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Índice de volume
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Índice Nacional de Volume

 

 

O Índice Nacional de Volume, produto desenvolvido em parceria com a Nielsen, tem por objetivo mostrar o comportamento do autosserviço alimentar em termos de vendas em volume de produtos de grande consumo, mostrando as vendas ao consumidor efetuadas pelo varejo.


Com este índice é possível responder a uma pergunta bastante freqüente do setor supermercadista: as vendas em volume estão em crescimento, estabilizadas ou em queda?

 

AMOSTRA e METODOLOGIA

Bimestralmente (jan./fev.; março/abril; maio/junho; julho/ago.; set./out.; nov./dez.), a ABRAS e a Nielsen disponibilizam informações sobre a performance de aproximadamente 160 categorias de produtos, agrupadas em 8 cestas, nas áreas geográficas e canais de distribuição cobertos pelo Índice Nielsen Alimentar.


A área coberta pela Nielsen abrange 86% da população brasileira e 91% da cobertura nacional. É detalhada por sete áreas, as quais estão descritas abaixo, e não considera os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso.

 

Áreas Nielsen Áreas de Cobertura
Área I CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA
Área II MG, ES e Estado do RJ (excluindo os municípios da área III)
Área III Grande RJ: RJ, Niterói, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis, São Gonçalo e São João de Meriti
Área IV Grande SP: SP, Santo André, S. B. do Campo, S. C. do Sul, Diadema, Mauá, Guarulhos, Osasco, Embu e Taboão da Serra
Área V Interior do Estado de SP (excluindo os municípios da área IV)
Área VI PR, SC, RS
Área VII MS, GO e DF

 

As informações são coletadas nas lojas por amostragem, dentro do conceito de auditoria de lojas (Estoque Inicial + Compras – Estoque Final), considerando tanto a área de vendas quanto o depósito e os dados são expandidos para o universo de acordo com técnicas estatísticas.


Com as informações levantadas é possível realizar cálculos e análises das vendas em volume do setor supermercadista, considerando as comparações do bimestre atual em relação ao bimestre anterior; do bimestre atual em relação ao mesmo bimestre do ano anterior e as variações acumuladas no ano, dentro das seguintes dimensões:


Mercado

  • Total auto-serviço


Produto

  • Total Consolidado
  • Total Mercearia Doce
  • Total Mercearia Salgada
  • Total Bebidas Não-Alcoólicas
  • Total Bebidas Alcoólicas
  • Total Higiene, Saúde e Beleza
  • Total Limpeza
  • Total Perecíveis
  • Total Outros (Bazar)