(424)
Convenção
Convenção ABRAS 2017
Convenção ABRAS 2016
Convenção ABRAS 2015
Convenção ABRAS 2014
Convenção ABRAS 2013
Convenção ABRAS 2012
Convenção ABRAS 2011
Convenção ABRAS 2010
Convenção ABRAS 2009
Apresentação
 
Você está em:

Convenção

 

Convenção ABRAS 2014

 


 



Convenção ABRAS 2014: recorde de público e programação de sucesso


48ª edição do evento trouxe renomados especialistas internacionais e nacionais, entre os CEOs das maiores redes supermercadistas do Brasil e do mundo 


 


 

 

A 48ª edição da Convenção ABRAS, realizada de 16 a 18 de setembro, em Atibaia (SP), reuniu mais de mil participantes entre líderes supermercadistas (presidentes e diretores de empresas), fornecedores e autoridades. Com o tema Supermercados 360º - Uma visão estratégica para o consumidor, o evento contou com palestrantes internacionais e nacionais que falaram sobre desempenho dos supermercados, comportamento do consumidor, tecnologias e e-commerce, tendências econômicas, sustentabilidade, entre outros.



Na solenidade de abertura, o presidente da ABRAS, Fernando Yamada, falou da importância da Convenção como "uma oportunidade para supermercadistas e fornecedores se reunirem para debater estratégias e soluções para o avanço do setor no País", e fez o lançamento oficial da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), um grupo formado pela ABRAS e mais seis entidades do comércio e serviços, dentre elas Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Nacional de Materiais de Construção (Anamaco), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que atuará em assuntos de interesses convergentes junto à sociedade e órgãos públicos no que diz respeito a temas de grande interesse setorial e nacional.



"Teremos na UNECS uma força coletiva, uma frente única de trabalho, uma convergência que repercutirá nas mudanças que almejamos como cidadãos e setor produtivo, contribuindo para fazer o nosso país permanecer no trilho do crescimento e do desenvolvimento econômico e social", ressaltou Yamada. A cerimônia de abertura da Convenção ABRAS contou com a presença dos ministros Guilherme Afif Domingos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Mauro Borges Lemos, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.



A programação da Convenção ABRAS 2014 trouxe ainda painéis sobre a economia brasileira e seus impactos no autosserviço, e também de sustentabilidade, no qual foi debatido a geração de riqueza por meio dos resíduos sólidos, com a presença do Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ney Maranhão.



O quadro de palestrantes contou com renomados profissionais de nível mundial como Sucharita Mulpuru, especialista em varejo digital, que falou sobre como o acesso digital está transformando a experiência de compra, abordando o impacto da explosão do uso de dispositivos móveis -

smartphones e tablets - nas compras; e John Mackey, coCEO de uma das mais importantes redes de supermercados de produtos naturais e orgânicos, a Whole Foods, que destacou a importância do capitalismo consciente, com foco na valorização da motivação de líderes e de funcionários dentro da empresa. Além de Dom Sagolla, cocriador do Twitter, que discutiu meios de inovação necessários para auxiliar no surgimento de novas ideias, além do futuro da escrita e do jornalismo, bem como das redes sociais.



Entre os palestrantes nacionais estavam os dirigentes das maiores redes do setor no Brasil. Horst Paulmann - fundador/presidente do Grupo Cencosud, falou sobre as operações brasileiras da rede, e da necessidade da estratégia em longo prazo. Peter Estermann, vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, falou em sua palestra sobre as estratégias para melhorar o desempenho da rede no Brasil e do panorama econômico. Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour, falou da evolução do Carrefour e do setor no Brasil, apontando desafios e perspectivas para todas as empresas varejistas. Guilherme Loureiro, CEO e presidente do Walmart Brasil, destacou como manter a empresa forte e competitiva em momento de crise, exemplificando com ensinamentos de Sam Walton, fundador do grupo no mundo.



Perspectivas

Durante a Convenção ABRAS foram apresentadas também as perspectivas do setor supermercadista para o segundo semestre de 2014 e para o ano de 2015. A divulgação foi feita em coletiva de imprensa com a presença dos mais importantes veículos da imprensa brasileira, com jornalistas de várias capitais do Brasil: São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém, Recife, Brasília, entre outros.

Como o presidente da ABRAS declarou em coletiva, o setor supermercadista deverá crescer 1,9% em 2014 (até julho, o resultado acumulado era de 1,48%). Para 2015, a perspectiva é de que o ano seja um pouco melhor, com o setor crescendo 2,5% (já deflacionado pelo IPCA/IBGE).



"Apesar dos rumores de um ano difícil em 2015 nossa perspectiva é a de continuarmos crescendo acima do PIB, acreditando na força do mercado interno brasileiro e na manutenção de uma taxa de desemprego nos mesmos patamares que se apresenta atualmente. O cenário econômico atual é desafiador, sem dúvida, mas precisamos acreditar no potencial do Brasil para enfrentá-lo e sair fortalecido deste processo", afirmou Fernando Yamada, presidente da ABRAS.



Além da perspectiva de manutenção de uma taxa de desemprego estável, outro fator em que se baseia a estimativa da ABRAS para estimar o crescimento positivo, mas menor em 2015, é a perspectiva de crescimento de 8,8% no salário mínimo. "Entre outros fatores estruturais, acreditamos em um resultado positivo, pois esperamos que o salário mínimo seja reajustado num nível mais alto do que em 2014, conforme já orçado pelo governo federal", avaliou Yamada.


 


Exposição de tecnologia

Durante a Convenção ABRAS, foi realizada a 4ª Exposição de Tecnologia. O evento reuniu cerca de 25 expositores de diversas empresas desenvolvedoras de softwares, hardwares, suprimentos, serviços e equipamentos, entre outras soluções voltadas para supermercados.



Um dos destaques da exposição deste ano foi é o Espaço Inovação, dividido em três áreas: BackOffice Logística (retaguarda dos supermercados) com demonstração de soluções para gestão de processos, como administrativo, financeiro; Chão de loja e Check-out com soluções de etiquetas eletrônicas, meios de pagamento; E-commerce e Serviços com soluções para mobile, máquina de venda automática, e outros.


 


Workshop Latino-americano

A Associação Latino-americana de Supermercados (ALAS), em parceria com a ABRAS, promoveu mais uma edição de seu Workshop no dia 16 de setembro, durante a Convenção ABRAS, que contou com a presença de líderes de supermercados do Brasil e de diversos países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru, entre outros.


 


Um dos destaques do workshop foi a apresentação do Dr. Duval Ribas Filho, da The Coca-Cola Company, que falou de mitos e verdade sobre alimentos industrializados, que destacou que comer chocolate, beber café e até uma certa dose de bebida alcoólica podem fazer bem à saúde e até prolongar os anos de vida. Outro destaque do Workshop ALAS foram as discussões sobre prevenção de perdas no Brasil e na América Latina.


  


Redação Portal ABRAS


 


Clique aqui e conheça o hotsite da Convenção ABRAS 2014.