Solenidade de abertura da 30ª EXPOSUPER recebe empresários do varejo nacional em SC

Leia em 3min 40s

  
Paulo César Lopes, presidente da ACATS
João Sanzovo Neto, presidente da ABRAS

 

 

A abertura oficial da 30ª edição da EXPOSUPER - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas reuniu empresários do autosserviço brasileiro, na noite de ontem (19/6), no Complexo Expoville, em Joinville (SC).

 

A solenidade, conduzida pelo presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Paulo César Lopes, contou com as presenças do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do prefeito de Joinville, Udo Döhler, entre outros convidados.

 

Lopes abriu a cerimônia falando da importância da EXPOSUPER de 2017, ano em que o evento comemora três décadas de existência, e que a ACATS completa 45 anos. Em seu pronunciamento ele também falou da conjuntura econômica e do momento de incerteza vivido pelos empresários do setor. "Não se tem uma segurança jurídica que retome um sentimento de confiança do empresariado, que precisa e gostaria de investir, mas é forçado a protelar decisões, o que acaba afetando toda a economia."

 

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, falou do atual momento do Brasil e dos últimos resultados do setor. "O cenário político e econômico brasileiro ainda sofre instabilidade. As previsões do mercado financeiro para a economia continuam passando por altos e baixos. O setor supermercadista começou a dar leve sinal de recuperação, e, de janeiro a abril, nossas vendas cresceram 0,5%. Mas sabemos que não tem sido fácil para os empresários manterem sua competitividade, é preciso muita persistência e criatividade."

 

Sanzovo ressaltou ainda as reformas estruturais (trabalhista, previdenciária, tributária e política) como fundamentais para melhorar a economia e impulsionar a volta do crescimento do País, e citou a modernização da lei trabalhista como prioridade do setor. "A CLT está desatualizada. A sociedade mudou e as relações entre empregador e empregado não são mais as mesmas. A reforma trabalhista tem o potencial para criar cerca de 3 milhões de empregos no País, 500 mil somente no setor de supermercados."

 

O governador de SC, Raimundo Colombo, fez uma palestra no evento, e defendeu um novo modelo político para o Brasil que possa melhorar a confiança nas instituições e reverter a crise econômica. Ele também enalteceu o empreendedorismo do empresariado que construiu o setor no estado nos últimos 50 anos. "O segmento supermercadista é um exemplo do modelo catarinense, de famílias que constroem e viabilizam um negócio com muito trabalho. A EXPOSUPER materializa a força deste setor, gerador de empregos e de negócios."

 

Participação
Também prestigiaram a cerimônia de abertura da 30ª EXPOSUPER: o presidente do Conselho Deliberativo da ACATS, Atanázio dos Santos Netto, o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB-SC), os deputados estaduais Darci de Matos (PSD-SC), Kennedy Nunes (PSD-SC) e Jean Kuhlmann (PSD-SC), o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Fernando Krelling, o secretário de Turismo de Joinville, José Esbiteskoski, o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, o presidente da FCDL, Ivan Taufer, o presidente da Jucesc, Junior Marcellino, o presidente da Adac, Valmir Muller, o vice-presidente da Fiesc, Mario Cezar Aguiar, a diretora da Vigilância Sanitária de SC, Raquel Bittencourt, o vice-presidente da Facisc, Doreni Caramori, o presidente do Conselho Estadual do Sebrae-SC, Sergio Medeiros, o presidente da CDL de Joinville, Frederico Cardoso, e o representante da União dos Empresários Exportadores do Uruguai, Daniel Luchin.

 

Evento
A 30ª edição da EXPOSUPER acontece até a próxima quinta-feira, 22 de junho, no Complexo Expoville, em Joinville (SC). O evento traz este ano mais de 200 expositores de produtos e serviços, painéis, workshops e palestras com temas voltados ao setor: logística, vendas, eficiência energética, rastreabilidade de alimentos, perdas, produtividade e relações de trabalho, entre outros.
A expectativa dos organizadores é receber cerca de 30 mil pessoas nos três dias de evento.

 

 

Fonte: ABRAS/ ACATS



 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais