Uso de chatbots cresce no varejo

Leia em 2min 10s

Apesar do crescimento, o uso da tecnologia precisa ser aprimorado

 

A jornada do cliente tornou-se o alvo de estudo e aplicação para qualquer empresa do varejo, principalmente no ambiente digital. Quando o shopper se depara com problemas como site lentos problemas de carregamento, exibição e acessibilidade, ele se afasta e sai do site, mesmo quando decidido a efetuar a compra.

 

Tornar a jornada de compra digital mais agradável e satisfatória para o cliente, faz com que o varejo brasileiro recorra a diversas tecnologias e investimentos para satisfazer o cliente, fazendo com que ele não só compre, mas volte sempre. Portanto, a inteligência artificial (IA) e Big Data tornaram-se aliadas nesta questão, mas podem ser aprimoradas em termos de execução e auxílio ao varejo alimentar.

 

Diante do avanço tecnológico e do panorama instaurado, os chatbots, famosos robôs virtuais que realizam o atendimento de clientes, por meio de algoritmos, machine learning e inteligência artificial passaram a ser utilizados em diversos segmentos, com a finalidade de substituir um ser humano e diminuir os custos da operação.

 

Porém, apesar de ser utilizado em grande quantidade, o Brasil ainda não ultrapassou o nível básico dos chatbots. De acordo com a terceira edição do estudo FlashBack, apenas três sites de varejo nacional utilizam chatbots com linguagem natural.

 

Como funciona um chatbot?

Os chatbots podem atuar por 24 horas por sete dias da semana para auxiliar na jornada de compra, além de fornecer respostas com mais rapidez. Desta maneira, as empresas passam a diminuir custos que teriam com funcionários exercendo a mesma função que os chatbots executam. Geralmente utilizados em sites, os chatbots também podem atuar em aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp e Telegram, exercendo praticamente a mesma atividade que é cumprida nos ambientes digitais das marcas.

 

A ferramenta possui um potencial e pode auxiliar na compra, e oferecer melhorias na jornada do cliente. A IA, por exemplo, transformará o varejo a partir do seu core business com pouca ou nenhuma intervenção humana. Isso irá transformar o fluxo de trabalho e interação do varejo com seus clientes, e precisa ser melhor explorado.

 

Os chatbots possuem potencial para fazer parte da jornada de compra do usuário, auxiliá-lo em alguma dúvida ou problema, e com o avanço desta tecnologia, eles chegarão a um nível que poderão resolver problemas, agilizando e diminuindo o atrito na hora da compra, na entrega e em diversas áreas.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Tendências internacionais para melhorar a experiência de compra

O consumidor está cada vez mais digital e ambientes físicos não são mais simples pontos de v...

Veja mais
Consumidores querem que supermercados reforcem uso de IA

Estudo mostra que clientes acreditam no potencial da tecnologia para trazer melhores ofertas e ajudar a economizar dinhe...

Veja mais
Como a IA pode auxiliar o seu negócio a crescer

A SuperHiper conversou com professor da PUC-SP que falou sobre a inteligência artificial e deu algumas d...

Veja mais
IA e digital dominam orçamentos de TI

Supermercados americanos não pretendem aumentar gastos com tecnologia em 2024, mas perfil dos investimentos tem m...

Veja mais
Buy Now Pay Later em lojas físicas tem grande aceitação e traz aumento nas vendas

No último levantamento de agosto, meio de pagamento DM Pag registrou valor de compras em pontos de venda 508% mai...

Veja mais
Tecnologia blockchain estará presente nos alimentos

A tecnologia permitirá rastrear perdas de valor ao longo da cadeia, prevenir crises sanitárias e melhorar ...

Veja mais
IA já influencia iniciativas no setor supermercadista

Do potencial para a realidade, tecnologia já vem sendo incorporada pelo varejo americano para melhorar experi&eci...

Veja mais
Uso de IA impulsiona relacionamento entre cliente e empresa

Trazendo uma série de vantagens, o uso de IA melhora a experiência do cliente, otimiza processos, entre out...

Veja mais
Conheça mais sobre nova tendência do varejo, o Retail Media

Com o objetivo de aumentar as vendas, novo formato pode gerar um crescimento de 22% ao ano para a empresa varejista &nb...

Veja mais