, conhecimento e atores que atuem para o desenvolvimento do setor de aliment...

Veja mais
Vendas dos supermercados caem 6,96% em maio

As vendas em valores reais do setor de supermercados apresentaram queda de 6,96% em maio na comparação com...

Veja mais
Vendas dos supermercados caem 6,96% em maio

No acumulado do ano houve alta de 0,61%, na comparação com o mesmo período de 2016, de acordo com o...

Veja mais
Vendas dos supermercados caem 6,96% em maio

No acumulado do ano houve alta de 0,61%, na comparação com o mesmo período de 2016, de acordo com o...

Veja mais
Queda: Venda em supermercados tiveram saldo negativo em maio

 Segundo informações do Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Su...

Veja mais
Amis: Centro-Oeste de MG tem a maior queda nas vendas do setor supermercadista

A Associação Mineira de Supermercados (Amis) divulgou na quinta-feira (29) o Termômetro de Vendas do...

Veja mais
Centro-Oeste de MG tem a maior queda nas vendas do setor supermercadista, diz Amis

A Associação Mineira de Supermercados (Amis) divulgou na quinta-feira (29) o Termômetro de Vendas do...

Veja mais