(29)
Economia e Pesquisa
Apresentação
Índice de vendas
Ranking Abras
Abrasmercado
Índice de Tíquete Médio
Índice de volume
Perdas
Líderes de venda
Pesquisas Sazonais
Boletim de Economia/Artigo
 
Você está em:

Economia e Pesquisa

Departamento de Economia e Pesquisa

  
O Departamento de Economia e Pesquisa da Abras produz as mais importantes análises e pesquisas econômicas sobre as condições e perspectivas do setor supermercadista brasileiro. Seus levantamentos, de interesse da sociedade em geral, se constituem em importante instrumento de planejamento paras as empresas do setor.

 

Levanta e analisa diariamente estatísticas e informações econômicas e financeiras, índices de preços e nível de atividades pertinentes ao setor.

 

Principais atividades:

 

  • Levantamento do Índice Nacional de Vendas, referência nacional na avaliação do consumo do brasileiro;
  • Índice Abrasmercado, elaborado em parceria com a GfK, que mede a variação de preços no autosserviço em todo o País, com quebras regionais e estaduais;
  • Ranking ABRAS, pesquisa anual realizada com os supermercadistas, que consolida informações sobre faturamento, dados físicos, formatos de loja, meios de pagamento, participação das seções nas lojas, aquisições, fusões e associações de empresas, delivery, investimentos realizados, previsões, marcas próprias, lucro líquido, índices de eficiência, produtividade, dados por Estado, mão-de-obra, perspectivas da economia e do setor, entre outros;
  • Produção, cálculo, consolidação e geração de dados, estudos, estatísticas e análises sobre o setor, por meio de pesquisas sazonais e específicas;
  • Elaboração de pesquisas de mercado, com vistas à melhor e maior integração entre o varejo e a indústria;
  • Elaboração de pesquisas de outros temas relevantes para o setor, com diversas parcerias.