(19)
Convenção
Convenção ABRAS 2017
Convenção ABRAS 2016
Convenção ABRAS 2015
Convenção ABRAS 2014
Convenção ABRAS 2013
Convenção ABRAS 2012
Convenção ABRAS 2011
Convenção ABRAS 2010
Convenção ABRAS 2009
Apresentação
 
Você está em:

Convenção

 

Grandes ideias, bons resultados, muito otimismo

 

Em meio à crise internacional, supermercados e economia brasileira seguem impávidos e contagiam de otimismo a solenidade de abertura do maior evento do setor no País

 

Os números da economia nacional e do setor, em meio à maior crise da história do mundo globalizado, reforçaram o clima de otimismo existente no jantar de abertura da 43ª Convenção Abras, no dia 22 de setembro, no World Trade Center (WTC), em São Paulo. Ao evento compareceram 700 empresários e executivos de supermercados e indústrias, além de representantes do governo: o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles; do ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin e do secretário nacional de Comércio e Serviços, Edson Lupatini.

 

O anfitrião do encontro, o presidente da Abras, Sussumu Honda, deu início à solenidade destacando a importância do conhecimento para os empresários do setor, sobretudo em um mundo globalizado. “Esta é uma oportunidade incrível para aprendermos mais e aprimorarmos nossos negócios e os eventos anteriores já mostraram isso. Afinal, os maiores especialistas mundiais nos falarão de temas diretamente ligados à atividade supermercadista.”

 

Sussumu ainda tratou do momento vivido pelo Brasil e pelos seus supermercados, que, mesmo sem que a crise tenha sido debelada mundo afora, apresentam crescimento, no caso do varejo alimentar, expressivo. “Há exatamente um ano, quando a crise explodiu, estávamos otimistas, mas cheios de desconfiança. Agora, diante da reação de nossa economia e de nosso setor à crise, o otimismo é muito maior.”

 

O presidente da Abras enalteceu os 2% de crescimento no volume de vendas do autosserviço nacional até agosto deste ano e os mais de 5% verificados em faturamento. “As estimativas para o fechamento do ano seguem em linha com os números alcançados até aqui. Embora nossa projeção oficial fosse faturar 4,5% no acumulado de 2009, os números recentes nos permitem expandir esse percentual para 5%.”

 

Antes de encerrar o discurso, Sussumu reiterou os agradecimentos às autoridades, executivos e empresários presentes ao evento e salientou o forte trabalho que os inúmeros órgãos da Abras têm realizado, caso da revista SuperHiper, cuja tiragem de 36 mil exemplares mantém informados empresários do setor em todo o País; e da Fundação Abras, que por meio da Escola Nacional de Supermercados (ENS) forma, também Brasil afora, profissionais multiplicadores de conhecimento voltado à operação supermercadista.

 

 
    Presidente da Abras, Sussumu Honda e o presidente do BC, Henrique Meirelles
 
    Diretor do DPDC, Ricardo Morishita
 

Secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Edson Lupatin

  Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin