PALESTRANTES

PALESTRANTES INTERNACIONAIS

Nuno Almeida é formado em Engenharia com MBA da Universidade Católica Portuguesa. Durante a sua carreira trabalhou nas áreas do Varejo e do Digital, tendo assumido diferentes funções ao longo dos últimos 14 anos. Foi Diretor de Loja, Diretor de Operações e Chefe de E-commerce. Recentemente foi nomeado Head do Negócio de Cafeterias da Sonae MC, a varejista líder em Portugal.

É Head de Negócio da Sonae MC (a varejista líder em Portugal), pertencendo a este grande grupo varejista desde 2002.

O seu curriculum demonstra uma vasta experiência de gestão de loja e operações. Passando por vários cargos, ele foi Gerente de Departamento, Diretor de Loja, Diretor de Lojas “Modelo” (unidade de negócio de varejo familiar da Sonae), Diretor de Operações das Lojas “Bom Dia” e Diretor de E-Commerce da Sonae. Antes teve uma experiência na multinacional varejista: a Lidl.

Na Sonae MC, conceptualizou a experiência de usuário da solução “Portal Móvel” (2006) e liderou o projeto de infraestrutura central de manuntenção de operações MAC (2007). Uns anos mais tarde, foi cabeça de projeto das soluções de check-out – implementação de ‘self-scanning’, massificação das soluções ‘self-checkout’ e do conceito de fila-única nas lojas da Sonae MC (2010-2013). Em 2011 liderou a equipa que criou e desenvolveu o conceito das Lojas “Bom Dia”.

Desde 2016 é Head de Negócio da unidade de cafeterias da Sonae MC – a Bagga, que tem vindo a crescer o seu número de lojas em Portugal.

Tobias Wasmuht é o CEO da SPAR International – a maior organização formada por cooperados de varejo de alimentos do mundo. Tobias é responsável pela expansão e desenvolvimento estratégico do SPAR em todo o mundo.

A SPAR foi fundada na Holanda em 1932 com a filosofia simples, porém poderosa, de que os atacadistas e revendedores independentes podem conseguir mais trabalhando juntos. Esta estratégia continua a produzir resultados e ao trabalhar “Better Together” em todos os negócios, os benefícios são obtidos por todos. Hoje, a SPAR opera mais de 12.500 lojas em 44 países com um volume de negócios global superior a 33 bilhões de euros.

Tobias se juntou à SPAR em 2000 e foi responsável pelo desenvolvimento internacional de atividades de varejo e marketing da organização SPAR em todo o mundo. Juntamente com uma sede da equipe internacional em Amsterdã, ele implementou novos conceitos de varejo internacionalmente e apoiou parceiros SPAR em mais de 40 países em todo o mundo.

PALESTRANTES NACIONAIS

  • Formado em Mecatrônica Industrial pela Faculdade Senai de Tecnologia Mecatrônica – Armando Arruda Pereira;
  • Na Danfoss, trabalha como Vendedor Técnico, atuando no segmento de OEM e Usuários Finais com vendas e aplicação de Automação para equipamentos de Refrigeração e Ar Condicionado;
  • Atua há 21 anos no setor de Refrigeração, sendo os últimos 9, dedicados exclusivamente ao segmento de Supermercados.

  • Advogado;
  • Mestre em Direitos Difusos e Coletivos, com ênfase nas Relações de Consumo, pela PUC de São Paulo;
  • Pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Direito do Seguro;
  • Pós-graduando em Gestão da Inovação e Direito Digital pela FIA Escola de Negócios;
  • Pós-graduado em Processo Civil, Direito do Trabalho e Comércio Exterior pela Universidade de Fortaleza;
  • Diretor Jurídico Trabalhista do Carrefour, foi Head Legal do Grupo Vicunha, de BB Seguros – Cia de Seguros Aliança do Brasil e da Seguros UNIMED S/A. Foi membro titular do Conselho Fiscal da Cia. de Gás do Ceará – CEGÁS e professor da Escola de Direito da FGV.

  • Formado em Administração de Empresas;
  • Pós-graduado em Marketing;
  • Gerente Nacional de Vendas, com mais de 10 anos de experiência na Área Comercial;
  • Sólidos conhecimentos no mercado de pilhas e produtos eletroeletrônicos. com atuação em grandes empresas multinacionais.

  • Psicóloga;
  • Pós-graduação em Gestão de Pessoas;
  • Possui 25 anos de experiência no varejo;
  • À frente das áreas administrativas da Cencosud Brasil e da gerência de Recursos Humanos no Prezunic – rede de supermercado que, por sete vezes, integra o ranking GPTW das melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro e no Brasil –, Ana é responsável pelos subsistemas de RH, como recrutamento e seleção, treinamento, gestão de clima, gestão de desempenho, entre outros.

  • Bacharel em Ciências da Computação pela USP e pós-graduada em Administração por Processos;
  • Atua há mais 20 anos na área de Projetos de Integração B2B, Automação e Rastreabilidade;
  • Na GS1 Brasil, atua como head de Produtos, Projetos e Engajamento Setorial;
  • Atua há 16 anos na liderança de equipes, projetos e grupos de trabalho, visando a otimização logística, rastreabilidade e visibilidade na cadeia de suprimentos em diversos setores;
  • Representante do Brasil em grupos internacionais de discussão para utilização de melhores práticas em diversos setores da economia, tais como: GS1 Healthcare Leadership Team, GS1 Industry Engagement Advisory Team e Steering Committee;
  • Experiência internacional em projetos e treinamentos em Rastreabilidade e Segurança do Alimento e Paciente;
  • Palestrante da entidade demonstrando as aplicações, implementações e regulamentações técnicas da Automação e do Sistema GS1 na cadeia de suprimentos e seus benefícios a toda a comunidade.

  • Formada Administração de Empresas pela FEA-USP, com extensão em Comércio Internacional na Kedge Business School – France;
  • Trabalha na Nielsen como Consultora de Tendências de Varejo, liderando um dos maiores varejistas brasileiros e desenvolvendo tendências no setor;
  • Com experiência de mais de 15 anos em consultoria de estratégia e implementação, liderou projetos de Shopper, Gerenciamento por Categorias, além de Inovação em empresas globais de varejo e indústria no Brasil e Europa.

  • Bacharel em Administração de Cooperativas pela UFV – Universidade Federal de Viçosa;
  • Pós-graduação em Gestão do Negócio e Valorização da Empresa pela FIA – Fundação Instituto de Administração;
  • Pós-graduação em Novas Competências Aplicadas à Educação pelo Centro Universitário SENAC;
  • Master online em Tecnologias de la Información e la Comunicación Aplicadas e la Formación pela Universidade Mondragon – Espanha;
  • Coordenadora de Educação Corporativa na Coop – Cooperativa de Consumo;
  • Palestrante nas áreas de Liderança e Desenvolvimento Humano e Organizacional.

  •  VP de Autosserviço da Ambev no Brasil;
  • Responsável pela Área Comercial e relacionamento com o varejo.

  • Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  • Curso de Extensão Universitária em Desenvolvimento Rural , assim como Aperfeiçoamento de Formação Profissional Rural;
  • Vasta experiência setorial pelo Instituto Emater e órgãos públicos;
  • Consultor Oficial de Programas da FAO.

  • Diretor de Novos Negócios, Store Performance e Prevenção de Perdas da Jhonson Controls;
  • Presidente da Comissão de Prevenção de Perdas, Auditoria e Gestão de Riscos (CPAR) da SBVC – Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo;
  • Ex-diretor de Prevenção de Perdas, Auditoria, Gerenciamento de Riscos e Segurança do Walmart, Lojas Marisa e Lojas Brasileiras;
  • Responsável pela capacitação de mais 5000 profissionais de Prevenção de Perdas em todo o Brasil em mais de 15 anos de realização de palestras e treinamentos.

  • Doutor em Economia pela Unicamp e Professor do Programa de Mestrado Profissional da FGV/SP;
  • Economista-Chefe do Banco Safra;
  • Foi Diretor-Financeiro da BM&F BOVESPA, Secretário do Tesouro Nacional, Diretor Financeiro do BNDES e Economista-Chefe do Citigroup para o Brasil. 

  • Terapeuta formada pelo Centro Metamorfose;
  • Coordenadora de Projetos da Rede Cidadã desde 2007, com atuação em projetos sociais de geração de trabalho e renda para jovens e adultos na cidade de São Paulo;
  •  Experiência na área de Responsabilidade Social e atuação em projetos de inclusão de aprendizes e pessoas com deficiência no mercado de trabalho;
  • É também articuladora de projetos de inclusão do público LGBT na atividade laboral.

  • Presidente & CEO da BMI Blue Management Institute;
  • OPM por Harvard Business School, PhD em Economia pela FGV-EAESP e bacharel em Economia pela rom USP;
  • Em sua atuação consultiva, Daniel tem foco em análise de cenários, planejamento estratégico, modelagem de negócios, transformação cultural, desenvolvimento de lideranças, desenho organizacional, execução de vendas e assessoria a CEOs;
  • Entre 2001 e 2014, Daniel foi professor dos cursos de MBA em importantes escolas de administração, como FGV, FDC e Insper, e ministrou aulas e palestras sobre economia global, estratégia empresarial e cultura organizacional nas seguintes instituições: Stockholm School of Economics, Thunderbird School of Global Management, John Hopkins University e GE Management Development Institute;
  • Daniel é membro fundador da Sociedade Brasileira de Finanças e atualmente é membro da HBS Alumni Angels of Brazil e do Conselho Consultivo da World’s Most Ethical Companies. Além disso, é membro voluntário da UNIBES. É membro do Conselho Consultivo da Layer2.

  • Formado em Engenharia Elétrica pela UNESP Guaratinguetá/SP;
  • MBA em Gestão Empresarial pela FGV;
  • Está no setor elétrico desde 2005, tendo atuado por 7 anos na área de Desenvolvimento de Novos Negócios de energia e por 3 anos na área de Comercialização de Energia da Tractebel/Engie. Teve uma experiência internacional de 4 meses pela E-CL/Engie no Chile como Gerente de Novos Negócios e está no grupo CPFL desde maio de 2016, tendo atuado como Gestor de Comercialização de Energia no Mercado Atacadista (Mesa de Comercialização);
  • Atualmente é Gerente Comercial e de Aplicação da CPFL Eficiência Energética e da CPFL GD, empresas do Grupo CPFL Energia especializadas em desenvolver e implementar soluções em Eficiência Energética e Geração Distribuída.

  • Técnico em Processamento de Dados – OPET/PR;
  • Graduado em Ciências Contábeis pela FAE Business School /PR;
  • Pós-graduado em Controladoria pela FAE Business School /PR;
  • M.B.A. em Gestão de Varejo e Administração de Shopping na Universidade Positivo/PR;
  • Controller do Condor Super Center, também Gestão de Prevenção Perdas, Segurança Patrimonial, Auditoria, Inventário, Higiene e Segurança Alimentar;
  • Atua no ramo varejista há 25 anos na Área Administrativa;
  • Professor das cadeiras de Racionalização Empresarial, Gestão Comercial, Custos e Formação de Preços na Faculdade Bagozzi /PR;
  • Membro do Comitê de prevenção de perdas da ABRAS ( Associação Brasileira de Supermercados).

  • Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing pela ESPM, além de realizar cursos de especialização em universidades internacionais, como Harvard e London Business School;
  • Em seus 24 anos de experiência, atuou em empresas de bens de consumo, como Phillip Morris, Mondelez e Unilever, no Brasil, Chile e México, até a posição de diretor de marketing;
  • Na indústria de serviços de pesquisa e auditoria de mercado, liderou empresas e unidades de negócio, antes de ser convidado a assumir a liderança da GfK, como Diretor Geral para o Brasil;
  • É membro do Conselho da Associação Brasileira de Pesquisa de Mercado, além de membro e diretor do YPO (Young President’s Organization).

  • Graduada em Economia pela FEA-USP e Comunicação Social com ênfase em Marketing pela ESPM;
  • Pós-Graduada em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini – USP;
  • MBA em Varejo pela FIA-USP;
  • Na GS1 Brasil, atua como Gerente de Educação há 12 anos, focando na aplicação dos padrões do Sistema GS1 e desenvolvendo novas ferramentas para garantir a qualidade e eficiência na Gestão de toda a Cadeia de Suprimentos;
  • Auditora Interna de Gestão Integrada (ISO 9001:2000, OHSAS 18001, Responsabilidade Social NBR 16001 e Ambiental NBR ISO 14001) e auditora global de rastreabilidade;
  • Palestrante da entidade, demonstrando as implementações, aplicações e regulamentações técnicas do Sistema GS1 e EPC RFID, disseminando a automação e a rastreabilidade.

  • Graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero;
  • Pós-graduado em Gestão de Negócios e Valorização da Empresa pela FIA-USP;
  • Na GS1 Brasil, gerencia área de Marketing e Sustentabilidade. Atua há 15 anos em projetos de comunicação integrada, focando no desenvolvimento dos elos cadeia de suprimentos em diversos setores econômicos;
  • Representante do Brasil em comitês internacionais de marketing da GS1: Global Brand Committee e Marketing Latam.

  • Formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI);
  • Pós Graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)  e em Administração de Recursos Humanos, pela Fundação Educacional de Criciúma;
  • Advogado, inscrito na OAB/SC sob o nº 15.201, com ampla experiência em Negociação Coletiva do Trabalho;
  • É Gerente Jurídico da Rede de Supermercados Angeloni, do Estado de Santa Catarina, atuando nas áreas Trabalhista, Previdenciária, Cível e Consumidor.

  • Engenheira de Produção pela Universidade Federal de São Carlos;
  • Pós-graduada em Marketing pela Fundação Dom Cabral;
  • Desenvolveu sua trajetória profissional na industria petroquímica, atuando nas áreas de Marketing Estratégico, Inteligência Competitiva e Desenvolvimento de Mercado;
  • Na Chemours, atua como Líder de Desenvolvimento de Mercado, sendo responsável pela introdução e adoção de novas tecnologias de baixo impacto ambiental no mercado brasileiro de refrigeração.

  • Diretor de Riscos e Perdas do Carrefour no Brasil.

  • Autor e coautor de 33 livros, como o best seller “Guerreiros não nascem prontos”;
  • Professor coordenador acadêmico de MBA no programa internacional Franca & Brasil entre a Audencia School de Nantes e a ESPM de São Paulo Food & Agro Business Management;
  • Medalha do mérito acadêmico da ESPM;
  • Palestrante Prêmio Estadão Top of Mind do Brasil, membro da Academia Brasileira de Marketing, Prêmio Olmix (Paris – França) – Best Speaker, Mestre pela Universidade Mackenzie, em Arte e Cultura, doutorando em Ciências da Educação, especializações em Harvard, MIT, Pace University e INSEAD;
  • Foi diretor do grupo do jornal Estado de São Paulo do Grupo Agroceres e da Jacto;
  • Colunista da Rede Jovem Pan de rádio;
  • Diretor da Biomarketing e da TCA internacional.

  • Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1961);
  • Mestre em Ciências Sociais pela Escola Pós-Graduada de Sociologia e Política de São Paulo (1963);
  • Doutor Honoris Causa em Ciência pela University of Wisconsin, Madison, Wisconsin, USA (1989);
  • Ph. D. em Sociologia pela University of Wisconsin, Madison, Wisconsin, USA (1968);
  • Membro da Academia Internacional de Economia e Direito, São Paulo, 2000-presente;
  • Membro da Academia Paulista de Letras, São Paulo, (2003-presente);
  • Presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomercio de São Paulo (2012-presente);
  • Mais de 200 artigos técnicos publicados em revistas nacionais, estrangeiras e internacionais;
  • Articulista do Estado de S. Paulo na área de trabalho. Mais de 500 artigos publicados.

  • Graduada em Psicologia pela UNESP;
  • Pós-graduada em Recursos Humanos pela FAAP e Especialização em Sustentabilidade pela Dom Cabral ;
  • Diretora do Instituto Carrefour e Gerente de Responsabilidade Social do Carrefour Brasil;
  • Lidera, desde 2012, a plataforma de Valorização da Diversidade da empresa. Faz parte do Fórum LGBT de empresas, da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, da Rede Brasileira do Pacto Global e do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos do Instituto Ethos.

  • Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar);
  • Presidente da Associação Tocantinense de Supermercados (ATOS), onde já atuou também como 1ª secretária, de 2001 a 2009;
  • É diretora-presidente da Rede Quartetto Supermercados Ltda;
  • Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) de 2009 a 2010, entidade na qual atua no Conselho de ex-presidentes;
  • Atualmente é presidente da Câmara das Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Fecomércio-TO (CMEG),  e atua ainda na diretoria do Conselho Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas,  e na diretoria do Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) como 1ª Secretária, e na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) como diretora de Relações Públicas, entre outras atividades.

  • Formado em Administração de Empresas pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU;
  • MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração – FIA;
  • Pós-Graduação em Marketing Esportivo pela ESPM;
  • Trabalhou por 22 anos na Nielsen, exercendo as funções de Diretor Comercial Brasil, Diretor Regional de Clientes LATAM, Diretor de Novos Negócios e Diretor de Supply Chain para a América Latina;
  • Está na Neogrid há 1 ano, onde ocupou o cargo de Diretor de Marketing e Produtos, e atualmente responde pela Diretoria de Operações para a América Latina.

  • Administrador de Empresas, com MBA Executivo Internacional, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  • Pós-Graduado em Marketing pela FGV;
  • Curso de Extensão em Finanças pela ESPM e participação em seminários internacionais de negócios na HEC Paris, EADA Barcelona e Harvard Law School;
  • Possui 25 anos de experiência nas áreas de Marketing e Vendas de grandes empresas como Claro, Oi, Grupo RBS e Rede;
  • Atualmente é Gerente Comercial na DMCard.

  • Graduada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi em 1994;
  • Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em 2005;
  • MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2016;
  • Está no segmento de Automação Comercial e Industrial desde 1998;
  • Iniciou suas atividades na Compex há 18 anos atrás e, nos últimos 4 anos, assumiu a Diretora Comercial e Marketing.

  • Graduada em Fonoaudiologia pela PUC – SP;
  • Tem 35 anos de experiência na coordenação em escola especializada para pessoas com deficiência;
  • Está há 15 anos na Associação Nova Projeto, na qual atua como Diretora, trabalhando na capacitação profissional e encaminhamento de pessoas com deficiência intelectual para o mercado de trabalho.

  • Graduou-se em Jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro;
  • Master in Management Ashridge Executive Education;
  • Trabalha na Kantar WorldPanel há12 anos e atualmente como Country Manager Brasil;
  • Grande experiência em Pesquisa de Mercado, com experiência prática e demonstrável no desenvolvimento de novos negócios, serviços e desenvolvimento de produtos, implementação local e regional e liderança de equipe;
  • Fluente em inglês, espanhol e italiano.

  • Economista pela Unicamp e pós-graduado em Estatística e Qualidade pela mesma instituição; 
  • Diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Grupo Carrefour Brasil;
  • Foi Diretor da Qualidade do BankBoston e Superintendente de Relacionamento com Clientes do Banco Santander. 

  • Mestrado em Letras;
  • Professora de Língua Inglesa na Faculdade de Tecnologia de Jaú, desde 1992;
  • Foi presidente da Mulher APAS (da Associação Paulista de Supermercados) e da diretoria de Responsabilidade Social da APAS, de 2006 a 2012;
  • Foi, também, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jaú, de 2001 a 2008, e presidente do Centro de Voluntariado de Jaú, desde 2004.

  • Graduada em Administração de Empresas – AESPI – Teresina/PI;
  • Pós-graduada em Gestão Empresarial – UESPI – Teresina/PI;
  • MBA em Marketing – Fundação Getúlio Vargas – Teresina/PI;
  • Sócia-Fundadora do Grupo Carvalho;
  • Mulher Destaque Câmara dos Vereadores (2009);
  • Mulheres Empreendedoras (2014);
  • Liga Empreendedora Do Conselho de Administração (2015).

PATROCINADORES