(140)
Abrasmercado
Apresentação
Pesquisa do Mês
Histórico
 
Você está em:

Economia e Pesquisa

Abrasmercado

 

O índice Abrasmercado, foi elaborado a partir de uma parceria entre a ABRAS e a GfK. Trata-se de uma ferramenta que tem como objetivo acompanhar as oscilações de preços e gastos familiares em lojas de supermercados, assim como os motivos destas variações; suas principais tendências e, ainda, consolidar uma cesta de produtos de consumo, de modo a quantificar o gasto familiar mensal na aquisição desta cesta.  

A amostra da pesquisa contempla todas as regiões do país e compreende 325 unidades supermercadistas.

 

Metodologia 

Através do Abrasmercado, é obtida, uma análise mais detalhada do comportamento e tendências das variações de preços e gastos efetuados em categorias de produtos considerados de “largo consumo”, como, por exemplo:

 

 variações dos preços das categorias pesquisadas, mês a mês, ano, etc.;

 variações dos gastos familiares com a cesta comparando-se diferentes períodos;

 variações dos gastos familiares com a cesta comparando-se diferentes regiões;

 análises de tendências.

 

Amostra da pesquisa 

O painel é composto por 325 lojas de supermercados pertencentes a redes de expressiva atuação nacional e regional, tendo a seguinte abrangência:

 

REGIÃO SUL

 Grande Porto Alegre

 Interior do Rio Grande do Sul

 Santa Catarina

 Curitiba

 Interior do Paraná

 

REGIÃO SUDESTE

 Grande São Paulo

 Interior de São Paulo

 Grande Belo Horizonte

 Interior de Minas Gerais

 Grande Rio de Janeiro

 Grande Vitória

 

REGIÃO CENTRO–OESTE

 Brasília

 Goiânia

 Campo Grande

 Cuiabá

 

REGIÃO NORDESTE

 Salvador

 Recife

 Maceió

 Natal

 Fortaleza

 João Pessoa

 

 

REGIÃO NORTE

 Belém

 Manaus

 

Categorias 

As categorias avaliadas, conforme lista abaixo, foram definidas levando-se em conta itens de largo consumo em supermercados.